Quais os benefícios da automação?

Cada vez mais a tecnologia se incorpora em nossos afazeres. Hoje, em qualquer tipo de indústria ou empresa, facilmente repara-se que uma grande parte dos processos já são automatizados ou funcionam com o auxílio da tecnologia. Já se passou o tempo em que as pessoas faziam serviços exaustivamente repetitivos por horas a fio, a automação tomou conta do mundo industrial.

Hoje, na revolução tecnológica extremamente avançada, já existem robots que realizam certas tarefas de forma prática, simples e muito rápida.

Esse tipo de automação é chamada de Robot Process Automation ou pela sigla RPA. Esse sistema permite que itens computadorizados façam algumas atividades que seriam demasiadamente enfadonhas e cansativas para seres humanos.

Neste texto, iremos abordar mais sobre esse tipo de método e quais são os benefícios que eles trazem para as empresas que os adotam.

Aconselho que continue sua leitura e venha conhecer mais sobre como os avanços da tecnologia tem ajudado a executar tarefas no mundo corporativo.

Robot Process Automation – o que são?

Até há poucos anos atrás, ao se falar em robôs revolucionando os modos e serviços dos negócios era basicamente falar de maquinários auxiliando em tarefas simples no chão de fábrica.

Logo, empresas de pequeno e médio porte ficavam fora dessa automação, devido aos altos custos que esses equipamentos tinham. Dado isso, elas perdiam muito em questão de produtividade e saíam em desvantagem na largada da corrida gerada pela concorrência.

 Mas, com o desenvolvimento de novas soluções em ti e a grande transformação digital que ocorre em nosso tempo, a nossa visão sobre a utilização de robôs no desempenho de serviços no trabalho mudou muito. Essa revolução tecnológica deu espaço para automatização de processos com o RPA.

A chamada transformação digital, termo muito utilizado por especialistas, é a integração das tecnologias presentes em uma empresa.

Essas tecnologias funcionam para que haja um maior e melhor desempenho de certas tarefas, de modo a facilitar as rotinas de trabalho ou até mesmo as tornando totalmente automatizadas.

Se ainda não ficou claro, o RPA é o uso de robot software para que se realizem tarefas e serviços de uma maneira como um humano faria, mas com as vantagens que a tecnologia proporciona.

O Robotic Process Automation é a maneira que se utiliza para automatizar o desempenho de projetos complexos, que são definidos com regras e se obter o mesmo resultado do qual se teria se um funcionário o tivesse realizado.

Esse sistema permite que se introduza dados em um sistema, ele opera aplicações, realiza cálculos complexos, logins e logouts. É algo muito maleável, e pode ser facilmente moldada para alguma tarefa variada e específica.

Em outras palavras, como o sistema é programável, ele permite que se configure para executar funções em qualquer sistema que é baseado em regras específicas.

Vale ressaltar que, existe uma diferença básica entre a automação de TI convencional e os processos realizados pelo Robot Process Automation.

Basicamente, essa diferença se dá porque o RPA está preparado para se adequar as mudanças, exceções e novas situações  impostas nos serviços que ele deve realizar.

Dado isso, existem uma série de longos benefícios que se tem pela adoção do método de automação rpa, vamos ver quais são.

Benefícios

Já definimos aqui o que é esse tipo de automação e, é possível já se entender quais benefícios se pode oferecer para as empresas que adotam este recurso. Alguns desses benefícios são:

  • Precisão e qualidade;

  • Rapidez;

  • Redução de riscos;

  • Economia em custos operacionais.

Precisão

O sistema foi criado para que se possa executar etapas repetitivas e cansativas de serviços corporativos, como cruzamento de dados e preenchimento de planilhas.

Esse tipo de atividade tem uma maior taxa de erro humano, pois estão sujeitas a fadiga natural do homem que interfere no processo. Com os robôs, isso não ocorre, ou seja, esse problema é eliminado por completo.

Rapidez

 Obviamente, robôs não precisam de descanso, logo os processos são realizados de forma dinâmica, rápida e sem pausas.

Redução de riscos

Como já mencionado, os processos se estabelecem de forma bem mais gerenciável, fazendo com que os riscos de não conformidade com o projeto sejam drasticamente reduzidos.

Economia de custos operacionais

Com projetos realizados de forma mais assertiva e em menos tempo, automaticamente os custos serão reduzidos.. Mas ainda há o fator que o robô custa bem menos que a mão de obra humana, o que só aumenta a questão da economia de custos operacionais.

Em suma, os robôs e processos automatizados já se mostram uma grande necessidade. Então, busque pelas empresas de automação corretas para que o processo seja devidamente instalado em seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *