Serviços e processos que podem ser encontrados na indústria

Uma indústria é composta por diversas etapas e processos que são executados para que a linha de produção funcione de forma adequada e a distribuição para os fornecedores seja garantida. Desse modo, existem diversas metodologias que são usadas, como a usinagem americana, que é um método de produção de peças, ou ainda ferramentas como os elementos de filtragem.

Nesse artigo iremos falar sobre alguns elementos que são essenciais dentro de uma indústria, e que são usados em muitas instalações fabris, tanto pneumáticas, como hidráulicas como as saídas de ar.

Eliminador de gotas industriais

Como uma indústria é composta por máquinas e equipamentos diversos, que também podem ser expostas a danos.

Nesse contexto, quando a máquina é exposta a água ou ocorre um vazamento, pode ocorrer a corrosão do equipamento, gerando muitos prejuízos.

Desse modo, existe um equipamento encontrado para manter os equipamentos seguros, como o eliminador de gotas em polipropileno.

O eliminador de gotas em polipropileno é usado em torres de resfriamento e em lavadores de gases, tendo como função principal a retenção de líquidos que são levados pelo fluxo de ar.

Basicamente, esse equipamento é composto por um conjunto de lâminas que trabalham para a retenção dos líquidos.

Sua fabricação pode ser feita em PVC ou em lâminas de metal. Sua aplicação também deve estar próxima de pressurizador grundfos preço, que lidam diretamente com o fornecimento de ar comprimido.

Filtragem diesel

O óleo diesel é um dos combustíveis mais usados no Brasil, tanto em máquinas industriais como em automóveis como caminhões.

Entretanto, por conta de sua composição, pode sofrer contaminações de muitos elementos como:

  • Partículas sólidas;
  • Agentes biológicos;
  • Água;
  • Ar.

Isso acontece pela característica do diesel, que é higroscópico. Ou seja, esse elemento retira a umidade da água, sendo um local para proliferação de bactérias. Quando as bactérias morrem, tornam-se hidrocarbonetos, criando uma precipitação no fundo do sistema e deteriorando os tanques de combustível ou causando o entupimento de sistemas de injeção.

É por conta disso que existe os chamados filtros, conhecidos como filtros coalescentes de diesel. Basicamente, esses itens são responsáveis por retirar sólidos e água do combustível.

O que são os filtros diesel?

Os filtros coalescentes de diesel atuam unindo as mais diversas gotículas de água que existem na substância, passando o líquido por um meio filtrante, fazendo também com que esses sólidos sejam separados.

Esse elemento filtrante também permite a retirada de água, porque retém a umidade em gotículas de água, que formam gotas maiores, direcionando-as ao fundo do reservatório.

Assim, o filtro de diesel é essencial para que o combustível fique limpo, evitando também a contaminação microbiológica.

Outra grande vantagem do uso desses filtros estão ligados aos fatores ambientais como a melhor queima do diesel, gerar menos poluição, menos manutenção, aumentando a vida útil das máquinas e também de automóveis.

Serviços de usinagem não-convencionais

A usinagem é um serviço muito importante dentro da indústria, pois elas trabalham na modelagem de peças e elementos que são usados no setor e na sociedade como um todo.

Geralmente, os trabalhos são realizados em material metálico e/ou plástico.

Dentro das empresas de usinagem em SP existe a metodologia tradicional que consiste no torneamento e no fresamento das peças.

No entanto, existe também metodologias consideradas não-convencionais, que são muito importantes e que atendem demandas específicas. Abaixo falaremos sobre algumas dessas metodologias.

1. Usinagem a laser

Dentro dos processos não-convencionais, a usinagem à laser é um dos métodos mais difundidos no mercado mundial.

É também conhecido como microusinagem com laser, sendo que o processo lida com um feixe de luz em alta temperatura aplicada no material para que a modulação seja feita por meio da fusão e da vaporização.

Por ser usado em alta temperatura, a usinagem à laser é usada em pontos muito específicos, como na obtenção de algumas geometrias que não são possíveis com a usinagem convencional.

2. Usinagem à jato d’água

É um processo de usinagem alternativo bastante utilizado, principalmente quando aplicado em cortes de perfis metálicos. O seu funcionamento é simples, consistindo em um jato d’água em muita pressão, dando possibilidade de corte.

Por conta disso, o seu corte é bastante preciso e perfeito, não gerando elementos contaminantes.

Desse modo, vimos que os elementos presentes na indústria são diversos e visam ajudar no bom desempenho das linhas de produção, garantindo qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *