Tudo o que você não sabia sobre o mundo do transporte

O Transporte de cargas pesadas pode ser motivo para dor de cabeça, por ser um tipo de transporte diferenciado com muita margem para erros e acidentes.

Isso se torna ainda mais relevante ao pensar que essas cargas, geralmente, são valiosas. Há quem opte por contratar um serviço de seguro para as cargas transportadas.

Quando se fala nesse tópico, existem dois principais tipos de transporte: de um local ao outro, geralmente pelo sistema rodoviário e o transporte dentro de um armazém, canteiro de obra ou outro local, no qual a carga precisa ser movimentada para que o trabalho seja feito. Quando se trata desse último caso, as plataformas elevatórias são veículos de destaque.

O que é uma plataforma elevatória?

Uma plataforma elevatória é um tipo de elevador industrial para cargas pesadas muito usado em industrias, que contam com empilhadeiras, um armazém com prateleiras e possuem cargas palatizadas e embaladas.

Geralmente, essas máquinas contém o tamanho máximo de 1,5m x 1,5m, porque a maior parte dos pallets tem tamanho máximo de 1,2m x 1,2x.

É importante observar que esse equipamento de carga, não é recomendado para áreas externas, pois não conta com uma cabine fechada, o que acaba expondo as carga. Existem diversos tipos de plataformas aéreas:

  • Elétricas;
  • A diesel;
  • Articuladas;
  • Telescópicas;
  • Verticais;
  • Tesoura.

Geralmente, elas permitem trabalhos que abrangem entre 6 até 28 metros de altura e para escolher qual é a mais adequada par a sua empresa muitos fatores devem ser considerados. Na maioria das vezes essas máquinas são feitas de aço, pois muita resistência é cobrada.

Quais as vantagens do tipo tesoura?

Para quem busca uma plataforma com capacidade de carga diferenciada, o tipo tesoura é perfeito.

Dependendo do material do qual é feita, que na maior parte das vezes é o aço galvanizado (um tipo de aço resistente à corrosão, pois possui uma camada de zinco o revestindo), e do seu modelo, ela pode carregar até mesmo mais de uma tonelada.

Além disso, a plataforma tesoura elétrica é ideal para ambientes internos, pois não emite gases e pode ser carregada em uma tomada comum.

Essa praticidade aumenta a produtividade da empresa e contribui para um ambiente mais confortável e seguro para todos.

Seus principais usos são para instalações elétricas, manutenção industrial, construção civil, instalação de ar condicionado, pintura predial em fachadas, lavagem de janelas em prédios e até mesmo em casos de incêndio. Normalmente, a plataforma é elevada em até 14 metros.

Também é possível afirmar que seu formato é o seu principal diferencial da Plataforma tesoura, pois permite que se trabalhe em ambientes apertados, visto que a sua elevação é vertical e não diagonal.

Mas, cuidado: quanto mais larga é a plataforma, maior é a sua capacidade de carga. Talvez escolher por espaço no deck signifique abrir mão de içar cargas muito pesadas. Outra comodidade desse tipo de transporte de cargas é o silêncio no qual opera, gerando um ambiente de trabalho mais agradável a todos.

Quem procura por transporte de cargas grandes em ambientes externos também pode encontrar vantagens no tipo tesoura. Existem modelos movidos à combustível, o que elimina a necessidade de se ter uma rede elétrica por perto.

É necessário entender que esse tipo de equipamento possui muitas normas de segurança e que todas devem ser contempladas.

É preciso que haja um gurda-corpo que não conte com materiais flexíveis (como cordas), uma alça de apoio interno, os cabos de alimentação devem possuir dupla isolação, assim como os plugs e as tomadas precisam ser blindados.

Essas são apenas algumas das exigências dos órgãos responsáveis e qualquer defeito deve resultar na retirada da máquina de serviço até que esteja consertada.

Ainda que a Plataforma de carga seja feita para apresentar resistência contra intempéries climáticos, há situações de riscos na qual o trabalho deve ser proibido, como a velocidade do vento.

Além disso, a máquina não pode ser operada próxima a redes elétricas nem em solos muito inclinados, pois isso arrisca a vida do operário.

Da mesma forma, o botão de parada de emergência deve estar sempre em perfeito estado, para o caso de uma pane elétrica ou outro imprevisto que demande a descida imediatada do funcionário.

Por esses e muitos outros motivos, deve-se trabalhar com empresas de confiança, conferindo se elas possuem as licenças necessárias e exigindo que sigam as normas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *