Confira como é feito o transporte de muitas mercadorias

A parte de transporte de mercadorias é fundamental para qualquer setor do mercado, afinal, após a produção, o transporte adequado das cargas é decisivo para a rentabilidade do negócio, assim como para viabilizar a venda e consumo.

Uma das principais maneiras de transporte é por meio  das rodovias, essencialmente por caminhões.

Assim como em outros casos, é preciso assegurar os elementos adequados para um transporte protegido e que não comprometa os produtos.

Os tipos de cargas, naturalmente, podem variar, tais como:

  • Carga a granel;
  • Carga geral;
  • Carga perigosa;
  • Carga frigorificada.

No primeiro caso, a carga pode ser seca, como trigo ou até mesmo líquida, como o petróleo, é fundamental que como todos os tipos de cargas, tenham marca de identificação e contagem precisa das unidades.

São mercadorias mais específicas e por isso que o meio de transporte também é influenciado devido a esse fator.

Já a carga geral, é comumente embalada por meio de unitização, que é quando é situada em elementos como container, pallet e barril.

A forma de classificação pode variar, envolvendo cargas em fardos, caixas, sacarias, tambores, entre outras possibilidades.

Conforme o próprio nome já aponta, a carga perigosa é um tipo que devido a sua composição, tem maior risco de resultar em prejuízos e acidentes severos.

Por esse motivo, devem atender normas específicas para produtos como substâncias oxidantes, venenosas, inflamáveis, explosivos, gases e itens corrosivos.

Assim como cada tipo de carga apresentado, a frigorificada também requer alguns cuidados específicos, sendo que nesta situação o ideal é que o transporte disponham de estruturas propícias para congelamento e/ou refrigeração, principalmente para que os produtos não sofram danos, como frutos do mar e carnes.

Principais características dos pallets

O pallet é um elemento indispensável para o transporte de diversos setores, afinal, devido a sua estrutura, possibilita não apenas um transporte mais adequado para as mercadorias, como também o armazenamento.

Tal estrutura conta com um sistema favorável de travessas de encaixe e por esse motivo, a facilidade e rapidez são fatores obtidos para a desmontagem e montagem.

Ainda mais, tanto as opções de aço e plástico, quanto as mais tradicionais, que são de madeira, contam com durabilidade e resistência.

As vantagens obtidas para o armazenamento dos produtos é obtida principalmente pelo fato de os pallets pouparem espaço e ainda assim, favorecerem a exposição dos itens.

Embora existam medidas padrões para determinadas finalidades, é preciso considerar que também há a possibilidade de recorrer ao pallet sob medida, que é uma alternativa confeccionada essencialmente para atender as particularidades de uma determinada empresa.

No entanto, é fundamental buscar fabricantes de confiança para que a estrutura realmente atenda as necessidades do projeto proposto.

A funcionalidade da cinta de poliéster

Sem dúvidas, procedimentos de transporte necessitam de segurança e muitas vezes é necessário efetuar a elevação de cargas, o que requer o uso de acessórios adequados para a amarração estável.

Neste cenário, é muito comum recorrer a itens como a cinta de poliéster, que apresenta grande resistência, além de ser um material durável.

De forma geral, também se trata de um item flexível, de manuseio prático e seguro, principalmente quando se trata das mercadorias mais vulneráveis.

No entanto, é fundamental que as cintas disponham de propriedades anticorrosivas, principalmente para atender diferentes materiais, até mesmo produtos ácidos.

O uso da lona para caminhão

lona para caminhão, assim como outros itens apresentados ao longo do texto, tem grande importância para um transporte mais adequado de mercadoria.

O uso da lona plastica ou outro material que seja adequado para a carga em questão, evita o derramamento na via e consequentemente prejuízos e acidentes.

Os tipos mais empregados são de algodão encerado, vinil e plástico. É preciso avaliar a mercadoria em questão para encontrar o modelo ideal, por exemplo, para o transporte de areia, comumente a alternativa de algodão encerado ou de plástico são aplicadas.

Outros aspectos que devem ser averiguados estão relacionados com o tamanho das lonas e os itens de amarração.

De acordo com as informações apresentadas, é importante contar sempre com os elementos que melhor se enquadram com as mercadorias transportadas.

Afinal, é uma maneira de garantir que os produtos alcancem o destino final sem qualquer tipo de comprometimento, além de atender as normas vigentes relacionadas ao transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *