Surfactantes: usos e benefícios na limpeza

Seja lavando a louça com detergente de glicerina, limpando o rosto ou lavando roupas, os surfactantes, como o Lauril éter sulfato de sódio, fazem com que os produtos de limpeza funcionem melhor.

O corpo humano ainda produz surfactantes, conhecidos como surfactantes pulmonares. Os pulmões produzem surfactantes no nível celular para auxiliar no processo respiratório, ajudando a manter as vias aéreas abertas.

Os surfactantes são compostos usados ​​em uma variedade de produtos de limpeza, como em desinfetantes (que são coloridos devido ao uso de Corante para desinfetante) por sua capacidade de diminuir a tensão superficial da água, tornando as moléculas mais escorregadias, de modo que são mais propensas a interagir com óleo e graxa.

Além de sabões e detergentes, os surfactantes são usados ​​em:

  • Lubrificantes;
  • Tintas;
  • Herbicidas;
  • Adesivos;
  • Emulsificantes;
  • Amaciadores.

Usos e benefícios

Os surfactantes adicionados aos agentes de limpeza, como o detergente, permitem que ele se misture à água, ajudando os agentes de limpeza a remover a sujeira da superfície que está sendo limpa. Sem surfactantes, os sabonetes não se misturam com a água, mas rolam pela água corrente, dificultando muito o processo de limpeza.

Os surfactantes também são usados ​​como ingrediente em lubrificantes, como creme de barbear, no qual permitem que as lâminas removam facilmente restolhos e ajudam a limitar a irritação.

Os surfactantes adicionados aos lubrificantes do motor do carro ajudam a impedir que as partículas grudem nas peças do motor, permitindo que as peças se movam facilmente e mantenham o carro em ordem de marcha adequada.

Informação de segurança

A indústria de surfactantes e produtos de limpeza tem apoiado – como parte de seu compromisso com a sustentabilidade ambiental – a melhoria das ferramentas e abordagens ambientais. Com isso, ela vem desenvolvendo métodos inovadores apropriados para tratar das propriedades ambientais de produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.

As avaliações de risco demonstram que essas substâncias, como o Lauril éter sulfato de sódio, embora usadas em volume muito alto e amplamente liberadas para o ambiente aquático, não têm impacto adverso nos ambientes aquáticos ou de sedimentos nos níveis atuais de uso.

Surfactantes aniônicos para limpeza

A limpeza é o processo de remover algo sujo – como o balcão da cozinha – e remover a sujeira, graxa e sujeira encontradas nele.

Limpamos quase tudo o que tocamos – de nossos corpos a nossos banheiros e tudo mais. Não é só em casa, a limpeza é necessária nas escolas, nos restaurantes, nos hotéis, nos ônibus e, principalmente, nos hospitais. Quanto mais pessoas ou animais entrarem em um lugar, mais frequentemente ele precisará ser limpo.

Os tensoativos aniônicos são derivados de álcoois naturais e sintéticos. Eles atuam principalmente como surfactantes primários na indústria de detergentes e limpeza e como agentes de limpeza devido ao seu forte desempenho de lavagem e propriedades de espuma.

Nestes surfactantes, o grupo hidrofílico é carregado negativamente. Eles são o tipo de surfactante mais utilizado para lavagem de roupas, louças e tem seu uso em xampus. Eles são particularmente bons em manter a sujeira, uma vez removida, longe dos tecidos.

Os surfactantes aniônicos sintéticos mais comuns são baseados nos alquilbenzeno sulfonatos de cadeia linear.

O benzeno, em leve excesso, é misturado com um alceno ou cloroalcano na presença de um catalisador ácido, geralmente um zeólito sólido (troca iônica), cloreto de alumínio ou ácido fluorídrico, para produzir um alquilbenzeno (às vezes chamado alquilato de detergente).

Dependendo do tipo de produto, os surfactantes aniônicos podem ter várias formas, desde líquidos finos a pós e grânulos para formulações de produtos secos. A variedade de aplicações de limpeza na indústria induz o uso de vários surfactantes aniônicos.

Devido à sua boa característica de espuma e ao fácil espessamento com sal, os produtos são adequados para uma ampla gama de aplicações de limpeza. Especialmente os produtos com álcool e oleo de ricino mostram ação rápida significativa em soluções contendo água.

A fabricação dos grânulos surfactantes é baseada na granulação de leito fluidizado e a estrutura resultante dos grânulos permite a adição conveniente de sulfatos de álcool graxo em detergentes para a roupa e agentes de limpeza, com base em receitas sólidas e em pó.

Os grânulos não são só adequados apenas para aplicações de atendimento domiciliar, mas também para o setor industrial e institucional.

Outros tipos de surfactantes são adequados para uma ampla gama de aplicações domésticas, para todos os fins, em instalações sanitárias e de limpeza de pisos, devido à sua excelente atividade de superfície.