Segurança e qualidade para as indústrias

Assim como em toda atividade que realizamos no dia dia, em que desejamos que a segurança seja um assunto predominante, nas indústrias isso não é diferente.

Nesses espaços, os profissionais estão expostos a altas temperaturas, trabalho incessante e máquinas complexas, e por isso os cuidados com a segurança dos mesmos devem ser prioridade dos responsáveis.

Como a gama de máquinas, estratégias e práticas aplicadas nas indústrias se diferem bastante de um setor para o outro, é importante entender as condições de cada espaço, entender como são as práticas de cada setor e como eles estão inseridos, quais são as máquinas que serão utilizadas, os sistemas e muito mais.

Bom, o nosso artigo trará para você uma ideia mais ampla acerca dos ambientes industriais. Aqui falaremos de algumas composições das fábricas, principalmente, abordaremos os cuidados que as indústrias devem ter para criar formas de proteger seus trabalhadores, por meio da montagem de composições e da manutenção de máquinas e equipamentos.

Trabalho das máquinas

Como dissemos, cada tipo de indústria tem especificidades. Você dificilmente verá o mesmo tipo de atividade em indústrias que têm conceitos totalmente diferentes.

No entanto, existem alguns sistemas, algumas formas de trabalho que são utilizadas independentemente do setor. Muitas máquinas, em qualquer tipo de indústria, dependem do trabalho dos sistemas hidráulicos para o seu pleno funcionamento.

Esse tipo de sistema serve para que fluidos, gasosos ou líquidos sejam transportados para o interior das máquinas para que as operações sejam executadas.

A pressão necessária dos fluidos só ocorre por meio da aplicação de compressores de parafuso, que pressionam fortemente os fluidos e fazem com que eles ganhem força para operarem.

Como é de fundamental importância que nenhum equipamento apresente falhas durante os processos, principalmente, quando falamos de compostos gasosos, que podem ser prejudiciais para a saúde dos trabalhadores, é essencial que as fábricas garantem que a manutenção compressor parafuso seja realizada constantemente, assegurando a eficiência desse equipamento.

Entre as vantagens de um compressor parafuso manutenção, podemos citar:

  • Maior durabilidade para o componente;
  • Evita riscos desnecessários;
  • Diminui a chance de falhas durante os processos;
  • Garante a continuidade dos procedimentos;
  • Evita desperdícios financeiros.

Os fluidos que são utilizados nesses sistemas e consequentemente nas máquinas, tem de ser armazenados dentro das próprias indústrias, facilitando a locomoção e evitando problemas maiores.

Exatamente por isso que é essencial que as indústrias tenham tanque de inox industrial, que é um tanque específico para o armazenamento de gases, líquidos e outros tipos de substâncias.

Para garantir maior qualidade e segurança para equipamentos, como os próprios tanques de inox, é preciso que as indústrias proporcionem proteçao mecanica na ferramentaria.

Essa é a prática de aplicação de substâncias, principalmente, impermeabilizantes, que melhoram a qualidade estrutural dos instrumentos e aumentam as condições de durabilidade dos mesmos.

Essa é uma prática que deve ser adotada em todos os espaços das indústrias, até pela questão da proteção de seus trabalhadores.

Outros sistemas

Além dos sistemas hidráulicos, existem outros tipos de sistemas que são importantes para o funcionamento das fábricas, principalmente, durante o ligamento das máquinas. É o caso dos sistemas pneumáticos, importantes para o trabalho nos motores das máquinas.

Esse sistema tem como função a utilização do ar comprimido nos instrumentos, ou seja, por meio da captação e transformação do ar atmosférico em ar comprimido, e aplicação nos motores, fazendo com que eles possam ser ligados.

Para que esse ar atmosférico sofra a transformação e elimine os componentes indesejados, é preciso que os compressores de ar possuam um filtro para linha de ar comprimido, que é o dispositivo responsável pela filtragem do ar atmosférico.

Burocracia

Para finalizar precisamos mencionar que, como a segurança deve ser prioridade das indústrias, é importante também mostrar para as autoridades fiscais que elas tem essas capacidade de prover um ambiente seguro, evitando problemas maiores com as autoridades.

É preciso que elas permitam vistorias e também adquiram laudos que atestem que os protocolos de segurança estão sendo compridos. Entre esses laudos e vistorias, a apreciação de risco nr12 é uma das principais práticas nesse sentido.

Essa apreciação visa determinar se as indústrias possuem total capacidade de operar com segurança, ou seja, é um tipo de vistoria que serve para atestar que as fábricas tem esse poder de garantir a segurança de todos os seus profissionais durante o período de trabalho dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *