Tipos de medidas no ramo industrial

Conheça alguns dos instrumentos e métodos mais comuns do âmbito da indústria. A instrumentalização é um importante fator para o setor industrial. É a partir dela que se assegura a integridade e conformidade de itens, e os inspeciona para garantir que eles se encontrem nos conformes previamente propostos.

Bom, a uma ciência que engloba os métodos e aparelhos utilizados para a medição no campo industrial, e é denominada de instrumentação.

Essa importante aplicação é utilizada em exatamente todos os setores da indústria e neste texto, iremos averiguar e discorrer sobre alguns tipos de medida e descobrir quais métodos e aparelhos são utilizados para fazê-las.

Aconselho que continue com sua leitura, e venha comigo entender melhor quais tipos de instrumentos são esses.

Medição de espessura

Dentro do segmento industrial, diversas peças e materiais tendem a diminuir suas espessuras quando são utilizados de forma excessiva.

Se ocorre um processo muito grande de diminuição dessa espessura, corre-se o risco de que as peças ou materiais acabem com graves danificações, ou seja, tenha seu uso comprometido. Sendo assim , em muitos casos, deve se realizar o conserto ou substituição desses itens comprometidos.

Para poder saber com precisão a espessura em que se encontram, deve-se realizar a Medição de espessura, que é um procedimento rápido, prático e eficiente.

A medição é o procedimento que determina com estrita exatidão a espessura de um determinado material. A medição é altamente importante, já que como mencionado acima, a ocorrência de uma diminuição em larga escala da espessura de determinado material ou peça, acarreta diretamente em defeitos, prejudicando em totalidade a produtividade da empresa.

É altamente aconselhável que a inspeção utilizando a medição de espessuras seja devidamente realizada de forma periódica, para que a peça ou material possa ser consertado a tempo em caso de dano, o que evita a sua substituição e consequentemente um investimento maior.

O processo se dá por meio de ondas de ultrassom, podendo inclusive, ser aplicadas sobre camadas de tinta, a frio ou então sob altas temperaturas, continuando com sua devida precisão.

A medição deve ocorrer com a utilização de equipamentos de alta tecnologia e desempenho, para que possam informar a espessura com o máximo de precisão possível, assegurando a qualidade do procedimento.

Investir num bom serviço de medição é altamente vantajoso, desde que realizado por um empresa que possua a devida capacitação e certificação, de modo que todas as exigências e demandas que você necessitar, possam ser corretamente atendidas.

Micrômetro analógico

O micrômetro analógico é um instrumento com a capacidade de medir e aferir as dimensões lineares de um específico objeto, como:

  • Espessura;

  • Altura;

  • Largura;

  • Profundidade;

  • Diâmetro e etc.

Utilizam da medida dos micrômetros que se tratam da milionésima parte do metro. Possuem uma aplicação altamente vasta na indústria mecânica e em outros diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, podendo assim, ser utilizado na medição de qualquer objeto em específico.

Seu funcionamento se dá por meio de um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que tem como funcionamento o deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada, permitindo a leitura da medida da espessura com auxílio de um mecanismo semelhante a de um relógio analógico.

Medição de pressões

Para a realização de medições em relação a pressão de gases e líquidos em recipientes fechados, no âmbito industrial se utiliza um equipamento chamado manômetro, que existe tanto em sua forma digital, como na forma analógica.

Esses aparelhos medem as pressões, utilizando-se para isso a pressão atmosférica como ponto de referência, e assim se faz a medida da diferença entre a pressão real e a atmosférica. O resultado desta medição, chama-se de pressão manométrica.

Pesagem

Sistemas de pesagem são muito utilizados na indústria. Existem dois tipos deles que gostaríamos de citar aqui, que são o PTE e o PTR. O PTE significa Sistema de Pesagem para Tanques Silos e estruturas, já o modelo PTR significam Sistema de Pesagem a Tração.

Esses sistemas se constituem de uma composição de diversos produtos diversos como: células de carga, caixa de junção, balança digital e cabo. Havendo necessidade, é possível somar outros acessórios à esses sistemas.

É isso, há uma enorme demanda por medição e pesagens no âmbito industrial. Um mercado de concorrência alta, mas que ainda possui muito espaço para novas atuações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *