Vantagens de usar selos de escova em portas

Existem muitos tipos de selos para aplicação em portas industriais e comerciais, mas os selos de escova de vedação estão entre os mais populares nesses ambientes específicos.

Há boas razões para essa popularidade, pois as vedações com escova possuem inúmeras vantagens e podem ser facilmente instaladas por profissionais qualificados em manutenção de portas.

A seguir, estão algumas das razões pelas quais as vedações com escova fazem sentido para uso em portas comerciais e industriais.

O que são selos de escova?

As vedações das escovas funcionam como qualquer outro tipo de vedação ao redor da porta, bloqueando:

  • Correntes de ar;
  • Gases;
  • Vapores;
  • Líquidos;
  • Insetos rastejantes e voadores;
  • Detritos de todos os tipos, como areia.

No entanto, as vedações com pincel são únicas, pois são compostas por milhares de pequenos cabelos sintéticos, geralmente feitos de nylon, que trabalham juntos como uma única unidade.

Cada cabelo individual é incapaz de fornecer qualquer proteção, mas eles formam uma cobertura densa quando colocados em conjunto.

Quando empilhados, os pelos das vedações com escova fornecem, portanto, uma vedação sólida efetiva, projetada para ser impenetrável por agentes externos.

Proteção versátil

Uma das principais vantagens dos selos de escova é a capacidade de fornecer proteção contra uma variedade de intrusos nos espaços interiores.

As vedações com escova são capazes de manter os mesmos elementos que qualquer outro tipo de vedação, incluindo ar quente, ar frio e objetos físicos.

Eles também podem servir como barreira para insetos e animais que não conseguem penetrar na espessa camada de cerdas.

Além disso, as vedações com escova de latão ou de pelos de nylon também desempenham outro papel importante limpando os objetos que estão adjacentes.

Isso é útil em áreas com muitos contaminantes; por exemplo, uma porta de enrolar na indústria usada para alojar ou reparar equipamentos pesados ​​tende a ficar suja, mas as vedações com escova podem realmente remover camadas finas de sujeira da porta toda vez que é operada.

Ao remover detritos, as vedações com escova rotativa também podem proteger os mecanismos internos que são danificados por areia e outros contaminantes. A corrosão também é menos preocupante em muitos casos assim.

Capaz de selar espaços irregulares

Selar um espaço que não seja exatamente quadrado ou que contenha outras irregularidades ao longo de suas bordas pode ser um desafio.

Por exemplo, uma superfície sem miolo na parte inferior de uma abertura da porta será quase impossível de selar com uma peça laminada convencional.

No entanto, as vedações com escova são capazes de conformar e preencher as menores variações ao longo das bordas de espaços irregulares. Isso as torna uma das melhores apostas para fornecer proteção máxima em situações diversas.

Dessa maneira, isso também facilita a instalação de retentores de escova, pois eles não precisam ser alinhados com tolerâncias quase impossíveis.

Por fim, as mudanças de temperatura que resultam em expansão e contração da porta são muito mais fáceis de manusear, uma vez que os pelos da escova simplesmente dobram mais ou menos para acomodar a abertura.

Proteção silenciosa e com baixa fricção

Outra vantagem oferecida pelo uso de selos de escova é a natureza silenciosa e de baixo atrito que a sua proteção proporciona.

Os fios de escova individuais não esfregam ou vibram contra objetos em movimento, como portas, e isso reduz não apenas o ruído desnecessário, mas também ajuda a prolongar a vida útil dos componentes envolvidos.

Ao remover o atrito, há menos probabilidade de danos causados ​​por tensão nos rolamentos e outros componentes que dependem de movimentos irrestritos.

Finalmente, o fato de abrir e fechar a porta, em ambientes de muito tráfego, não é problema quando se adota esse tipo de sistema.

Durabilidade extrema desse tipo de vedação

As vedações com escova possuem uma vida útil inerentemente longa, pois não se desgastam tão rapidamente quanto outros tipos de vedação.

As vedações de plástico macio, de borracha e sólido tendem a endurecer com o tempo, tornando-se quebradiças e ineficazes soltando pedaços e prejudicando a sua finalidade: que é a correta vedação do sistema em questão.

Isso significa que elas precisarão ser substituídas periodicamente, geralmente com custos substanciais. No entanto, a extrema durabilidade dos retentores das escovas industriais pode evitar a necessidade de removê-los e substitui-los com frequência, reduzindo assim os custos de manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *