Trabalho em altura: Quais os cuidados e precauções que devem ser adotados

O trabalho em altura faz parte das atividades de diversas empresas, seja para serviços específicos, como limpeza, ou para funções do cotidiano.

Mas para que funcione e seja realmente eficiente, é fundamental garantir que as normas de segurança sejam cumpridas.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre algumas recomendações que devem ser levadas em consideração durante a execução deste tipo de serviço.

Então não deixe de conferir até o final, pois estas são informações muito importantes para sua segurança!

Quais os possíveis riscos das atividades em altura?

Embora tenha se tornado bastante comum e discutida, os trabalhos em altura ainda estão em alta posição na lista dos que apresentam maiores riscos.

Isto porque, caso o trabalhador e/ou a empresa não tomem os devidos cuidados, qualquer erro pode acabar gerando sérios prejuízos, que podem ser inclusive fatais.

Além da queda, problemas relacionados à pressão arterial, respiração e lesões estão entre os possíveis riscos deste tipo de atividade.

Para impedir que os riscos venham a se tornar situações concretas, é importante entender sobre eles e aplicar as medidas estabelecidas pela segurança do trabalho.

Nos próximos tópicos falaremos sobre algumas destas medidas, lembrando que não são as únicas, e que para entender de forma integral, é fundamental consultar profissionais e livros da área!

Cuidados e precauções para trabalho em altura

Por mais experiente que um profissional seja, apenas isto não é suficiente para garantir que o mesmo não esteja exposto aos riscos do trabalho em altura.

Isso porque estamos tratando de uma atividade que não permite erros, pois por menor que este seja, os estragos serão tremendos.

Por isso, é fundamental implantar nos ambientes de trabalho as denominadas Normas Regulamentadoras de segurança, que foram estabelecidas para regulamentar todas estas atividades.

Esta é uma excelente maneira de manter os colaboradores protegidos, a fim de que possam executar suas atividades com louvor, sem colocar sua integridade física em risco.

Confira agora 3 cuidados fundamentais que devemos ter para evitar os riscos dos trabalhos em altura:

1. Acompanhamento de um segurança do trabalho

Por mais que os funcionários sejam altamente capacitados para o exercício de suas atividades, é fundamental que este seja acompanhado por um profissional da segurança do trabalho.

Isso porque esta é a profissão capacitada para analisar os possíveis riscos e confirmar todas as normas e condutas que devem ser seguidas para garantir a segurança.

E isso é válido para todas as atividades laborais operacionais, mas quando se trata de trabalho em altura, é realmente ainda mais necessário.

Por isso, em qualquer atividade do gênero, em hipótese alguma inicie as atividades sem a presença de um segurança do trabalho, caso a atividade esteja prevista na Norma Regulamentadora.

Assim, é possível assegurar o trabalhador e a empresa de possíveis processos e afastamentos!

2. Uso de EPIs adequados para o tipo de atividade

O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para atividades em altura é extremamente necessário, uma vez que estes protegem o trabalhador de possíveis quedas.

No entanto, para que seja realmente eficiente, é importante que os EPIs sejam próprios para o tipo de atividade.

Além disso, os equipamentos devem obedecer às normas de padrão de qualidade, a fim de se mostrarem efetivos durante o uso.

Vale ressaltar que a disponibilidade e manutenção de um EPI é de responsabilidade mútua entre funcionário e empresa, então é importante se atentar a este fato.

Dessa forma, os trabalhadores podem trabalhar sempre com segurança, tendo a certeza de que os EPIs o protegerão!

3. Treinamento de NR35 em dia

A NR35 é a Norma Regulamentadora responsável pelos trabalhos em altura, contendo todas as informações necessárias.

Muito mais do que obedecer, os funcionários devem saber o intuito de alguma regra, por isso é fundamental que eles conheçam a norma por meio de treinamentos.

Durante os treinamentos, eles conseguem compreender os possíveis riscos da atividade e a necessidade de seguir as regras estabelecidas.

Dessa forma, fica muito mais fácil o trabalho em equipe, pois cada colaborador estará fazendo seu papel e, ao mesmo tempo, evitando prejuízos.

O curso de NR35 é uma excelente alternativa para conscientizar os colaboradores de forma rápida e didática.

Por isso, não deixe de investir neste tipo de treinamento, pois é uma garantia tanto para a saúde do funcionário, quanto para a empresa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.