Quais materiais de medida são utilizados na indústria?

Procedimentos que exigem dados precisos e a informação confiável sobre uma série de materiais devem contar com a manutenção periódica para a devida calibração dos equipamentos.

Isso porque, em caso de negligência com essa etapa fundamental, é possível que ocorram prejuízos a diferentes linhas de montagem e produção.

Uma das dicas dadas pelos especialistas, portanto, é estar sempre em dia com a avaliação do maquinário que realiza medições no ambiente industrial. Dessa forma, é possível garantir mais confiabilidades em cada processo executado.

Mas você sabe quais são os equipamentos voltados para esse procedimento tão necessário? No artigo a seguir, saiba mais sobre alguns componentes importantes na edição e alguns materiais utilizados.

Inspeção de qualidade

A Inspeção em vasos de pressão é um dos processos mais comuns quando falamos das operações que acontecem de forma precisa dentro das fábricas e indústrias.

Isso porque ela tem extrema importância para o bom funcionamento de vasos de pressão, de modo que eles precisam ser fiscalizados não apenas para garantir alto desempenho no processo que realizam como também para obedecer às normas legais vigentes no setor.

Mas você sabe o que é um vaso de pressão? Basicamente, esse equipamento contém determinados fluidos que são condicionados a níveis de pressão interna ou externamente.

Desse modo, atuam como reservatórios que possuem distinções entre si conforme os tipos disponíveis no mercado, os modelos, as dimensões do dispositivo e a finalidade para a qual ele é aplicado.

De qualquer maneira, são essenciais para todo tipo de procedimento que utilize fluidos e gases, sendo indispensável no meio industrial.

Por isso, a qualificação do seu funcionamento é necessária para garantir a alta performance das linhas de montagem e produção.

Projetados para resistir a diferentes pressões, esse dispositivo é amplamente encontrado em distintos segmentos para preservar o conteúdo a ser manipulado.

Materiais: medição de pressão em objetos pequenos

O paquimetro é um componente fundamental por ser um dos mais comuns instrumentos de medição para definir dimensões de objetos pequenos.

Composta por uma régua graduada que possui um encosto, esse dispositivo desliza por meio de um cursor para revelar as informações necessárias. Além disso, ele possui dois bicos de medição, sendo que um deles é ligado à escala e o outro ao cursor.

Alguns dos objetos que podem ser medidos por esse aparelho são:

  • Parafusos;
  • Porcas;
  • Tubos;
  • Peças variadas.

Seu funcionamento se dá por meio da aproximação do objeto ao bico superior e, posteriormente, do deslizamento do cursor para a peça se ajustar ao espaço e, assim, a medição ser obtida.

Apesar de ser utilizado para medir pequenas peças, esse aparelho possui diversos componentes, como as orelhas (que podem ser fixas ou móveis), parafusos, trava, bicos, encostos e o impulsor. A escala de milímetros e a haste de profundidade também são componentes desse dispositivo.

Existem diferentes tipos, sendo o Paquímetro digital mitutoyo um destaque por uma série de motivos. Um deles é que seu mecanismo digital oferece muito mais praticidade e precisão, sem falar na ausência de erros e na sua utilidade em controles de estatística. Cada tipo possui uma série distinta de características e pode ser aplicado em uma determinada demanda.

Alguns dos mais comuns são:

  • Paquímetros universais;
  • Paquímetros com relógio;
  • Paquímetros de profundidade;
  • Paquímetros duplos.

Algumas dicas importantes na hora de utilizar esse equipamento de medição são manter o cursor e o encosto devidamente higienizados e, além disso, o posicionamento dos componentes deve estar ajustado sempre.

É importante, ainda, não expor a ferramenta a incidência direta de luz solar. Outras dicas valiosas são não desmontar o aparelho e evitar tanto movimentos bruscos quanto apertos muito fortes ao realizar a medição.

Materiais: Termômetros

Como falar em medição sem falar do termômetro? Esse utensílio faz parte da vida de praticamente todas as pessoas, seja no âmbito do trabalho, como nos variados segmentos industriais, ou no cotidiano, para realizar tarefas como medição de temperatura em caso de suspeita de febre.

Quando falamos do seu uso nas fábricas e indústrias, os termômetros devem ser periodicamente calibrados, garantindo resultados confiáveis na medição dos graus de fluidos, do ar e de outros tipos de materiais. Sendo assim, a Calibração de termometro tem um papel fundamental no sucesso de diferentes linhas de produção.

O mais indicado em qualquer setor e linha é contar com produtos de qualidade garantida, especialmente quando o assunto é medição, pois isso vai assegurar processos mais confiáveis e resolutivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *