Saiba quais são os melhores recursos para não ficar sem energia

A eletricidade foi uma das grandes descobertas da humanidade. Assim como o fogo transformou a sociedade em todos âmbitos como o social, político e econômico, por conta da descoberta de um recurso como a eletricidade que com o passar dos anos foi sendo pesquisada, desenvolvida e trabalhada, a sociedade passou a ter muito mais praticidade e conforto em seu cotidiano.

A eletricidade fez com que houvesse um sistema de iluminação, uma água quente sem que fosse preciso esquentar no fogo, permitiu que os alimentos fossem armazenados nas geladeiras e os alimentos cozidos em fogões elétricos.

Além disso, com o desenvolvimento tecnológico vieram os:

  •  Rádios;
  •  Televisões;
  •  Computadores;
  • Celulares.

Todos os equipamentos listados acima foram desenvolvidos e funcionam com o auxilio da eletricidade.

Para isso foi necessário que alguns processos evolutivos ocorressem. Dentre eles há a fonte de alimentação, que serve para converter a energia elétrica das tomadas para que elas sejam utilizadas nos objetos do cotidiano.

Especificadamente, a sua função é converter a corrente elétrica vinda dos cabos de energias para tensões, correntes e frequências corretas para alimentar os eletroeletrônicos, sistema de iluminação e eletrodomésticos.

Esse equipamento também é conhecido popularmente como conversor de energia elétrica, que também podem funcionar em equipamentos autônimos. Ou seja, objeto com único objetivo de realizar a conversão dos equipamentos em que são inseridos.

Industrias

Além de aplicações em casas e residências, a energia elétrica teve e tem uma grande utilidade nas industrias.

Independentemente da área dela, a energia elétrica está presente, sendo fonte de energia para o funcionamento de muitas máquinas e equipamentos.

Com isso, muitos equipamentos foram desenvolvidos para aperfeiçoar e melhorar seu funcionamento e o direcionamento da carga de energia.

Um dos recursos utilizados é a fonte de alimentação chaveada, uma evolução da fonte linear.

Basicamente, esse modelo tem algumas vantagens como a redução da corrente consumida pelos equipamentos a níveis mais seguros, funcionando como uma chave que se desliga automaticamente quando há falhas elétricas.

Além desse benefício há também a estabilização da energia, evitando ruídos e surtos de tensão elétrica.

Esse equipamento também armazena energia elétrica, semelhante a uma bateria, em casos de queda de energia.

Comparada com a chave linear a chaveada é mais:

  • Eficiente;
  • Leve;
  • Estável – menos produção de calor;
  • Versátil.

Outro recurso que com o passar dos anos foram desenvolvidos são os transformadores. Este item tem como principal função transformar a energia elétrica.

Como sua utilização é frequente o seu desenvolvimento também o é. Assim, há no mercado alguns modelos de transformadores.

Um deles é o transformador isolador trifásico, que funcionam em três fases e são aplicados na transformação de tensão de corrente, elevando a tensão e diminuindo a corrente.

Eles são comumente utilizados em sistemas de iluminação como os da via publica, que recebe a eletricidade da rede de distribuição e a transforma em 110 ou 220 volts.

Já o monofásico é mais utilizado em aparelhos domésticos e são responsáveis por fazer a transformação de energia dos equipamentos a fim de evitar que ele queime.

Assim o transformador 110 220 ou transformador 220 110 serve para converter a energia e evitar danos e acidentes.

Manutenção

Por vezes os equipamentos elétricos, principalmente em fábricas e industrias, precisam passar pelo processo de manutenção preventiva com o objetivo de identificar peças ruins ou falhas antes mesmo que algo ocorra.

Esse processo preventivo gera economia e previne acidentes, principalmente evitando que o processo produtivo seja parado ou prejudicado.

Assim, a manutenção elétrica industrial precisa estar no cronograma das manutenções, visto que sua utilização é constante e necessária.

Por vezes a eletricidade possui falhas que podem danificar os equipamentos. Para que isso não ocorra, as empresas utilizam geradores de energia para manter os equipamentos que funcionam ou dependem de alguma forma da energia elétrica para funcionar.

Além dos geradores, há o no break que serve também como um recurso para manter os eletrônicos funcionando em caso de queda de energia.

Assim, por conta do desenvolvimento tecnológico e das necessidades humanas em viver em uma sociedade que forneça mais qualidade de vida e conforto, os eletrônicos e recursos para que eles funcionem sempre que necessário são constantemente desenvolvidos.

Como reflexo disso, está presente na sociedade cada vez mais recursos e equipamentos que servem como facilitadores, otimizando tempo, energia e recursos para o desenvolvimento de atividades que requerem mais disposição e habilidade no cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *