Qual a função do filtro de ar?

O filtro de ar é um recipiente que contém em seu interior o elemento filtrante do ar, responsável pela absorção das impurezas que passam junto com o ar pelo filtro. É fundamental que se faça periodicamente a troca do elemento filtrante, o qual costuma ser muito barato, mas caso não seja feita essa manutenção constante, é provável que os custos sejam muito maiores. Os contaminantes que mais causam problemas são a água, o óleo e as partículas.

As principais funções do filtro de ar são:

  • Obtenção de ar limpo;
  • Colaboração na vida útil do motor;
  • Controle e economia do combustível;
  • Redução da emissão de poluentes.

O filtro de ar preço é acessível, considerando os benefícios, e é essencial para carros e automóveis, apesar de a maioria das pessoas não se importarem muito com isso. Para que o motor entre em funcionamento, ele utiliza o ar para fazer a combustão. No entanto, o ar que vem é um ar cheio de partículas e impurezas e o filtro serve para eliminar as pequenas partículas e as impurezas que vêm junto com o ar. Dessa forma, ele consegue barrar a entrada de partículas que poderiam danificar o motor do veículo. Além disso, o consumo de combustível é mais aproveitado, já que um filtro de ar sujo dificulta a entrada do ar, piorando assim o rendimento da combustão e consequentemente, o consumo aumenta.

Com o avanço tecnológico, foram desenvolvidos filtros muito mais eficientes

Os filtros convencionais conseguem remover apenas partículas de dois mícrons, no entanto, 80% das impurezas são menores do que dois mícrons, ou seja, filtros convencionais não são pouco eficientes, já que não têm capacidade de absorver a maior parte das impurezas. Existem filtros capazes de remover partículas muito menores, os quais se mostraram muito úteis para várias atividades.

O filtro coalescente foi criado de forma especial para realizar a remoção de partículas submicrônicas de óleo e de água, isso se deve pois ao contrário dos outros filtros, o filtro coalescente Schulz direciona o fluxo de ar de dentro para fora. Os contaminantes são absorvidos pelo filtro e reunidos em partículas um pouco maiores. Essas partículas passam para o lado externo do filtro, onde são reunidas em gotículas maiores e eliminadas pela ação da gravidade.

Os filtros mais modernos utilizam uma tecnologia que no processo de fabricação do filtro varia a densidade dos fios, permitindo a produção de fibras mais densas e fibras menos densas, podendo assim atender a condições mais específicas. Na parte externa é onde ficam as fibras menos densas, enquanto que, na parte interna do filtro se concentram as fibras mais densas. Além disso, o filtro coalescente Schulz conta com poros em sua constituição que reduzem a turbulência do ar, evitando assim que partículas já retidas reentrem. Tudo isso faz com que o filtro coalescente seja muito mais eficiente do que os filtros convencionais, chegando a um nível de absorção de até 99%.

È indispensável também a utilização do filtro no compressor de ar schulz. È muito comum encontrar profissionais que se utilizam de um ótimo compressor de ar, no entanto não dão importância ao filtro de ar para compressor, que é extremamente importante para qualquer tarefa que for fazer uso do ar comprimido. Sem ele, não adianta ter um compressor de ótima qualidade, já que um ar impuro que passa pelo mecanismo vai rapidamente deteriorar a ferramenta.

O ar que sai de um compressor é extremamente quente, sujo e úmido, o que contribui ainda mais para os danos no equipamento, por isso, se faz ainda mais necessária a utilização de filtros nesses equipamentos. Para fazer pintura, por exemplo, é impossível sem a utilização do filtro de ar para compressor, já que as partículas de impurezas do ar iriam prejudicar diretamente o trabalho. Além disso, os filtros utilizados nesses compressores contam com um mecanismo chamado de filtros secundários, os quais podem remover partículas tão pequenas quanto cinquenta nanômetros de tamanho. Eles podem remover odores, fumo, névoa, óleo e até umidade.

Portanto, os filtros são extremamente importantes para diversas necessidades de hoje, desde a utilização em automóveis e motores movidos a combustão, até em ferramentas que se utilizam de ar compressor, fazendo com que os equipamentos que utilizam os filtros de ar tenham uma durabilidade muito maior, além de ter uma eficiência muito maior na atividade em questão que estiver praticando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *