Tubos utilizados na construção de estruturas metálicas

Por mais que, no Brasil, a alvenaria seja a técnica construtiva mais usada por profissionais da área, ela não é a única opção disponível. O uso do galpão de estrutura metálica, por exemplo, também é muito popular: versátil, ele pode ser usado desde em ginásios e quadras esportivas até mesmo em indústrias, como um local para armazenar máquinas e matérias-primas.

Por mais que essa técnica tenha uma série de vantagens, é preciso ter em mente que elas só se concretizam se ela for executada por profissionais devidamente qualificados, que, por sua vez, atuem munidos de ferramentas e matérias-primas de qualidade.

Do contrário, a estrutura tende a ser prejudicada, e, consequentemente, a ter sua vida útil reduzida. Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns itens imprescindíveis para montar sua estrutura metálica.

  1. Tubos metálicos

Por mais que o uso de itens como o tubo de aço quadrado seja corriqueiro também em estruturas que usam técnicas como a alvenaria tradicional e o concreto armado, os tubos metálicos, de modo geral, são muito importantes para a confecção de estruturas que tenham como base o mesmo material.

Afinal de contas, os metais são resistentes, e, assim, garantem que elas serão robustas. Apesar disso, é preciso ter em mente que existem diversas ligas metálicas disponíveis no mercado, e, assim, é preciso saber escolher qual é a melhor. Entre as mais usadas, estão:

  • Aço inox;

  • Metais galvanizados;

  • Alumínio;

  • Ferro.

Por exemplo, por mais que o tubo de aço galvanizado preço seja mais alto em comparação com um item que não passou por esse processo, seu uso é imprescindível em determinados contextos.

É o caso, por exemplo, das cidades litorâneas: devido à forte maresia desses locais, a galvanização evita que o metal da estrutura se degrade, o que, por sua vez, poderia prejudicar sua segurança e estabilidade.

Por outro lado, há modelos mais em conta, mas que não são apropriados para o uso em tais estruturas. Apesar de o tubo de cobre preço ser baixo, ele se destaca apenas por sua alta resistência à corrosão e à variação de temperaturas. Por esse motivo, ele é melhor empregado em tubulações que transportam fluidos.

  1. Conexões

Além disso, é preciso considerar que, por mais que você tenha os melhores tubos do mercado para erguer a sua estrutura, eles de nada adiantarão se você não contar com peças para conectá-los. Por conta disso, também é imprescindível investir em conexões metálicas de qualidade, que mantenham o local estável.

Ao fazer a compra de tais objetos, é interessante considerar que, se os tubos tiverem que ser de determinado modelo, é provável que as conexões tenham que seguir o mesmo padrão.

Por exemplo, em cidades litorâneas, tubos e conexões galvanizadas são fundamentais. Isso pois, se estas últimas não tiverem passado pelo processo, elas serão danificadas pela maresia, o que, por sua vez, compromete a estrutura como um todo.

  1. Coberturas metálicas

Quem investe em uma estrutura de metal para um galpão de armazenamento ou mesmo um local para prática de esportes quer que ele seja útil faça chuva, faça sol. Por conta disso, é fundamental que o projeto conte com estruturas metálicas para coberturas – assim, o espaço ficará a salvo dos efeitos do tempo.

Mais uma vez, é preciso tomar cuidado e garantir que o projeto dessa estrutura será adequado ao restante da edificação, bem como que ele terá uma vida útil longa.

Caso o projetista opte por usar telhas, mesmo as mais em conta, é fundamental garantir que as barras de metal presentes suportarão o seu peso. Da mesma forma, sua inclinação máxima deve ser respeitada; do contrário, elas sairão do lugar no primeiro episódio de tempo ruim.

  1. Grades metálicas

Por último, mas não menos importante, é preciso garantir que o seu galpão (e tudo o que estiver dentro dele) ficará a salvo de atividades criminosas.

De acordo com especialistas, por mais que a segurança eletrônica seja uma boa maneira de se fazer isso, barreiras físicas, como grades e muros, também são interessantes: como esses itens são difíceis de se ultrapassar, eles podem dissuadir os criminosos, fazendo com que eles busquem outro alvo.

Assim como no restante da sua estrutura, é preciso garantir que as grades serão feitas da liga metálica adequada para o local.

Na prática, isso significa que locais à beira mar pedem grades galvanizadas: do contrário, elas enferrujarão rapidamente, e, assim, vão se tornar mais frágeis, prejudicando a segurança do espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *