Serviços e elementos para otimizar a indústria

Uma indústria é composta por diversos elementos e serviços que são importantes para o desenvolvimento de uma produção eficiente e a geração de lucros. Com a tecnologia, a indústria foi se atualizando, de modo a criar um novo conceito: a indústria 4.0. Na prática, essa fase do setor consiste na utilização da tecnologia para a modernização dos processos.

Neste artigo falaremos de alguns serviços e elementos presentes na indústria e que são de fundamental importância para que todos os procedimentos fabris sejam garantidos.

Assim, esses componentes podem ir da execução de manutenções industriais até mesmo a utilização de gerador de energia menor preço.

Projeto elétrico industrial

Um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma indústria é a elaboração de um projeto elétrico industrial.

Esse projeto consiste no levantamento de todas as características que uma instalação precisa para funcionar de forma adequada e segura.

De um modo geral, uma indústria é composta por muitas máquinas e ferramentas por isso, se não houver um planejamento para que a alimentação elétrica seja correta, essas máquinas podem sofrer com curtos e queimas.

Desse modo, os projetos elétricos industriais buscam o oferecimento de instalações com capacidade de suporte para que o funcionamento simultâneo de máquinas e ferramentas seja garantido.

Assim, as principais características desse sistema são a potência elevada, a alta tensão e o suporte de acionamento de motores.

Um projeto elétrico da indústria contém alguns pontos que devem ser atendidos, como:

  • Divisão dos circuitos elétricos;
  • Estudos da corrente elétrica;
  • Montagem do quadro de distribuição;
  • Cronograma de manutenções elétricas.

Automação industrial

Além dos projetos elétricos industriais, um elemento que vem ganhando espaço dentro de diversas indústrias é a automação industrial.

A automação industrial é um elemento da indústria contemporânea, conhecida também como Indústria 4.0.

Na prática, a automação é um projeto que favorece que diversos processos e máquinas funcionem de forma automática e inteligente, por meio de controles computadorizados.

Para que os projetos de automação industrial funcionem é importante contar com alguns itens que iremos falar abaixo e se resumem em: máquinas de montagem, esteiras transportadoras, sistema supervisório e dispositivos de testes.

1. Dispositivos de montagem

Os dispositivos de montagem são as máquinas responsáveis pelo funcionamento adequado e seguro dos equipamentos, de modo que a montagem dos produtos dentro dos setores industriais sejam facilitados.

Esses dispositivos atuam nos processos hidráulicos, pneumáticos e mecânicos.

Assim, o uso de equipamentos de automação industrial se tornam essenciais em uma linha de produção, permitindo o controle das etapas, fiscalização da segurança e funcionamento das máquinas, assim como a agilidade na produção.

2. Máquinas de teste

São dispositivos que ajudam no teste dos serviços de automação. Assim, são diversos os dispositivos existentes para monitorar o funcionamento e garantir a qualidade da produção. Entre os itens que podem ser usados estão os dispositivos de vibração, teste elétrico, câmara climática, estanqueidade e resistência elétrica.

Em cada projeto de automação industrial, existem máquinas de testes diferentes, que também dependem muito dos lugares em que são usados.

Um elevador de carga industrial preço, por exemplo, é um dos produtos que precisam de máquinas de teste para verificação da capacidade de suporte.

3. Esteiras transportadoras

Um dos itens mais importantes dentro da automação industrial são as esteiras transportadoras. Essas esteiras são essenciais para que a linha de produção funcione de maneira adequada.

O objetivo dessas esteiras é realizar o transporte de materiais e produtos com mais agilidade e bastante prática.

O uso das esteiras transportadoras promove o ganho de produtividade, redução do tempo de operacionalização e diminuição dos custos de mão de obra dentro das empresas.

São fundamentais em linhas de montagem, em separação de materiais e direcionamento de peças para outros setores.

Essas esteiras podem ser movidas por gravidade, roletes, mantas e por motor. Assim, é um importante item na automação industrial.

4. Sistema supervisório

O sistema supervisório é conhecido também pela sigla em inglês SCADA (Supervisory Control and Data Acquisiton). É um software que possui um objetivo claro: a promoção do contato do supervisor e do operador com diversas partes da fábrica, entre as quais estão os equipamentos, linhas de produção e o próprio processo de fabricação.

O dados deste software são coletadas por meio de equipamentos de análise e mensuração. Co isso, os dados são analisados, armazenados e depois apresentados ao usuário.

Esse sistema garante que os dados sejam coletados em ambientes complexos e dispersos geograficamente, além de permitir o controle por meio de uma interface gráfica agradável e bonita.

Desse modo, uma indústria precisa atentar-se a diversos pontos para funcionar, sendo que esses aspectos vão desde o preço de instalação eletrica por ponto até o desenvolvimento de projetos de automação industrial. Tudo para garantir o bom desempenho do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *