Conheça alguns processos do café em indústrias

O café é um dos principais insumos brasileiros e uma das bebidas mais populares no mundo.

O Brasil teve a sua história marcada pelo sucesso da sua exportação de café, que até hoje é considerado um dos melhores do mundo. Entretanto, poucas são as pessoas que conhecem detalhes sobre a indústria de café.

Neste artigo, você vai entender mais sobre os equipamentos usados e os processos realizados. Afinal, existe um longo caminho a ser percorrido até que o café chegue às xícaras de milhares e milhares de pessoas.

Os primeiros passos

Quando se recebe o café dos produtores rurais, o primeiro passo é realizar a torra. Esse processo muda de acordo com o tipo de café, mas, em média, leva até vinte minutos.

Como o material é recebido de diferentes fazendas, é necessário que, para realizar a torra da maneira correta, separe-se esses grãos em grupos.

Avaliando o tamanho do grão, o ano de colheita, o aspecto e outros fatores, são agrupados os grãos mais semelhantes, para que recebam os mesmos tratamentos ao longo de toda a produção. Esses grupos são chamados de blend.

É essencial que se utilize um Moinho de café em uma indústria cafeeira. Como o próprio nome já diz, sua função é moer os grãos de café, normalmente depois de torrados.

Seu funcionamento é muito simples, começando pela aplicação de uma força mecânica para quebrar os grãos de café em prol de formar um granulado não uniforme.

É a primeira fase da produção do pó de café, que será embalado e comercializado.

É possível utilizar um moedor de café pequeno para o uso caseiro e um flat para o uso em comércios, mas nas indústrias é utilizado um modelo mais sofisticado, chamado de moinho cônico.

Possuindo duas lâminas de formato diferente e sendo mais forte, o resultado são grãos de café moídos em maior quantidade e com melhor resultado.

A potência e o tamanho desses moedores são definidos pela produção da indústria.

Um instrumento de precisão muito utilizado no ramo de produção de café é a balança digital. 

Com um visor digital, a balança apresenta o valor da massa de qualquer produto com uma precisão impressionante, mesmo se o que se deseja é medir apenas uma unidade de grão de café.

É importante sempre manter a balança limpa e uma calibração periódica feita por profissionais deve ser realizada.

Observe que a calibração deve ser feita mesmo quando não há nenhum problema apresentado pela balança. Isso porque, graças ao seu alto nível de precisão, não é possível detectar uma medição indevida sem contar com os testes feitos por profissionais.

Contando com material próprio para tal e com tabelas especiais, têm-se um forte grau de certeza a respeito dos valores apresentados pela balança.

Se em uma dessas medidas preventivas for, de fato, encontrado um problema, o conserto balança filizola deve acontecer imediatamente.

Existem empresas que realizam o conserto imediatamente e se deve procurar por esse tipo de serviço, em prol de não atrasar o processo produtivo.

Contar com peças da mesma marca que a fabricante da balança em questão também é fundamental, então antes de contratar os serviços tente ter certeza de que a assistência técnica trabalha com essa marca.

O armazenamento

O granulado oriundo desse processo precisa ser armazenado e o big bag é um item essencial para tal. As características desse saco são:

  • Resistência;
  • Impermeabilidade;
  • Fácil manuseio;
  • Capacidade para carregar grandes pesos;
  • Rugosidade dificulta deslizes;
  • Higiênicos.

Esses sacos, geralmente, contém um furo em sua lateral que serve para a vazão de seu conteúdo, tornando-os mais versáteis. Como são usados em grandes quantidades, serem de material reciclado é um grande diferencial.

Também chamados de saco de rafia, eles são muito procurados em diversas áreas, desde a construção civil até o transporte de insumos.

Isso porque possuem resistência aos raios UV, o que permite seu uso externo sem preocupação de danificação dos produtos. Até mesmo líquidos podem ser transportados em big bags, por conta de sua impermeabilidade.

Por fim, é necessário pontuar que essas indústrias possuem uma constante preocupação com a higiene, manutenção das máquinas e, em geral, cumprimento das regras impostas por diversos órgãos reguladores.

Antes de fechar negócio com qualquer colaborador, essas empresas buscam ter a certeza de que eles também seguem todas as regras e fazem análises dos produtos adquiridos, seja a matéria-prima ou os sacos big bags.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *