Sistemas de válvulas e controle de fluxos industriais

Uma indústria é composta por muitos elementos e componentes como tubos e conexões. Elas são essenciais para que os sistemas hidráulicos funcionem.

Esses sistemas têm grande aplicação no sistema de fabricação moderno, e grande parte do uso desse sistema se da por conta da capacidade e eficiência na transferência de energia por meio de mangueiras e tubos, mesmo em difíceis acesso.

O sistema hidráulico então é usado para que a força seja exercida, de modo que a execução seja executada de forma rápida e forte. Esses sistemas usam fluídos sob alta pressão, para que a energia seja dispersa ou concentrada.

E para que todos esses fluidos sejam bem administrados e que os sistemas não entrem em colapso são usados as válvulas, que podem ser de diversos tipos desde valvula redutora de pressão, bem como válvulas globo e outros.

Também para que os fluidos sejam transportados de forma eficiente é preciso o uso de bombas hidráulicas, que asseguram que o fluído chegue ao lugar certo.

Neste artigo falaremos sobre os tipos de válvulas e bombas que são usados nos sistemas hidráulicos industriais.

Tipos de válvulas industriais

As válvulas são ferramentas essenciais para a segurança dos sistemas hidráulicos.

Seu objetivo principal é o controle do fluxo dos fluidos, e podem ser diferentes tipos como:

  • Gases;
  • Líquidos;
  • Polpas;
  • Plasma.

As válvulas de maneira resumida trabalham em um processo sobre a entrada e a saída das tubulações, permitindo a vazão ou não de determinado fluxo. Por terem grande aplicação, existem diferentes tipos de válvulas, como a valvula de retenção e outros.

Abaixo falaremos sobre alguns desses modelos:

1. Válvula gaveta

Esse tipo de válvula são as mais comuns usados na indústria. Seu funcionamento é facilitado, pois atua no sentido contrário ao fluido de modo que podem ser abertos ou fechados.

São muitos usados com uma válvula de bloqueio para que haja o isolamento dos sistemas de tubulação da conexão hidráulica.

É possível usar junto com a válvula o anel o ring que auxilia na vedação da entrada e saída dos sistemas de fluidos.

2. Válvula de alívio

As válvulas de alívio são conhecidas como válvula de segurança e atuam para que a pressão seja aliviada.

Isso porque ajudam no estabelecimento de quantidade de pressão, evitando então que pressão possa causar danos ao sistema.

3. Válvulas de retenção

As válvulas de retenção são conhecidas também como NRVs (válvulas de não retorno), ou seja, permitem que o fluido esteja em apenas uma direção.

O objetivo principal desse modelo de válvula é evitar o refluxo. Há muitos “bloqueadores” que impedem o refluxo nesse tipo de ferramenta.

As válvulas de retenção podem ser, retenção de bola ou então de pistão. Elas atuam exigindo pouca pressão no fluxo de entrada. Se o fluxo de retorno não é suficiente forte para a bola ou o pistão, há retorno então no sentido inverso.

Engate rápido para conexão pneumática

Outro elemento importante no sistema industrial, além do hidráulico, é o uso do gás e também do ar pressurizado. E para garantir que os sistemas desses fluidos sejam garantidos é preciso a conexão pneumática de engate rápido.

Esse equipamento permite a facilitação das movimentações mecânicas em diversos sentidos, tanto lineares, angulares e até mesmo rotativas.

Assim, este equipamento é essencial para que linha de produção industrial seja assegurada.

Bombas hidráulicas

As bombas são essenciais para que os fluidos sejam transportados de forma eficiente e segura. O transporte pode ser tanto de fluidos líquidos, gasosos ou de pequenos sólidos.

Existem diversos modelos de bombas que são aplicados nas indústrias. Abaixo falaremos sobre alguns tipos de bombas hidráulicas.

1. Bombas de engrenagem

São o modelo de bomba mais utilizados dentro da indústria, e isso ocorre por conta da aplicabilidade em diversos tipos de líquidos como corrosivos, tóxicos, e em materiais de baixa, média ou alta viscosidade.

As bombas de engrenagem são responsáveis por cerca de 70% das aplicações e em diversos setores.

2. Bombas centrífugas

A bomba centrífuga thebe ajuda na transferência de grandes volumes de fluidos, atuando com grande quantidade de energia para que a operação seja efetivada. São indicadas para transferências de fluidos pouco agressivos e que possuem densidades próximas da água.

Assim, vimos que uma indústria é composta por diversos processos, e que os sistemas hidráulicos são muito importantes. O suporte de válvulas, bombas e engates rápidos também asseguram a qualidade em toda a produção industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *