Quais são os serviços de segurança para o trabalho?

O setor industrial é um dos mais perigosos quando estamos falando dos riscos oferecidos por conta do ambiente de trabalho.

No entanto, existe uma enorme variedade de normas e leis obrigatórias que podem e devem ser cumpridas nesse tipo de contexto produtivo com o objetivo de garantir a otimização interna e, é claro, a segurança total de todos os colaboradores.

Por isso, é de extrema importância conhecer o Treinamento de segurança do trabalho, quais são as normas e como algumas das mais importantes podem atuar de forma expressiva e totalmente transformadora na qualidade dos ambientes de produção, garantindo proteção à integridade física das pessoas e também evitando a ocorrência de transtornos e acidentes que podem ser irreversíveis.

Para conhecer mais sobre algumas das normas mais importantes e também sobre sistemas de avaliação que garantem estruturas e edificações absolutamente resistentes e seguras, continue acompanhando o artigo a seguir.

Além disso, confira também os benefícios de se contar com esses métodos protetivos de segurança do trabalho.

Perfil Profissiográfico Previdenciário

PPP Segurança do Trabalho, cuja abreviatura se refere ao termo Perfil Profissiográfico Previdenciário, é uma exigência da Previdência Social a qualquer tipo de empresa, independente do seu ramo de atuação, e vale, portanto, para as indústrias de todos os segmentos produtivos.

Trata-se de um documento de extrema importância que reúne uma série de dados sobre a história laboral do trabalhador, gerando informações necessárias para a compreensão de sua integridade física ocupacional e os efeitos da jornada de produção em sua saúde, por exemplo.

Dessa forma, alguns dos dados que são fornecidos por meio desse documento são:

  • Dados administrativos;
  • Local de trabalho;
  • Emprego anterior;
  • Operações realizadas;
  • Tempo na empresa;
  • Registros ambientais.

Isso sem falar nos resultados da monitoração biológica, que deve ser feita durante todo o período em que o colaborador estiver vinculado à empresa.

Seu objetivo é comprovar, de forma confiável, a situação do trabalhador em caso de requerimento junto aos benefícios oferecidos pela Previdência Social, em especial quando estamos falando de processos especiais de aposentadoria. Além disso, o PPP fornece provas importantes para esse tipo de processo administrativo.

Condições seguras de trabalho: NR 10

Já a Adequação NR10 é um procedimento indispensável no que diz respeito às inspeções e aos ensaios que são feitos de maneira programada e fornecem detalhes importantes sobre as atividades realizadas pelos colaboradores, sempre detalhando ao máximo cada tipo de operação.

É obrigatório, portanto, que esse tipo de adequação conte com profissionais devidamente habilitados para a prestação de suporte quando, ou se, necessário.

Assim, empregados que trabalham diretamente com instalações elétricas podem contar com mais proteção, confiabilidade e segurança nas mais diversas etapas do trabalho, sendo que a adequação deve ser feita à estrutura desde o projeto até em casos de reforma e manutenção.

Garantindo a segurança e integridade física: NR 12

Treinamento nr 12 tem o objetivo de garantir que os trabalhadores possam contar com mais segurança e saúde nas atividades ocupacionais, estabelecendo uma série de medidas preventivas relacionadas tanto com a segurança quanto com a higiene no ambiente de trabalho.

Com a finalidade principal de prevenir acidentes, trata-se de uma fundamentação legal obrigatória direcionada a profissionais que lidam diretamente com eletricidade e torno mecânico, por exemplo. Assim, aborda questões como:

  • Sistemas de segurança;
  • Dispositivos de emergência;
  • Componentes pressurizados;
  • Transportadoras de materiais.

SPDA

Você sabe que descargas atmosféricas atingem a superfície terrestre a todo momento, sendo o Brasil um dos países que contam com maior frequência desse fenômeno?

Como é possível, portanto, que os grande edifícios não sejam afetados por isso? Graças ao Projeto de SPDA, cuja sigla significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Esse sistema conta com a aplicação correta e especializada de itens como os para-raios, de acordo com as demandas de cada edificação, sempre tendo o objetivo de proteger contra as descargas que são provenientes da atmosfera e que podem colocar em risco as instalações elétricas do local e, até mesmo, a integridade física das pessoas.

Por isso, deve ser feito um Projeto corpo de bombeiros eficiente e totalmente voltado ao atendimento das demandas especiais de cada tipo de edificação, o que pode ser feito por meio de métodos distintos.

O mais importante quando estamos falando desse tema é conhecer todas as normas vigentes e contar com recursos e profissionais para que seja possível obedecer a cada uma delas conforme a previsão da lei, já que, em caso de negligência, as consequências judiciais são graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *