Saiba quais são os principais processos hidráulicos industriais

Dentro das indústrias os sistemas hidráulicos possuem funções a mais que os sistemas residenciais. Utilizado para multiplicar a força exercida e gerar o máximo de energia a ser usada na execução da função desejada, o sistema hidráulico industrial faz uso de atuadores de fluídos para executar várias funções.

Além disso, os sistemas empregam líquidos sob alta pressão que são distribuídos por toda a máquina e seus componentes com a função de produzir a energia necessária.

Os sistemas hidráulicos ganharam uso e aplicabilidade em grande escala nos processos de fabricação industrial.

Versáteis os sistemas podem ser adaptados e utilizados tanto para pequenas quanto para as grandes fábricas e linhas de produção, a sua crescente utilização se deve ao fato de serem o método mais eficiente para a transferência de energia por meio de pequenos tubos ou mangueiras, até em locais que o acesso é difícil.

Essenciais para muitas empresas, esses sistemas se fazem presentes nas industrias de:

  • Usinagem;
  • Automobilística;
  • Construção civil;
  • Náuticas.

Sendo, dessa forma, importante ressaltar algumas peças e elementos que são importantes para que a hidráulica seja ainda mais funcional e eficiente em seus processos.

Uso das válvulas na hidráulica

As válvulas são desenvolvidas para que o controle do fluxo de líquidos, gases e materiais em suspensão possam acontecer.

Conhecidas como reguladores ou registros elas evitam vazamentos, contribuem com o controle da pressão e também para os processos de liga e desliga de um sistema.

Presente em diversos locais, inclusive e principalmente, no sistema hidráulico, as válvulas são divididas em muitos tipos, os principais agentes para sua distinção são:

  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Natureza do fluido;
  • Forma de acionamento.

Atualmente, os principais tipos de válvulas disponíveis no mercado são muitos.

A primeira delas é a válvula borboleta, aplicada para regular gases e líquidos, são mais aplicadas em sistemas de baixa pressão, com custo acessível, elas são ágeis e recebem um revestimento para que os fluídos corrosivos não danifique a peça, além disso seu acionamento pode ser hidráulico ou elétrico.

O modelo da valvula de retenção é confeccionada e utilizada para evitar o processo de reversão de fluxo. Com funcionamento rápido e automático o fluxo escoa em um único sentido, impedindo o seu retorno em sentido oposto.

Dessa forma essa é uma válvula de bloqueio e não de controle. Ideal para sistemas de vapor, ar, gás de carvão e gás de óleo. Funcionam tanto em alta quanto em baixa temperatura.

Já a valvula redutora de pressão são modelos reguladores que controlam o fluxo de um liquido ou gás de forma automática, equilibrando os níveis de pressão atingidos.

A válvula de bloqueio absoluto é uma válvula de segurança acionada para que os processos de manutenção aconteçam de forma eficiente e sem riscos aos trabalhadores, como nome diz ela faz o bloqueio total dos fluídos.

Tubos e conexões

Essenciais para a composição de todos o sistema hidráulico os tubos e conexões, atualmente há muitos materiais que são utilizados para sua confecção.

Os principais modelos são:

  • Aço carbono;
  • Aço inox;
  • PVC;
  • Cobre.

O modelo de aço carbono é resistente e durável. Transportando sólidos, líquidos e gases eles são aplicados em indústrias petrolíferas, químicas, usinas de álcool e açúcar.

O aço inox tem a vantagem de não oxidar, assim podem ser aplicados em sistemas hidráulicos sem correr o riscos de problemas e danos.

O modelo PVC é o mais comum e serve tanto para correntes de água quente quanto para água fria. Já o modelo em cobre possui uma vida útil maior suportando temperaturas altíssimas.

Eles podem usar em diversos sistemas dentre eles o de caldeiras.

Filtro diesel

O filtro de diesel é utilizado para a proteção do sistema de injeção e do motor contra as partículas de água e demais resíduos presentes no combustível.

As principais consequências são a perda da potencia do motor, desgaste acentuado nas peças, corrosão interna do motor. Além disso, sem o seu bom funcionamento as bombas também são danificadas e o sistema hidráulico pode colapsar.

Uso dos cilindros

O cilindro retorno por mola são utilizados em sistemas de ar comprimido para promover a movimentação ou força necessária ao sistema.

Com fácil instalação e manutenção esse modelo é também o mais seguro dentre os cilindros, pois a s suas molas continuam funcionando mesmo com a queda de energia ou ar comprimido, fazendo com que o cilindro volte a sua posição original.

Com a inclusão de todos os elementos é possível realizar diversos sistemas hidráulicos desde o sistema de pressurização grundfos até os sistemas mais complexos e utilizados na industria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *