Entenda as medidas de segurança com serviços industriais

Certamente, a segurança e o bem-estar dos colaboradores deve ser uma prioridade em qualquer empresa.

Por isso, é preciso investir não apenas em equipamentos de proteção como também em uma cultura organizacional voltada para os cuidados com a saúde dentro do ambiente de trabalho.

Com isso a equipe terá mais qualidade de vida e poderá vivenciar uma experiência mais tranquila e segura com sua função.

Afinal, faz toda a diferença trabalhar sabendo que está protegido contra as eventuais intempéries da profissão.

No artigo a seguir, conheça alguns dos tipos de proteção mais comuns e eficazes e saiba como cada um deles pode assegurar sua vida e o desempenho correto da atividade.

Confira:

  • O que é EPI
  • Como obter esses equipamentos
  • Exigências importantes
  • Funções

Protegendo-se

É possível realizar treinamentos com a equipe para que as exigências dos órgãos competentes sejam devidamente acatadas.

Atualmente, as normas são voltadas para que haja prevenção de acidentes , seja por antecipação ou pró-ativa, e a principal recomendação é que os Equipamentos de Proteção Individual estejam em uso correto a todo momento.

Com Epi completo, a proteção contra uma série de possíveis danos aos colaboradores é garantida. E sem comprometer a performance no trabalho!

Ao prevenir acidentes e evitar as ameaças do ambiente de trabalho à integridade física do trabalhador, os equipamentos de proteção impedem lesões e machucados graves.

Oferecer esses dispositivos a cada profissional da equipe é uma obrigação da empresa contratante, como previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Além disso, a norma prevê que em empresas maiores, que lidam com materiais de grande porte, o levantamento de equipamentos deve ser realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Manuseios especiais

Alguns materiais, como Pressostato caldeira vapor, exigem que o manuseio seja feito de uma forma específica, pois oferecem grandes riscos de lesionar o operador.

O monitoramento ininterrupto e extremamente atencioso deve ser feito para garantir não apenas seu funcionamento como também a segurança dos trabalhadores.

Como são, basicamente, gigantescos aquecedores de água, utilizados no fornecimento de vapor, as caldeiras exigem intervenções constantes para que seu trabalho seja controlado de acordo com a necessidade.

A partir de dispositivos que possuem as informações necessárias sobre a pressão da caldeira.

O sistema de alimentação consegue realizar a distribuição de combustível, fazendo com que os limites não sejam ultrapassados nem que o desempenho acabe reduzido em algum momento.

Dessa forma, ao realizar a leitura, Pressostato para caldeira consegue apresentar o desempenho preciso para que a estrutura permaneça estável.

Para isso, estão disponíveis no mercado tanto o pressostato de pressão máxima quanto o modulador, mais recomendado para regulagem de fluxo de óleo e ar.

O modelo escolhido deve estar alinhado com a necessidade, fornecendo a satisfação que se busca ao utilizar aparelhagem de prevenção e segurança.

Serviço pesado

Já em serviços mais pesados, alguns recursos são ainda mais importantes, como Epi de soldador.

Isso porque determinados processo industriais colocam a segurança do operador em risco, seja por conta do imenso maquinário e das complexas configurações de funcionamento como no manuseio constante de agentes químicos e substâncias submetidas a temperaturas extremamente elevadas.

Alguns deles estão relacionados às usinas e dizem respeito aos trabalhos que envolvem solda e tornearia. Esses setores são responsáveis pela fabricação de inúmeros tipos de peças que serão futuramente utilizadas nas:

  • Indústrias químicas
  • Indústrias petroquímicas
  • Siderúrgicas
  • Indústrias de mineração

Por isso, Serviços de usinagem pesada demandam uma série de medidas protetivas e preventivas que afastam riscos graves de acidentes.

Muitos dos processos realizados nesse segmento envolvem, maquinário agressivo e substâncias perigosas, de forma que vale chamar a atenção para a obrigatoriedade das empresas de fornecerem os devidos EPIs.

Depois de todas essas colocações, você entende como esses equipamentos podem fazer a diferença não só no desempenho do profissional quanto na preservação da sua saúde e até da sua vida, não é mesmo?

Existe uma série de dispositivos diferentes, relacionados com distintas atividades, e é possível contratar uma empresa espacializada no fornecimentos dos equipamentos necessários.

Em uma indústria petroquímica ou em Serviços de usinagem, o importante é oferecer produtos de qualidade aos trabalhadores, pois, sem isso, não é possível garantir que sua vida estará sendo preservada, colocando muito em risco.

Dessa forma, adquirindo ou alugando esses produtos, é preciso estar ciente de sua procedência e da eficácia de sua performance no cotidiano industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *