Os serviços que aprimoram a qualidade industrial

Os serviços industriais são muito apreciados pela sociedade, pois eles conseguem fazer com que as atividades cotidianas sejam realizadas com leveza, praticidade e eficiência. Além disso, eles conseguem alterar padrões comportamentais e serem alterados por eles também.

As indústrias solucionam gargalos sociais, assim precisam ter um ritmo de produção que atenda essa necessidade. Conforme a sociedade se desenvolve e se transforma, as indústrias são influenciadas e influenciadoras, por isso que atualmente o setor industrial está em sua quarta revolução.

Caracterizada pela alta produtividade e processos automatizados, as fábricas produzem de forma otimizada, ou seja, mais produtos e com maior qualidade em um tempo menor.

As máquinas e avanços tecnológicos foram as bases para essas mudanças, por isso também é importante conhecer o seu funcionamento e seus desdobramentos dentro e fora da indústria.

Automação industrial

As empresas de automação industrial atuam no mercado com o objetivo principal de desenvolver mecanismos que consigam produzir os produtos com mais qualidade e menos custo às empresas contratantes.

Integrando as áreas de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação, ela é um dos principais agentes responsáveis pelo aumento da produtividade e competitividade das indústrias dentro do mercado.

Ao desenvolver os projetos, as empresas de automação industrial visam, além da qualidade e produtividade, alguns objetivos como:

  • Aprimorar as condições de trabalho;
  • Desenvolver operações que não são possíveis manualmente;
  • Simplificar os processos na linha de produção;
  • Aprimorar os processos de manutenção;
  • Tornar as operações mais funcionais;
  • Criar um ambiente de trabalho mais seguro.

Sendo essencial às industrias, a automação é um serviço que precisa ser realizado por uma equipe de profissionais qualificados e treinados, para que consigam identificar os problemas de uma empresa e desenvolver soluções adequadas, contribuindo para o seu crescente desenvolvimento e em melhorias para a sociedade.

Montagem e manutenção industriais

Com crescente aumento das máquinas e equipamento dentro do setor industrial, a necessidade de uma equipe de manutenção torna-se cada vez mais imprescindível.

Responsável pelo prolongamento da vida útil dos utensílio industriais, a manutenção também promove um ambiente mais seguro e produtivo.

Há muitas maneiras de realizar o planejamento e cronograma das manutenções, entretanto, é necessário considerar a criticidade, o tipo técnico da manutenção e qual o modelo mais indicado para cada situação, peça e item dentro da industria.

A criticidade é referente a intensidade e importância de cada aparelho dentro da linha de produção, assim os de nível A são mais utilizados do que os de nível C.

Já em relação aos modelos de manutenção, é possível elencar três: a manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

A corretiva é a mais comum e utilizada quanto o problema já está evidente e precisa ser solucionado.

A preventiva, como o próprio nome sugere, é utilizada para prevenir paralisações e problemas causados pelo desgaste das peças, como a manutenção preventiva transformadores em que todas as peças são analisadas e verificadas com uma periodicidade.

Já o modelo preditivo consiste no monitoramento constante das máquinas, principalmente as de criticidade A.

Quanto a técnica, há a parte mecânica, elétrica e de automação e instrumentação.

Além desse tipo de controle, há a calibração de valvulas que precisam ser constantes.

Utilizadas com a finalidade de proporcionar mais controle e segurança, elas são aplicadas em sistemas em que há a passagem de líquidos, gases e materiais em suspensão.

Conhecidas como reguladores e registros, as válvulas são necessárias na maioria das instalações. Mais ainda, por ser versátil, a válvula é um recurso muito utilizado na montagem de tubulações industriais.

Por apresentarem variações quanto aos tamanhos, quantidade e complexidade do acessório, podendo ainda ser manuais e automáticas, as válvulas são peças funcionais e essenciais, tanto no ambiente industrial quanto no ambiente doméstico.

Devido a isso, os seus processo de funcionamento, instalação, calibração e manutenção variam de acordo com as suas características. Por isso, o procedimento de calibração de valvula de segurança é específico para cada peça.

Gerenciamento de resíduos

Uma preocupação latente para a sociedade é o gerenciamento dos resíduos que são produzidos por ela.

Assim, todos os indivíduos que constituem um corpo social precisam se comprometer com a qualidade e equilíbrio do desenvolvimento e o meio ambiente.

Para isso, preservar os recursos e ter ações mais ecológicas são necessárias.

Dessa forma, as indústrias atuam com o plano de gerenciamento de resíduos, que consiste em ações que minimizam esses impactos ao meio ambiente.

Com isso, as indústrias se preocupam com todas as etapas da produção, desde o seu começo até o seu fim, possibilitando linhas com alta produção e eficiência sem agredir os recursos e ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *