Tipos de gases industrias e os devidos cuidados

A industria química tem uma grande relevância para o desenvolvimento de diversos processos, substâncias e materiais que são utilizados em larga escala nos demais segmentos da industria e no cotidiano das pessoas de uma maneira geral.

Entretanto, por vezes, é necessário trabalhar com substancias que apresentem índices elevados de risco a vida dos trabalhadores e das pessoas que estão ao entorno dessas substancias.

Por isso, é essencial que os processos sejam conduzidos por profissionais que tenham a habilidade técnica necessária bem como os equipamentos, acessórios e a segurança correta para a realização e manuseio de tais substancias.

Tipos de gases

Os chamados gases industriais são essenciais em diversos segmentos da indústrias começando na química, energia, mineração, metais, proteção ambiental, farmacêutica, alimentos, biotecnologia, siderúrgica, energia nuclear e na indústria aeroespacial.

Os principais gases produzidos exclusivamente para atender as demandas dos setores acima são:

  • Oxigênio;
  • Nitrogênio;
  • Hidrogênio;
  • Hélio;
  • Dióxido de Carbono.

O armazenamento desses gases é realizado por meio dos cilindros que promove uma rápida execução dos projetos ou serviços.

Desde os mais simples e leves aos mais complexos e de maior capacidade. Essa qualidade é adquirida devido ao desenvolvimento e a aplicação de tecnologias nesses equipamentos.

Assim há cilindro de oxigenio, cilindro de nitrogênio, hélio e todos os outros gases.

Meio Ambiente

Alguns gases são extraídos do próprio meio ambiente como o oxigênio que está presente no ar que todos os seres humanos utilizam para realizar o processo de respiração.

Além desse, temos também há  o nitrogênio que circula no ar, no solo e nas plantas sendo também um elemento essencial ao homem, pois é utilizado para produção de proteínas, aminoácidos e ácidos nucleicos.

Esse elemento possui o ciclo do nitrogenio, pois – diferente do oxigênio – o homem não consome o nitrogênio em sua forma pura na atmosfera.

Esse ciclo possui seis fases, cada uma com suas devidas características e importância para o meio ambiente como um todo.

As etapas são: fixação, fixação biológica, fixação atmosférica, fixação industrial, assimilação e mineralização .

  1. A primeira etapa acontece quando o nitrogênio gasoso é convertido para outros processos químicos como o nitrato, nitrito e o amoníaco;
  2. A segunda ocorre de forma naturalmente biológica, por meio das bactérias que absorvem a substancia do ar e a transformam em outros compostos;
  3. A terceira ocorre por meio de ações do tempo como a chuva e relâmpagos que separam as suas partículas e permitem a junção com outras, formando novas substancias;
  4. Já na fixação industrial, ocorre a sua transformação por meio de processos químicos;
  5. A assimilação ocorre por meio das plantas;
  6. Já a mineralização também ocorre por meio de bactérias e fungos.

Vale destacar que ainda é possível que ocorram dois processos, ambos realizado por bactérias nitrificantes e a água.

Após a realização dos seus ciclos de transformação, esse elemento de importância a tantos seres pode ser consumido ou inserido nos processo de consumo e produção.

Cuidados

Nem sempre esses gases são prejudiciais, mas a sua produção e manuseio precisam ser realizadas da forma mais segura, pois qualquer descuido pode gerar grandes danos à comunidade, ao entorno e também ao meio ambiente. Isso sem mencionar problemas para os colaboradores, que são os principais afetados.

Assim, as empresas que são responsáveis pela sua produção devem ter a segurança nos processo como uma cultura da organização. Ou seja, algo enraizado.

Além de uma política de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, consistentes e coerentes com as atividades desenvolvidas nesses espaços.

Mais ainda, atendendo todas as normas e regulamentos no que tange as etapas dos processos até os seus efeitos.

Dessa forma, a fim de atender a todas as normas e regulamentos, um dos itens que não pode faltar nesses locais é o detector de gás.

Com o nome autoexplicativo, esse equipamento tem como função proteger as pessoas e os locais contra os riscos causados pela elevada concentração de gases em um determinado ambiente.

Atualmente, nas empresas esses detectores são mais tecnológicos, móveis, compactos e simples de serem manuseados e interpretados.

A exemplo, temos um aparelho utilizado para medir a pressão atmosférica e dar uma previsão de temperatura, mas que também tem como aplicabilidade a identificação de alterações ocasionadas pelos gases, ele é conhecido como barometro.

Além desse, há muitos outros que são importante para esse processo. Por isso, ao consumir esse material, os empreendimentos precisam apoiar e consumir os produtos que são realizados de forma sustentável e segura a todos.