Sistema hidráulico e outros processos industriais

Em uma indústria, vários elementos precisam estar interligados para que o seu funcionamento seja correto. O maquinário, funcionários, produção, logística e administrativo precisam estar em sintonia e trabalhar em conjunto. Um dos setores que demanda esse esforço é o hidráulico.

O que é hidráulica e para que serve?

A hidráulica é uma área da física que se foca no estudo dos fluidos e em como eles se comportam. Esses fluidos podem ser líquidos ou gasosos, e é estudado como eles reagem diante de outros fatores como pressão, viscosidade, temperatura além do seu comportamento em repouso.

Isso é estudado ao longo dos anos e a física conseguiu estabelecer regras em relação transporte, controle, energia e variáveis desses fluidos.

Para que vários equipamentos funcionem é necessário ter um setor hidráulico consistente e funcionando corretamente. Por exemplo, o carro possui um sistema hidráulico que transporta seus fluidos para outros locais, deixando-o lubrificado para seu funcionamento correto.

Na indústria ocorre da mesma forma, por meio da hidráulica industrial. Geralmente, a hidráulica dentro da indústria está associada ao uso de válvulas, botões de acionamento, reguladores, dentre outros.

O processo hidráulico é robotizado, ou seja, existe uma programação feita por humanos para o funcionamento da máquina.

Geralmente, os processos realizados na indústria visam:

  • A obtenção de fluidos;
  • O encaminhamento para os locais corretos;
  • Controle e interrupção dos fluxos;
  • O funcionamento do conjunto de filtro, associado ao motor eletrico e cilindros.

Para que um projeto hidráulico funcione dentro de uma empresa, ele deve ser em conjunto com outros setores, como o elétrico, por exemplo.

Isso é importante porque os setores são interligados e se existe falha em um, é bem provável que o outro setor seja afetado.

A importância em investir em um projeto hidráulico é que ele é responsável pelo aumento da produtividade empresarial, otimização dos processos e facilidade do trabalho dos funcionários além de representar um avanço tecnológico na empresa, garantindo seu diferencial competitivo no mercado.

Além disso, o sistema hidráulico torna o processo industrial mais preciso e assertivo, o que é fundamental.

A Bomba hidráulica dentro do processo industrial

A bomba hidraulica participa dos circuitos hidráulicos, que são acionados por motores de combustão (podendo ser elétricos ou não). Esse acionamento transmite energia, vindo do fluido, gerando energia mecânica.

Essa bomba pode ser utilizada em vários equipamentos na indústria e em outros setores, como o da construção civil, por exemplo.

A bomba produz pressão para a movimentação dos fluidos. Geralmente, ela atua na engrenagem, por meio do bombeamento de óleo e palhetas que possuem ajustes. Ainda é possível visualizar o uso de bombas hidráulicas em complexos logísticos, no setor da agricultura, em várias indústrias como a automobilística e naval, além de projetos de irrigação.

A importância de um sólido Sistema de pressurização

Um assunto que está diretamente ligado à hidráulica é o sistema de pressurização. Esse sistema atua no transporte de água para locais de abastecimento, podendo ser utilizado em vários setores.

Geralmente, ele é utilizado em uma rede de água particular, ou seja, em uma indústria ou complexo logístico.

Esse sistema também pode ser utilizado em edifícios ou apartamentos, evitando problemas com a distribuição de água no local.

No caso de uma indústria, a distribuição errada da água pode causar um grande transtorno, já que vários equipamentos e dispositivos precisam diretamente do uso da água, inclusive para resfriar alguns equipamentos.

Um exemplo é o Pressurizador grundfos, que é projetado exatamente para transferir a água que esteja limpa por meio do aumento de pressão direta na rede de abastecimento. Ou seja, ele é usado de forma constante em edifícios, centros comerciais, residências, hospitais e está muito presente dentro da indústria.

É importante ressaltar também que a água é distribuída de forma uniforme, não comprometendo ou beneficiando partes diferentes.

Além disso, é importante que esse sistema funcione corretamente para evitar problemas com essa distribuição homogênea de água. Por isso, é importante estar atento à Manutenção hidráulica. É importante que essa manutenção seja feita de forma preventiva, com o objetivo de detectar danos e falhas logo no começo do transporte do líquido ou gás.

Sem isso, o sistema hidráulico poderia estar comprometido, desregulando os outros setores.

Por esse motivo, a manutenção deve ser feita por uma equipe técnica, que seja especializada em sistemas e reparos hidráulicos, como em troca de válvulas ou aperto de parafusos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *