Do tubo de ferro a materiais hospitalares

Diariamente em nossa rotina, nos deparamos sempre com esse nome: “aço inox”, “ferro” mas muitas vezes, não sabemos realmente seu significado ou qual a sua diferença e importância no mercado em que é implicado.

O aço inoxidável é uma liga metálica de ferro, que possui em sua composição elementos químicos como cromo, carbono e níquel.

Dependendo do fabricante ou seu futuro objetivo, ele sua fórmula pode ser modificada e misturada com nióbio, silício, titânio, cobalto, molibdênio, boro ou nitrogênio.

Enquanto diversos outros materiais semelhantes a ele sofrem facilmente com o processo de ferrugem, o inox dificilmente será corroído, pois ele é super-resistente a corrosão e a altas temperaturas, graças ao elemento cromo, que funciona como uma película protetora sobre a superfície do aço, tornando-o impermeável.

Por ter essas facilidades, ele também adere fácil a produtos de limpeza, te baixo custo de manutenção, é resistente e possui uma aparência higiênica e brilhante.

Pelo seu dinamismo e alta resistência o aço inoxidável se apresenta em diversos segmentos sociais, seja ele no ambiente hospitalar compondo os materiais necessários, no comércio (eletrodomésticos), na indústria (produtos químicos e petróleo) ou para razões pessoais em sua residência (automóveis, panelas e talheres).

O aço inox e suas diversidades

Tubo de aço inox

Como já citado, suas principais características são a durabilidade e dificuldade de corrosão e oxidação. Ele deve ser instalado por profissionais qualificados para que a execução do serviço seja corretamente adequada.

Esse material possui diversos formatos, composto por ao ou ferro e pode ser personalizado para cada tipo de cliente, projeto e idealizações.

Existe o tubo quadrado, laminado, com ou sem costura, de diâmetros, chapa de aço e tamanhos diferenciados, entre outros. Seu foco é realmente atender o pedido do cliente.

O tubo de aço inox costuma ser usado em diversos segmentos, mas seu principal foco é a indústria e construções navais e civis, justamente pela sua força e resistência a impactos com baixo custo de manutenção.

Esses exemplos se tomam para estruturas para telhados, construção de portões, parapeitos, grades, tubos de conexão para telecomunicação, condutor de gases e líquidos, entre outras inúmeras opções.

Além de todas essas utilidades, ele é caracterizado como um material sustentável e correto para o meio ambiente, já que ele pode ser totalmente reciclado para outros fins.

O tubo de aço inox é fácil de ser soldado, por isso sua enorme variação de produtos com esse material, que vai de grades de portões a móveis.

Prateleira aço inox

prateleira de aço inox, assim como os tubos, atende a diversas necessidades, podendo ser utilizada em frigoríficos, cozinhas industriais, açougues, entre diversos outros locais.

Hoje em dia essas estruturas com chapa de aço fina ou mais grossa, é usadas até em residências, para decoração e organização de objetos.

Ou seja, é possível adequar esse material em qualquer ambiente e mantê-lo útil e decorativo, transformando os espaços.

Cada modelo inox que é criado, é feito para atender instâncias diferentes, e existem prateleiras com diversas capacidades e variações, uma podendo suportar pesos leves e outros grandes carregamentos. Isso dependerá de sua necessidade de aquisição e primordialidade.

Chapa de aço

Esse tipo de chapa é um produto plano, que passa por um processo químico industrial, para que seja possível atender demandas e exigências dos usuários.

Existem diversos tipos e aplicações para esse equipamento, e ele costuma estar associado a processos de produção que se resultam em modelos diferenciados de chapas como:

  • Grossas
  • Laminadas a quente
  • Laminadas a frio
  •  Xadrez
  •  Galvanizadas

Suas propriedades se modificam perante sua forma de atuação, para que ela possa oferecer resultado mais específicos para o cliente em suas aplicações.

As chapas mais grossas proporcionam e produção de propriedades bem ampla, como equipamentos pesados, equipamentos navais, óleo, gás, setor energético, setor de telecomunicações, entre outros.

A chapa laminada a quente é mais voltada para segmentos como construção civil, agricultura, implementos rodoviários, entre outros, diferente da chapa laminada a frio, que tem como foco a produção de eletrodomésticos, luminárias, artefatos domésticos e tem maior flexibilidade por possuir acabamento refinado.

A chapa xadrez tem por sua vez ser antiderrapante e é aplicada em construções e posta em rampas e pisos industriais.

Por último e não menos importante, a chapa galvanizada pode ser aplicada em diversas funções, pois é extremamente resistente a corrosão.

O aço inoxidável é hoje, uma das melhores e mais baratas opções para manter seu local, seja comércio ou residência seguro, seja por sua força como material ou resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *