Práticas importantes para a qualidade da produção industrial

A produção industrial é um dos assuntos mais debatidos no momento, muito por conta da importância que esse setor tem para o mercado produtivo atualmente e também para a população.

Essa importância se dá, essencialmente, pela capacidade produtiva das fábricas, que cada vez mais vão aprimorando seu alcance, aumentando a velocidade de produção e consequentemente, atingindo números nunca vistos antes na hora.

Dentro dessa produção, inúmeros assuntos podem ser abordados, desde a montagem da indústria, a instalação de sistemas, a divisão dos setores, as técnicas aplicadas, o planejamento, as estruturas, as máquinas e os profissionais que trabalham nesses espaços.

Nesse artigo, falaremos de algumas práticas que são determinantes para a qualidade e a segurança das indústrias, principalmente, no setor de produção.

Além disso, apontaremos alguns mecanismos e ferramentas bastante presentes nas fábricas, que compõem uma grande parte dos segmentos industriais, que são bastante variados.

Calibração de equipamentos

Entre as diversas práticas para melhorar a produção das indústrias, a calibração dos equipamentos é uma das mais importantes.

Antes de usar qualquer equipamento ou máquinas, os responsáveis das indústrias dessa área precisam calibrar os equipamentos ou as peças que serão utilizadas, pois, se não, poderiam ocorrer uma série de problemas no local em que ocorre a produção, tais como:

  •  Perda de equipamentos;
  • Quebra dos processos;
  • Prejuízo financeiro;
  • Saúde dos profissionais prejudicada.

Diversos equipamentos precisam dessa calibração constante, sempre antes de serem montados ou utilizados.

A calibração de balanças, por exemplo, faz com que as balanças consigam medir as pesagens de peças e instrumentos de maneira assertiva, determinando valores exatos, evitando que os cálculos feitos se tornem incorretos.

Muitas das vezes a calibração serve justamente para isso: fazer com que instrumentos de cálculos apresentem números corretos durante a medida, seja de peso, de temperatura, tamanho e entre outros.

No caso das temperaturas, por exemplo, os termômetros são muito utilizados, determinando também a temperatura de peças produzidas ou de objetos utilizados nas produções. Dessa forma, a calibração de termometros também é essencial.

Para terminar esse assunto, também podemos falar da calibração de itens que auxiliam nos controles das pressões hidráulicas, muito importante para a injeção de fluidos nas máquinas, papel determinante em diversos setores industriais.

Nesse caso, as válvulas de pressão são as peças mais utilizadas, permitindo que os fluidos sejam injetados de forma segura e sem que ocorra vazamentos. Portanto, a calibração de válvulas de controle também é uma prática que precisa ser aplicada constantemente.

Correções

Além da calibração, é fundamental também que ocorra a correção de alguns problemas estruturais, por menores que sejam.

Muitas vezes ocorre um desalinhamento nas estruturas das maquinas, prejudicando a capacidade produtiva dessas máquinas tão importantes para as operações fabris.

Nesse caso, utilizar algumas ferramentas para que melhore esse alinhamento é essencial e portanto, o acoplamento elástico de borracha, que é justamente uma ferramenta para alinhar pequenas incorreções nas estruturas das máquinas, é indispensável dentro de um espaço fabril.

Manutenções de itens industriais

Para finalizar, é fundamental destacar também as manutenções que ocorrem nas indústrias.

Por conta do trabalho que ocorre nesses espaços, principalmente, nos setores de produção, é natural que algumas estruturas e ferramentas se desgastam com o passar do tempo, necessitando de pequenas correções para garantir a qualidade das mesmas.

Citamos ao longo do tempo, por exemplo, a utilização das válvulas de pressão nos sistemas hidráulicos. Nesses sistemas, a pressão exercida pelos fluidos é bastante intensa, forçando constantemente a estrutura das válvulas e de outros componentes que fazem parte do sistema.

Justamente, por conta dessa intensa pressão, as válvulas são elementos que necessitam de manutenção constante, pois deixar esse item prejudicado, pode prejudicar também todo o restante do processo dos sistemas hidráulicos.

Portanto, a prática de manutenção de valvulas industriais deve ser bem elaborada, pois é assim que vai garantir a qualidade desses itens com o passar do tempo.

Obviamente, existem diferentes tipos de válvulas de pressão. Não são apenas as válvulas dos sistemas hidráulicos que precisam receber as manutenções constantes, mas, por serem as mais importantes, é natural que destaquemos ela de maneira mais efetiva.

A válvula redutora de pressão, por exemplo, é uma das que mais se destacam e, dessa maneira, é indispensável que as manutenções ocorram consistentemente.

Dessa maneira, a valvula redutora de pressão manutenção é uma prática que também precisa ser encarada com seriedade, pois pode evitar uma série de problemas para os espaços industriais e garantir a continuidade dos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *