Saiba qual é a importância da montagem e manutenção industrial

A indústria é um setor responsável pela movimentação de boa parte da economia do país, isso porque seus segmentos englobam as principais áreas do desenvolvimento social e econômico de uma população.

Sendo eles:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Segurança.

Por esse motivo a sua relevância e necessidade dentro das dinâmicas sociais são essenciais. Assim, há muitas ramificações das industrias e seus setores, e todos eles operam de acordo com as características da indústria, ou seja, produção em alta escala, com processos automatizados para produzir em um tempo menor, mais e com mais qualidade também.

Diante desse cenário e do ritmo de produção algo que é essencial a vida e produção das indústrias é a montagem e os processo de manutenção para que tudo continue sempre operando em máxima potência, sem acidentes ou danos.

Montagem Industrial

A montagem industrial compreende o pacote completo de serviços de instalações de equipamentos e estruturas metálicas, de tubulações, elétricas – geração, transformação e distribuição de energia elétrica, além dos sistemas de automação industrial devidamente testados e prontos para operar.

Ou seja, a montagem consiste no esqueleto de sustentação e organismo das industrias, sem esse processo não é possível que a indústrias sejam montadas e tenham sucesso em suas produções. Ela é responsável por dar forma e vida às empresas e seus setores.

Diante de tamanha responsabilidade essa atividade precisa ser executada em várias mãos, ou seja, vários são os profissionais necessários para que a montagem alcance os resultados almejados.

Por exemplo a montagem elétrica industrial precisa ser realizada por engenheiros elétricos e eletricistas.

Além disso, por ser uma área que quando mal executada ou operada apresenta riscos à saúde dos colaboradores é necessário que eles estejam com os equipamentos corretos de proteção individual, bem como os que devem ser aplicados para montagem e verificação do sistema.

As variadas manutenção

Após a montagem está correta e operando é necessário que seja realizado um acompanhando evitando dessa forma interrupções nas linhas de produção e também danos às máquinas, equipamentos e colaboradores que podem resultar ainda em diversas outras consequências.

Desse modo, a indústria de forma geral convive diariamente com processo de manutenção.

Tipos de Manutenção

Por isso também é que foram desenvolvidos alguns métodos e modelos de manutenção que podem ser realizados e inseridos nos cronogramas de atividades e manutenções que precisam ser realizadas.

Dentre as principais, há três modelos que estão descritos abaixo e fazem com que esse processo seja realizado de forma completa e eficiente em todos os ambientes.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é baseada no monitoramento e análise das máquina e equipamentos e peças das linhas de produção. Ela é responsável por detectar qualquer falha ou desgaste que há.

Para isso são aplicados até equipamentos que são responsáveis por dar um resultado mais profundo e eficiente.

Aqui são analisados inclusive peças e acessórios que são utilizados pela própria manutenção como o calibrador de rosca, responsável por manter as peças padronizadas e com alta qualidade.

Assim essa manutenção tem uma periodicidade maior, mas que precisa ser realizada mensalmente.

Manutenção Corretiva

Já a manutenção corretiva é a mais comum a maioria das pessoas, ou seja, é aquela que é realizada quando as máquinas ou equipamentos apresentam alguma falha ou dano, que não foi identificado antes, ou que simplesmente aconteceu.

Assim a manutenção de maquinas ocorre de forma imediatista e sem planejamento, e justamente por isso é preciso ter uma equipe de profissionais devidamente treinados e habilitados que seja fixa e um protocolo de execução para que o reparo seja realizado de forma rápida e eficiente, sem muitos danos a produção.

Nesse modelo não há uma periodicidade, pois são quando os problemas aparecem.

Manutenção Preventiva

Como o próprio nome sugere a manutenção preventiva visa evitar que paradas sem planejamento nas linhas de montagens e produção sejam evitadas. O que faz, consequentemente, que esse modelo de manutenção evite também acidentes.

Quando esse modelo de manutenção é realizada de maneira recorrente as manutenções corretivas são evitadas e isso reflete em mais segurança, assertividade, produtividade e qualidade tanto aos trabalhadores quanto aos produtos de forma geral.

É importante ressaltar apenas que o processo de manutenção para operarem de forma eficiente precisam dos equipamentos e recursos necessários como o lubrificante para cabo de aço que é utilizado tanto na montagem quanto nos processos de manutenção. Possuindo todos os recursos é possível ter uma produção em potencia máxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *