Todas as informações importantes sobre sensores industriais

A indústria usa alguns sensores para poder ter um controle melhor sobre seu maquinário. O Sensor temperatura é um transdutor que consegue medir a mudança da temperatura clara e segura.

Suas propriedades são influenciadas pela temperatura e são usadas na construção do sensor de temperatura.

Entre suas características, é possível citar: expansão térmica dos gases, líquidos e sólidos, resistência elétrica de condutores metálicos, corrente por meio de condutores metálicos ou semicondutores.

A radiação de substâncias brilhantes e freqüência de ressonância de cristais, também são algumas de suas características. Com relação às aplicações industriais, ganham mais destaque os que fornecem:

  • Respostas mecânicas;
  • Respostas elétricas.

Nas respostas mecânicas verificam alterações na pressão e volume. Além das respostas elétricas, também verifica a alterações de tensão e resistência.

Geralmente, os sensores industriais compreendem a energia do meio por intermédio da transmissão de calor por contato, dessa forma, o sensor e o corpo precisam se equilibrar termicamente no momento da medição.

Alguns instrumentos como, por exemplo, termômetros de radiação, compreendem a energia do corpo por meio de uma radiação emitida por esse corpo. Aqui, o elemento de medição e o meio que está medindo ficam com temperaturas diferentes.

O Sensor de temperatura pt100, ou termoresistência, é um tipo de sensor de temperatura que possui um resistor, e este muda o valor da resistência conforme sua temperatura se altera.

Ele tem sido usado por muito tempo para medir a temperatura em processos laboratoriais e industriais, ganhando reputação de precisão, repetibilidade e estabilidade.

Eles são fabricados por uma extensão de um fino fio espiralado envolto num núcleo de vidro ou cerâmica.

Este produto costuma ser frágil e, por isso, muitas vezes é colocado dentro de uma sonda com bainha para ser protegido. O elemento Pt-100 é fabricado com material puro, ou seja, com a resistência necessária.

Ele apresenta uma previsível mudança em sua resistência conforme a temperatura se altera e isso é usado para determinar a temperatura.

Conheça outro tipo de sensores de temperatura: Termopar

O Termopar é um sensor de temperatura preciso e altamente sensível em pequenas mudanças de temperatura, no qual respondem de forma rápida as mudanças no ambiente.

São fabricados com um par de fios de metal que contém propriedades diferentes unidos por uma extremidade.

Esse par de metal gera uma diferença de tensão termoelétrica entre as extremidades, refletindo a diferença de temperatura existente entre elas.

O termopar vai padronizar a temperatura por um calibramento do dispositivo com temperatura conhecida, inserindo uma das junções de metal no gelo, ou pode ser algo que possua uma temperatura conhecida, e com outro, no qual a temperatura precisa ser identificada.

Assim a tensão exibida é vista usando uma fórmula de calibração e a temperatura do objeto pode ser calculada. Entre suas vantagens, é possível citar:

 

  • Alta precisão;
  • Operação confiável;
  • Medições de baixo custo;
  • Medições duráveis.

Suas desvantagens podem ter erros derivados por usá-lo por um longo período de tempo e, também, pelo fato de duas temperaturas serem necessárias para fazer medições. Os materiais que constituem o termopar são suscetíveis à corrosão e isso pode afetar a tensão termoelétrica

Ele ainda e dividido em vários tipos de dispositivos que são feitos de: Chromel e Constantan (tipo E), ferro e Constantan (tipo J), Chromel e Alumel (tipo K) e cobre e Constantan (tipo T). Consulte um fornecedor para saber mais sobre o termopar e suas funcionalidades.

Conheça mais sobre o sensores a laser e os ultrassônicos

Os sensores ultrassônicos são ferramentas usadas na indústria para medição de distância e detecção das posições de materiais granulados, materiais em pó e fluidos.

Seu diferencial é que pode medir variáveis como, por exemplo, enchimento, curvatura e altura sem precisar entrar em contato.

Também pode ser usado como contato de objetos e para monitorar a presença deles. Nem a transparência, poeira, sujeira ou vapor são considerados problemas, pois tudo que reflete o som é detectado e medido a distância.

A medição varia de 20 mm a 20 metros tendo erro de 1% do valor medido, assim o sensor ultrassônico é considerado confiável.

O Sensor laser de alta precisão é usado em diversificadas aplicações industriais, no qual dinamiza a linha de produção.

Suas funcionalidades são: responder com eficácia a um ambiente físico com luz ou calor, reconhecer movimento, umidade, pressão ou qualquer variável detectável em um ambiente.

No segmento automotivo, esse sensor verifica o sistema de controle de emissões de oxigênio de um automóvel, além de detectar a relação de gasolina/ oxigênio.

Essa detecção é feita por uma reação química que gera um sinal elétrico, do qual indica a necessidade do ajuste, ou seja, esse sensor a laser é essencial no sistema de Automação industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *