Soluções produzidas a partir da indústria química

Você já parou para pensar que o detergente que você usa para lavar louças é eficiente por conta de substâncias químicas como o Cloreto de benzalcônio? O nome é um pouco complexo, mas os produtos de limpeza, cosmética e higiene pessoal, de forma geral, chegaram ao formato que conhecemos graças à produção da indústria química.

Dentro dos segmentos industriais, esse é um dos setores mais rentáveis do mundo e importantes também, já que confeccionar produtos e soluções a partir das transformações químicas é uma necessidade.

Do detergente à produção de vacinas, o trabalho da indústria está relacionado à diversas áreas e, em algum momento, reflete no seu cotidiano, mesmo que você não perceba.

Para abordar esse assunto, separamos 6 produtos (e soluções) com origem na indústria química, confira!

Cloreto de benzalcônio

Também conhecido por sal quaternário feito com amônia, o Cloreto de belzacônio é uma substâncias com propriedades germicidas que serve para desinfecção e limpeza.

A partir dele, são fabricados detergentes, desengordurantes, sabonetes veterinários, cosméticos e produtos que podem ser usados na limpeza e no tratamento de água das piscinas.

Quaternário de amônio

Assim como o benzalcônio, substâncias como essas são fundamentais na produção das indústrias de cosmética e farmacêutica.

Na prática, o Quaternário de amônio é uma substância que possui propriedades desinfetantes, germicidas e anti sépticas. Por isso, essa é uma solução com aplicações versáteis, em produtos como:

  • Detergentes/desinfetantes;

  • Desodorantes;

  • Medicamentos;

  • Band-aid.

A produção de produtos com essa substância deve obedecer às normas sanitárias vigentes e para preservar as propriedades dos produtos, é importante ter atenção nos processos de armazenamento e transporte dessa solução.

Ácido cítrico

Muito usado na indústria de alimentos, o ácido cítrico é uma substância com propriedades antioxidantes e que se encaixa na composição de produtos diversos.

Na prática, o ácido cítrico onde comprar é uma matéria-prima que tem capacidade para preservar o sabor dos alimentos e bebidas, tirando o gosto de componentes que possam ser desagradáveis. Essa substância química pode ser encontrada de forma natural em frutas cítricas como o limão e a laranja.

Colageno hidrolisado

Produzido na indústria a partir de origem animal, o colageno hidrolisado é uma substância encontrada em produtos de cosmética, cremes antioxidantes, suplementos, alimentos e remédios.

Na prática, esse composto químico é uma solução que faz bem para a saúde humana, por fortalecer as articulações, evitar o envelhecimento precoce e fortalecer as unhas e o cabelo.

Cetoconazol

Produzido na indústria farmacêutica, o Cetoconazol é um remédio que serve para tratar infecções causadas por fungos.

Na prática, essa substância impede que os fungos façam biossíntese e continuem alterando os componentes da membrana celular, por isso, é possível dizer que essa substância destrói e paralisa o desenvolvimento dos fungos.

A indicação deste produto é feita para o tratamento de doenças como:

  • Micose no couro cabeludo;

  • Candidíase;

  • Foliculite.

Nistatina

Também composta a partir da indústria farmacêutica, a nistatina é um remédio indicado para o tratamento de infecções vaginais como a candidíase.

Na fórmula de composição da substância, se destacam elementos como propilparabeno, benzalcônio e cera emulsificante não iônica. O remédio também pode ser receitado para tratar infecções orais como o “sapinho”.

Cuidados na produção industrial

Agora que você sabe um pouco mais sobre as substâncias e produtos que passam pela indústria química, é importante entender que para que os produtos sejam confeccionados com qualidade máxima e sem contaminações, alguns cuidados são necessários.

A limpeza em ambientes como a indústria química e farmacêutica deve atender medidas rigorosas de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Afinal, qualquer tipo de contaminação influencia a qualidade dos produtos e pode ser algo fatal. Já pensou no impacto de um lote de medicamentos contaminado?

A climatização nesses ambientes é outro fator relevante, já que para preservar as propriedades químicas de um produto, é preciso ter uma temperatura adequada, além de boas condições de instalação industrial.

A responsabilidade da indústria química perante às pessoas é gigantesca. Uma alteração no Cloreto de belzacônio pode afetar o desempenho de um desinfetante e seu padrão de qualidade.

Por isso, adotar procedimentos rigorosos nas linhas de operação industrial do setor químico é uma estratégia.

Investir em equipamentos que potencializam a precisão das substâncias como balanças industriais, instrumentos de amostra, refrigeradores especiais e outras soluções também é uma forma de tornar a indústria química mais cuidadosa e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *