Veja alguns itens desenvolvidos pela indústria com o aço

Muitas pessoas sequer reparam, mas o aço está presente em grande parte do nosso cotidiano.

Isso porque esse material extremamente durável e com propriedades estéticas que se encaixam em diversos contextos apresenta uma série de vantagens, de forma que seu uso industrial só cresce.

E o impacto disso é a geração de uma grande variedade de produtos que utilizamos em muitos momentos sem notar.

Afinal, todo mundo já viu uma Estante de aço e já utilizou em algum momento.No artigo a seguir, conheça mais alguns itens desenvolvidos a partir dos diferentes tipos de aço e conheça suas principais vantagens.

Como é feito

O aço pode ser obtido através de dois procedimentos diferentes, sendo eles a produção de ferro fundido no alto forno (depois do refinamento, o conversor de oxigênio o transforma em aço) e a fundição de sucata no forno elétrico (energia advinda de arcos voltaicos).

Durante o refinamento do ferro fundido, elementos de liga são adicionados à sua composição em pequenas porcentagens, para que as propriedades originais do aço não sejam perdidas.

Alto forno

Nesse processo, o forno utilizado pode variar de tamanho.

Revestido por metal do lado de fora e por material refratário do lado interno, esse aparelho chegar aos metais ferrosos ao reduzir os minérios de ferro.

Na parte de cima, fundentes (calcários), carvão (coque) e variados minérios são carregados. Na parte de dentro, a redução é feita e a temperatura é elevada.

Conversão de oxigênio

Ao remover as impurezas para limites prefixados e também o carbono em excesso, esse tipo de método realiza o refinamento do ferro fundido em aço por meio da injeção de oxigênio dentro da massa líquida.

Com isso, há a queima de monóxido de carbono e de dióxido de carbono.

A partir daí, e com a utilização de elementos como silício, fósforo e manganês, o processo segue até a composição final do aço.

Vantagens

Não é por acaso que Batente em aço inox oferece alto desempenho não só em beleza como também em durabilidade.

Esse tipo de material é extremamente vantajoso sob diversos aspectos, pois impede que o produto entre em reação com o oxigênio, ou seja, que ele sofra oxidação, pois isso gera o desgaste das peças.

Considerado uma liga metálica, ou seja, a combinação entre dois ou mais metais, o inox pode conter ferro e crómio ou, ainda, níquel, molibdênio e demais elementos que conferem propriedades físico-químicas superiores às do aço convencional.

Entre as maiores vantagens do inox, estão:

  • Alta resistência a corrosão
  • Facilidade de limpeza
  • Baixa rugosidade superficial
  • Aparência higiênica
  • Resistência a altas temperaturas
  • Acabamentos variados

Além disso, obter porta de aço, por exemplo, é ter a garantia de um produto com forte apelo visual, custo de manutenção muito mais baixo e durabilidade.

E não é só! Utilizar itens de aço inox é contribuir para a saúde do planeta, já que se trata de um material totalmente reciclável.

Composição dos ambientes

Para gerar ambientes harmoniosos e combinar as demandas estéticas com aplicações duradouras, não há dúvidas de que o aço é um recurso perfeito.

Dessa forma, cada tipo de material oferece um desempenho que se aplica melhor a cada composição desejada.

Ao organizar objetos em uma estante feita de um tipo mais duradouro e esteticamente atraente, é possível otimizar o espaço e potencializar a sensação de prazer e aconchego nas pessoas que estão naquele ambiente.

No caso das indústrias, isso também é fundamental. Por isso, muitos itens são compostos de aço, já que a busca por unir praticidade, economia e resistência é de todos os setores industriais.

Performance industrial

Um dos tipos mais comuns é o Aço 1020, indicado para processos de cementação que oferecem melhor relação entre custo e benefício quando em comparação com os demais grupos.

Entre suas principais vantagens estão as taxas de soldabilidade e plasticidade mais elevadas, de modo que é muito aplicado em:

  • Engrenagens
  • Eixos
  • Virabrequins
  • Pinos guia
  • Colunas
  • Catracas
  • Capas

O mais importante é sempre contar com ligas cujas propriedades atendem às demandas do processo de produção e da estrutura industrial que irá se beneficiar dos itens de aço.

Além disso, garantir o material de qualidade e o manuseio mais adequado também deve ser prioridade de quem busca utilizar desses componentes da melhor forma possível e por muito mais tempo.