Tipos de elevadores e seu funcionamento nas indústrias

Ao se construir um empreendimento, edifício ou centro comercial que possua mais de um andar é preciso estar atento e seguir alguns procedimentos de segurança.

Alguns edifícios até o terceiro ou quarto andar não instalam elevadores, mas depois disso, é necessário para facilitar o acesso ao local. Já imaginou se prédios com 15, 20 ou 30 andares só tivessem acesso através de escadas? Com certeza, quase ninguém iria ou aceitaria morar em um prédio nessas condições.

No caso de empresas ou de centros comerciais, o elevador serve não somente para o transporte de pessoas, mas também para transporte de carga e materiais, facilitando e otimizando o trabalho dos funcionários.

Escolher qual tipo de elevador utilizar dependerá do tipo de local que ele será instalado, já que existem vários modelos. Esse artigo tratará sobre os principais modelos de elevador e onde eles podem ser utilizados.

Elevador de carga industrial: importância e como é utilizado?

O elevador de carga industrial é bastante utilizado em diversos segmentos industriais, suportando pesos variados a depender do tamanho e do tipo de indústria.

Esse tipo de elevador é instalado baseado em sistemas e normas de segurança, verificando o peso adequado, a frequência, o tipo de velocidade do elevador, e se o sistema está funcionando adequadamente no que se refere a bomba, à hidráulica, o pistão, a situação da cabina, dentre outros.

Esse tipo de elevador é considerado resistente e possui algumas características especiais quando comparado aos outros modelos. O motor desse elevador é bastante resistente, inclusive se acontecer alguma explosão.

Além disso, as caixas e armários, assim como os materiais utilizados oferecem maior resistência, sendo instalado por uma equipe qualificada. Ele precisa passar por manutenção e ainda verificar a qualidade da instalação, visando estar dentro das normas de segurança.

Esse Elevador de carga é utilizado para o transporte de cargas, facilitando o serviço industrial e evitando acidentes de trabalho com os trabalhadores manuseando cargas pesadas de um local a outro.

Esse trabalho de monta carga é importante porque a indústria produz em massa e a demanda é muito intensa. Por isso, é necessário ter instrumentos de carga e de transporte que favoreçam o desenvolvimento industrial.

Outro material que ajuda no suporte de cargas

Outro material utilizado para o deslocamento de cargas e para o suporte de materiais muito pesados, são as plataformas elevatórias. Elas são versáteis, possuindo movimentação na vertical e horizontal e ainda são indicadas para elevar instrumentos.

Existem vários tipos de plataformas e elas são utilizadas a depender do segmento dentro da indústria. Algumas características dessas plataformas elevatórias são:

  • Indicado para trabalhos com altura;
  • É considerado um material seguro;
  • Muito resistente e durável;
  • Está disponível em muitos modelos, cada um com especificidades.

Esse material pode ser adquirido pela indústria, a depender da sua utilização como também pode ser locado a depender da necessidade. Alguns modelos que podemos destacar é a plataforma articulada, tesoura, dentre outros exemplos.

O uso do elevador comercial

É possível encontrar o elevador comercial em vários ambientes comerciais como em shoppings, em supermercados, em bancos e em variadas lojas. Esse elevador também transporta cargas e movimenta pessoas.

Também serve como um elemento de acessibilidade para pessoas que possuem dificuldade na locomoção. Ou seja, esse elevador permite o deslocamento de vários tipos de pessoas para andares diversos, inclusive idosos e pessoas que estão com bebês de colo.

Existem vários modelos de elevadores que vão desde os mais tradicionais até os mais luxuosos, com vidros, paisagem e com maior capacidade de número de pessoas.

O elevador além de agregar valor econômico ao prédio, ainda torna mais acessível o acesso das pessoas até o centro comercial e seus respectivos pontos.

O uso de elevadores em ambiente residencial: prédios

Os elevadores também estão em prédios, principalmente, nos que são maiores de 4 andares. Eles também facilitam o deslocamento das pessoas, principalmente das crianças e idosos.

É importante que eles passem por manutenção preventiva, verificando o cabeamento, as portas, o telefone interno, a iluminação, a velocidade do elevador e suas condições atuais, visando evitar problemas.

O prédio precisa ter um certificado de revisões referentes à manutenção do elevador, assim como outros cuidados, como luzes de emergência funcionando e uma licença de funcionamento do Corpo de Bombeiros, com a prevenção de incêndios e instalação de extintores.