Perfil: entenda o que significa no mundo da indústria

Conheça os diferentes tipos de perfilados e suas aplicações na indústria e construção civil. Sendo assim, não perca nenhum detalhe do que preparamos para você, e continue com a leitura.

Perfil de aluminio, você sabe o que é? Pela nomenclatura, muita gente não saberá o que de fato é, mas os perfis são materiais extremamente usados em construções e na indústria.

Eles são extrudados do metal por meio de processos industriais, dos quais são realizados com qualidade e resistência em suas diversas aplicações e funcionalidades.

Os perfis são muito utilizados em box temperados e linhas de esquadrias. Na fabricação de móveis, embalagens e na indústria no geral, tem o uso do perfil de forma bem ampla. Cada modelo atendendo uma necessidade ou demanda específica.

 

Aplicação do perfil

O perfil de alumínio, especificamente na construção civil, é muito utilizado em:

  • Formas para paredes de concreto;
  • Andaimes;
  • Vergalhões;
  • Esquadrias;
  • Estruturas de telhado.

Como visto acima, sua aplicação é ampla, o perfil de aluminio estrutural são aqueles que auxiliam na estruturação de edificações, construções ou armações, garantindo sustentação e resistência.

Além disso, também são utilizados em janelas, fachadas de vidro e em guarda corpo de alumínio.  Ele tem alta resistência ao processo de corrosão e tem uma grande capacidade de absorver e resistir  impactos variados.

Por isso, é muito utilizado em segmentos específicos, como o de autopeças, transportes, bens de consumo, maquinários e em toda a indústria elétrica.

Ele, por ser de alumínio, não é inflamável, ou seja, não solta faíscas, sendo uma grande opção para ser utilizado em galpões de indústrias, especialmente onde existam elementos que possam ser inflamáveis, pois não apresentam risco algum de incêndio.

Perfil u

Perfil u dobrado ou viga u dobrada é uma barra transversal, no formato da letra U. Também se destaca por sua versatilidade e aplicação diversificada.

Tem seu uso em construções metálicas do âmbito civil e industrial, pode ser aplicado em construções e obras de pequeno, médio e grande porte.

No mercado, você também encontrará o chamado perfil u dobrado enrijecido, que é feito em rolos de fita laminada à quente. Posteriormente, são submetidos a um processo de conformação a frio. Quimicamente falando, o metal é temperado, chegando ao formato U enrijecido.

Perfilados

Os perfilados seguem a linha dos perfis já citados no texto, mas estes são de aço carbono galvanizado, ou seja, com uma proteção extra contra corrosão e ferrugem.

Amplamente adotado em instalações elétricas industriais ou até mesmo residenciais, de pequeno e médio porte. Também são comumente aplicados em áreas suspensas de instalações, como forro e teto.

São utilizados na distribuição da fiação elétrica e também na sustentação de luminárias e tomada. Você pode notar seu uso em galpões, lojas, escritórios e até shopping centers.

Deste modelo liso, também é possível encontrar no mercado, sua variação com tampa. Pesquise por perfilado liso com tampa e poderá encontrar diversas empresas especializadas nos diversos tipos de perfil, perfilado e etc.

Estes com tampa tem a função de trazer mais segurança ao armazenamento dos cabos, para que não fiquem expostos. Também tem sua função estética, deixando os fios devidamente armazenados, evitando assim exposição.

Perfilado perfurado

O perfilado perfurado galvanizado é a variação dos perfilados citados acima. Este constitui em todo o seu corpo perfurações. Este modelo foi pensado e desenvolvido para permitir a ventilação dos fios e cabos que ali estarão sendo distribuídos.

Além de não enferrujar facilmente, o perfilado perfurado e o liso são opções práticas, inteligente e eficazes. Todos eles são peças padronizadas e intercambiáveis, não importando a empresa ou marca de sua fabricação, ele poderá ser montado com diversas outras peças que estejam dispostas no local.

São vendidos de forma separada, mas podem ser juntados para ter um sistema completo e organizado. Por fim, os perfilados são ótimos para a distribuição de fios e cabos.

Esta explanação sobre os perfis e perfilados será útil para quando surgir a necessidade, você saiba qual opção escolher, e qual delas melhor será utilizada em seu ambiente, seja ele industrial, comercial ou até mesmo pessoal.

Vale ressaltar que, em caso de dúvidas, faz-se necessário um breve bate papo com profissionais especializados, pois somente dessa forma é possível garantir orientação completa sobre cada um dos benefícios e funcionalidades resultantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *