Usabilidades do aço inox na indústria

Os Equipamentos de aço são muito comuns na indústria, sendo o metal mais usado nesse meio. O aço está presente no corpo da grande maioria das máquinas e, como também é muito usado na construção civil, está presente na estrutura da fábrica.

O aço é composto por ferro e por carbono, algumas vezes podendo conter alguns aditivos para conseguir propriedades mais interessantes para determinada aplicação.

Por exemplo, a Chapa galvanizada é capaz de resistir à corrosão, podendo ser usada em locais úmidos. O aditivo colocado é o zinco, que forma uma espécie de película protetora sobre o aço, impedindo que ele oxide.

O aço inoxidável também se caracteriza por resistir à corrosão, utilizando o cromo em sua composição.

Nesse sentido, a qualidade do aço inox é superior, pois não se trata de apenas uma camada de proteção, que deixa o aço exposto ao desgastar completamente (o que demora muito tempo).

Com o cromo na composição, outra camada de proteção se forma naturalmente quando a primeira é retirada.

Proteção contra incêndios

Toda indústria precisa de um AVCB para funcionar. O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e é um documento que assegura que aquele local está de acordo com todas as normas no que diz respeito a evitar incêndios e combatê-los rapidamente quando acontecem.

Como as indústrias possuem muitas máquinas e a sua demanda de energia é enorme, utilizando geradores para auxiliar no abastecimento, é considerado um local mais arriscado.

Existe uma série de normas que devem ser seguidas e uma série de equipamentos que devem ser comprados, tais como:

  • Extintor de incêndio;
  • Mangueira hidrante;
  • Luzes de emergência;
  • Placas sinalizando local perigoso;
  • Placas sinalizando saída de emergência;
  • Detector de incêndio com alarme.

O extintor de incêndio também deve possuir uma placa sinalizadora, que também indique qual tipo de extintor é. Existem extintores de água, gás carbônico, espuma mecânica e pó químico.

Cada tipo é mais adequado para determinado ambiente ou não.

Por exemplo, quando se trata da sala de geradores, um lugar repleto de equipamentos para eletricidade e cabos, o melhor é fazer uso de um extintor de gás carbônico.

Geralmente, os cilindros de extintores são feitos de aço inox, assim como a Caixa inox hidrante. Isso mostra a importância desse material para a segurança em indústrias.

De tempos em tempos, faz-se um teste de estanquidade nos extintores, para garantir que não há vazamentos. Como o aço inox é resistente e durável, quando há um problema geralmente é na válvula.

O aço na instalação elétrica

Como foi dito, a instalação elétrica industrial é complexa e envolve um grande grupo de equipamentos para funcionar. Muitos desses equipamentos são feitos de aço, mostrando a versatilidade e importância do metal.

Por exemplo, o Disjuntor e o quadro de disjuntores, também chamado de quadro de distribuição, podem ser feitos de aço inox.

As vantagens são maior segurança e durabilidade para o equipamento. Basicamente, a função do disjuntor é impedir que haja perda de máquinas. Quando há uma sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor desarma, funcionando como uma chave.

Já o quadro de distribuição separa a energia fornecida pelos geradores em circuitos menores, fazendo sua distribuição.

Cada circuito possui um disjuntor e isso garante a segurança da fábrica de forma geral, pois incêndios podem se iniciar com sobrecargas de energia.

Embora o Cabo de aço não seja usado como condutor, é comum que esse metal seja usado para perfilados, eletrodutos e leitos. Isto é, essas estruturas de aço servem para conduzir os cabos de cobre e de alumínio.

Sobretudo quando há necessidade de passar por dentro do solo, o aço inox garante a proteção necessária para os cabos.

Quanto mais organizada for a instalação elétrica industrial melhor e, por isso, utilizar perfilados e leitos de aço é uma ótima ideia. Esses itens mantêm os cabos fixos onde devem estar e permitem caminhos mais inteligentes.

Em conclusão, o aço é o metal mais utilizado no meio industrial e ele está presente em mais aplicações do que se imagina dentro desse contexto.

O aço é uma importante parte do sistema de segurança da indústria, muitos dos equipamentos de segurança são feitos de aço e outros são protegidos por estruturas de aço.

Para melhorar o desempenho desse material, utiliza-se a técnica de galvanização, com zinco de aditivo ou se utiliza o cromo, fazendo o famoso aço inox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *