Três itens essenciais para a supervisão de produção industrial

O setor industrial engloba as mais distintas áreas, principalmente quando se trata de produção. Afinal, são muitos segmentos atendidos em meio ao mercado e, neste cenário, é possível citar alguns itens que são essenciais nos processos de supervisão de forma geral, como a botoeira, sistemas de visão e a luz piloto.

Quando se fala em luzes piloto, é indispensável citar que é um item produzido para mais de uma finalidade, logo, conta com suas especificações distintas.

Por exemplo, existe a luz piloto para condomínios, que são empregadas em prol de amenizar os perigos para as aeronaves, pois indicam a presença de obstáculos e dessa maneira, reduz o risco de acidentes.

Por esse motivo, essa luz é obrigatória nas edificações verticais que apresentam algum tipo de objeto capaz de obstruir o espaço aéreo e assim prejudicar a aviação.

O tipo de sinalização depende da altura, mas a luz é vermelha e pode ser de baixa, média ou alta intensidade.

Já quando se trata de luz piloto painel, essa alternativa é produzida para atender os veículos e, normalmente, estão relacionadas para emitir alertas associados a quatro itens principais:

  • Bateria;
  • Freios;
  • Óleo;
  • Temperatura do Motor.

Por exemplo, há luzes que indicam falhas no alternador, que embora não comprometa diretamente a condução do veículo, é capaz de acometer toda a parte elétrica e por isso corresponde à luz de alerta da bateria, pois pode levar ao descarregamento completo da bateria.

Compreender corretamente o uso e cada luz de sinalização é indispensável, principalmente ao considerar que, em grande parte das aplicações, servem de alerta, seja para evitar acidentes ou para indicar que algo não está correto.

O que é botoeira liga desliga?

botoeira liga desliga consiste em um dispositivo de comando, que tem como principal funcionalidade estabelecer ou interromper a carga de um determinado circuito de comando, que é acionado de maneira manual.

Normalmente, as cores das botoeiras seguem um padrão que está relacionado ao seu funcionamento:

  • Amarelo: iniciar retorno ou eliminar situação de risco;
  • Vermelho: emergência ou desligar;
  • Verde ou preto: arranque ou ligar;
  • Azul ou branco: funções variadas, distintas das anteriores.

Ao considerar que as botoeiras são empregadas em diferentes tipos de aplicações, é comum encontrá-las em diferentes modelos, como a botoeira chave seletora, cogumelo, sem retenção e contato de selo.

No caso da botoeira liga desliga com chave, normalmente apresenta duas ou mais posições e conta com a vantagem de exigir, justamente, apenas a chave para efetuar diversas funções.

O botão cogumelo é comumente aplicado para casos de emergência ou para o desligamento do sistema em situações de manutenção.

Já a alternativa sem retenção, apresenta um botão comumente fechado e a carga só é ativada ao ser pressionado, normalmente, é aplicado para acionar a carga por um curto período.

No que diz respeito à alternativa de contato de selo, é uma forma de fazer com que a carga permaneça ligada a partir do pulso de uma botoeira sem retenção.

Para isso, ele opera por meio de contatos auxiliares e de carga, estando interligado com duas botoeiras, sendo que uma possui a função de desligar e a outra de ligar.

Principais características do sistema de visão industrial

sistema de visão corresponde a um conjunto de técnicas visuais em prol do controle de qualidade.

Normalmente, esse sistema é constituído por filtros, software, iluminação e câmeras.

Dessa forma, é possível averiguar se determinados produtos apresentam os padrões exigidos, além de efetuar a coleta de informações de produção.

Por essa razão, o sistema de visão é amplamente aplicado para assegurar a qualidade dos produtos, além de contribuir no controle de falhas e possíveis erros na fabricação.

Afinal, por meio de uma coleta de dados abrangente, é possível direcionar operações, aprimorar a produtividade e reparar o que for necessário.

As intervenções mais rápidas e eficazes também são favorecidas, uma vez que antes que o produto conte com uma falha severa e comprometa a linha de produção, o sistema pode efetuar a detecção o mais rápido possível, amenizando assim os danos.

Por mais que os sistemas de supervisão apresentados ao longo do texto tenham suas distinções.

É importante observar que cada um desempenha um papel crucial para suas respectivas funções, principalmente no que diz respeito a segurança dos processos em que estão empregados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *