Processos de usinagem e detalhamento de peças metálicas

Os processos industriais são variados, com diversas finalidades de produção, utilizando-se de peças e equipamentos nos diferentes tipos de indústria.

Afinal, esse setor é responsável pela fabricação de itens que são utilizados desde os ambientes domésticos, até aqueles que exigem alta resistência, sendo direcionados para atender a produção de bens, serviços, ou compor outras linhas industriais.

Assim, é necessário que os equipamentos usados nas linhas da fábrica sejam otimizados de acordo com o produto que será desenvolvido, bem como com a necessidade e demanda que aquela indústria pretende atender.

Por esse motivo, neste texto falaremos de um dos sistemas mais importantes nas indústrias que trabalham com materiais metálicos: a usinagem.

Além disso, abordaremos máquinas que são efetivas na moldagem de peças metálicas e as ferramentas que atuam na finalização e aplicações de acabamentos para essas peças, citando formas para recuperar e realizar reparos em materiais que apresentarem danos em suas estruturas.

Equipamentos de usinagem

Para iniciarmos, é importante destacar as indústrias de fabricação de peças metálicas.

Nesse tipo de indústria, são utilizadas diversas máquinas e objetos com a finalidade de construir e moldar peças metálicas, de acordo com ideias pré-estabelecidas.

Para a efetivação de estratégias da linha de produção dessas peças, são usados conceitos e equipamentos com a ajuda de técnicas de automação industrial, que consistem na aplicação de ferramentas tecnológicas e computadorizadas a fim de garantir uma produção automática e inteligente, otimizando os processos industriais.

Uma das principais máquinas de moldagem de peças metálicas, construídas por meio da automação, é o centro de usinagem.

Na prática, esse aparato funciona de forma em que as peças que serão moldadas devem ser colocadas em seu interior. Com isso, a partir de movimentos rotativos e aplicações a laser, são realizados cortes na estrutura da peças, modelando-as.

Ao final do processo, as peças são colocadas em moldes previamente estruturados para verificar se a peça está de acordo com o solicitado e se há necessidade de realizar ajustes.

A ferramenta que permite uma maior rotação das estruturas é chamada de torno mecânico. Esse objeto funciona a partir de interações mecânicas, possibilitando a transformação de materiais metálicos em seu estado bruto em peças metálicas geométricas, de acordo com molde colocado.

Para que esse processo seja potencializado, as indústrias passaram a adotar um torno mais moderno, chamado de torno cnc.

O CNC é uma sigla que significa controle numérico computadorizado, ou seja, é uma ferramenta mais sofisticada e tecnológica, fazendo com que o sistema seja controlado por computadores, propiciando um processo mais eficaz e sistematizado, no menor tempo possível, se tornando essencial para a criação de peças com modelos uniformes.

Finalizando a confecção de uma peça

Para o acabamento final e um detalhamento maior no desenho das peças metálicas, são usadas algumas ferramentas indispensáveis para a produção industrial.

Para se ter uma ideia, as furadeiras, por exemplo, que são comuns no uso diário das pessoas, também tem a sua importância no ramo industrial. Esse objeto é vendido no mercado com a função principal de parafusamento de uma estrutura a uma parede, tais como:

  • Armários de cozinha;
  • Estantes;
  • Camas;
  • Prateleiras;
  • Armários de quarto e banheiro;
  • Suportes para televisão.

Contudo, diferente do usual, as furadeiras recebem outras funções nas indústrias. Para isso, são acoplados outros utensílios, como o disco de corte fino para furadeira.

Esse disco faz com que as furadeiras possam executar outro papel, que no caso é o de dar um acabamento final para as peças metálicas, regularizando a superfície, removendo riscos ou debastando o material.

Com isso, a furadeira executa um movimento de giro muito forte no qual os discos fixados na parte extrema do equipamento, que possuem um estrutura cheia de “dentes”, fazem o trabalho de raspagem, permitindo uma finalização mais primorosa para os acessórios metálicos.

Outro equipamento que executa um trabalho de acabamentos é o disco flap para polimento.

Esse item é um pouco diferente do disco citado anteriormente e é aplicado para uma função mais específica, como lixamento, remoção de ferrugens e limpeza das estruturas metálicas.

Ele também é uma ferramenta muito utilizada nos setores industriais, principalmente por conta da sua praticidade e eficácia.

Manutenção de estruturas

Por fim, é preciso dar destaque a um instrumento muito importante na manutenção de objetos metálicos que são produzidos e utilizados.

Nesse contexto, quando um equipamento sofre alguma perda ou deslocamento das estruturas, é necessário que entrem em cena os soldadores, utilizando equipamentos de solda de manutenção.

A soldagem de manutenção se trata de um processo de reparos em máquinas que estão com defeitos, como a desarticulação de uma armação metálica.

Assim, podem ser aplicadas para essa função algumas ferramentas, como máquinas de solda mig, que executam o trabalho de união desses materiais por meio de um processo de arco elétrico e inserção de gases, podendo realizar fusão ou aquecimento desses materiais metálicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *