Por que é vantajoso comprar transformadores?

Os transformadores são fundamentais para uma série de procedimentos dentro dos segmentos industriais, pois eles geram energia e potência de acordo com as demandas de cada atividade.

Sendo assim, é fundamental entender um pouco mais sobre seu funcionamento e ficar por dentro de como a compra desses produtos pode ser muito mais vantajosa quando realizada direto com a Fábrica de transformadores.

No artigo, a seguir, reunimos dicas importantes e informações extremamente úteis quando o assunto são os transformadores de variados tipos. Confira!

O que é um transformador?

Composto por um núcleo e duas bobinas, os transformadores possuem a capacidade de diminuir ou aumentar a tensão de um sistema, por exemplo.

O núcleo é confeccionado a partir do uso de um material imantável, enquanto as bobinas são constituídas de diferentes quantidades de espiras, sendo cada uma delas isolada eletricamente.

A primeira bobina é chamada de primária e a segunda de secundária. Enquanto a primária é a responsável pelo recebimento da tensão enviada pela rede, a secundária é de onde a tensão já sai transformada.

Isso significa que ela sofre uma alteração significativa e, muitas vezes, necessária para os procedimentos dos quais os transformadores participam.

Existem diferentes tipos de transformadores e cada um deles pode ser empregado para uma demanda específica. Sendo assim, o Transformador preço pode variar bastante, mas uma recomendação dos profissionais da área elétrica e industrial é sempre adquirir esses produtos junto a fabricantes, pois isso gera uma redução expressiva de gastos.

Mais adiante, vamos falar sobre as vantagens dessa opção. Antes, no entanto, que tal conhecermos um pouco mais sobre esses utensílios e suas distinções?

Tipos de transformadores

Muitos equipamentos eletrônicos precisam contar com o desempenho dos transformadores, seja na elevação ou na diminuição da tensão de uma rede.

Seu funcionamento é altamente indicado pela sua eficiência e se dá por meio da conexão da bobina a uma fonte de corrente alternada, o que gera o surgimento de um campo magnético que pode variar.

Esse campo magnético variável rompe as espiras da segunda bobina assim que ela é aproximada, o que, junto com o efeito do campo sobre as espiras, cria uma tensão induzida. É através da força magnética, portanto, que a energia passa de uma bobina para outra, já que elas são isoladas entre si.

Entre os principais tipos, que se distinguem de acordo com a composição do núcleo, a finalidade de uso, o número de fases, dentre outros fatores, podemos destacar o Transformador de voltagem e também os transformadores do potencial.

Dessa forma, podemos obter:

  • Transformadores de voltagem;
  • Transformadores de potencial;
  • Transformadores de corrente;
  • Transformadores de distribuição;
  • Transformadores de força;
  • Transformadores elevador e abaixador de tensão.

Transformando o potencial

O Transformador de potencial, ou simplesmente TP, como seu nome é abreviado, é empregado em máquinas cujos valores de potência podem ser alterados.

Seu funcionamento se dá por meio da mudança nos valores de tensão que se direcionam para a bobina primária, de modo que a espira a recebe e a conduz à corrente, também primária.

Uma variação é realizada do fluxo magnético no interior da corrente, sendo ela alternada, e o núcleo ferromagnético é o responsável pela canalização desse fluxo.

Existem diferentes Transformador de potencial tipos, de modo que é importante avaliar as demandas industriais em questão antes de determinar o modelo.

Vale lembrar que, de modo seguro e prático, os circuitos de proteção e controle de subestações, muito presentes nos variados espaços industriais, também podem ser controlados por meio da tensão reduzida do circuito secundário do TP.

Economia e qualidade ao mesmo tempo

O que deixa muitas pessoas em dúvida é como economizar na compra dos transformadores sem comprometer a eficiência desses produtos, já que sua qualidade tem um impacto determinante nos resultados dos procedimentos onde são aplicados.

Dessa forma, a melhor solução é procurar uma Fábrica de transformadores elétricos que tenha boa reputação no mercado e seja capaz de oferecer produtos de alto padrão.

Ao comprar diretamente dela, você estará economizando com as despesas de revenda e ainda poderá contar com a segurança e a eficiência do transformador adquirido.

Além disso, vale levar em conta a opinião de clientes anteriores, observando seu nível de satisfação e a qualidade dos resultados obtidos pelos transformadores comprados. Isso vai garantir, além de mais certeza na compra, a otimização e a segurança dos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *