Conhecendo os detalhes sobre peças industriais

A indústria funciona por meio de uma soma de fatores. Para que a linha de produção funcione como esperado, é necessário que uma série de máquinas, ferramentas e dispositivos trabalhem em harmonia.

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre algumas das peças e equipamentos mais importantes.

A automação e a medição

É cada vez mais comum que o chão de fábrica se torne mais independente, ou seja, que não necessite da interferência constante de alguém e consiga se auto-regular.

Obviamente, ainda é necessário que haja pessoas trabalhando regularmente, mas a automação industrial é uma forma de reduzir esse trabalho e aumentar a qualidade dos processos.

Em verdade, sem a automação industrial algumas operações não seriam possíveis ou por acontecerem em zonas de perigo, na qual as pessoas não podem estar ou por exigirem muitas ações simultâneas.

Para entender bem o que é a automação e como ela consegue deixar o maquinário da fábrica mais independente, é necessário saber o que é o Sistema de visão industrial.

Também chamado de sistema de supervisão ou de software de automação industrial. Trata-se de um sistema responsável por coletar dados do chão de fábrica, interpretá-los.

Isto é, colocam-se uma série de sensores e outros instrumentos de medição na fábrica e, então, utiliza-se um Controle Lógico Programável (CLP) para que esses dados possam ser computados pelo software. Então, a partir de uma programação prévia, algumas ações podem acontecer.

Além de ser um sistema muito útil para a auto-regulagem de processos, esse sistema também permite o acesso a um banco de dados valioso para o processo de tomada de decisão dos proprietários da indústria.

Um instrumento pouco usado para a automação, mas muito utilizado para a medição industrial é a balança de precisão. Hoje, essas balanças não apenas pesam, como verificam o peso, possuem opções de calibração interna, fazem a contagem dos objetos que foram pesados e mais.

As mais usadas são as digitais, que possuem um painel que apresenta até oito dígitos. Entretanto, esses equipamentos pedem por alguns cuidados especiais.

As balanças devem estar sempre limpas, pois a presença de partículas de sujeira ou de poeira podem diminuir a sua precisão. Além disso, elas precisam ficar fixadas em um local e não serem movidas constantemente.

Isso significa que se você precisa de uma balança de precisão em dois setores diferentes da sua indústria, você deve comprar duas balanças de precisão diferentes.

É imprescindível que se faça a manutenção da balança regularmente. A manutenção preventiva garante que os resultados da balança são uma reprodução real da realidade e que merecem confiança.

Em casos de problemas identificados, o Conserto de balança deve ser feito seguindo a metodologia recomendada pelo INMETRO e as peças substituídas, em caso de precisar de substituição de peças, devem ser da mesma marca da fabricante da balança.

Peças para aquecimento

Um circuito elétrico consiste na movimentação de elétrons por condutores. Como os elétrons possuem carga negativa, é possível que se gere trabalho através dessa movimentação.

Entretanto, há momentos em que a corrente de elétrons obtém dificuldades para passar, porque há uma resistência no caminho.

Você sabia que a resistencia eletrica é amplamente utilizada na indústria para o aquecimento? O “esforço” feito pelos elétrons para passar por essa resistência produz calor e a indústria aprendeu a se beneficiar disso.

Atualmente, existem resistências dos seguintes tipos:

  • Tubulares;
  • Microtubulares;
  • Coleiras;
  • Planas;
  • Refratárias;
  • Cartuchos.

Elas podem ser feitas de cerâmica, aço inoxidável, fio nicromo e outros materiais. São usadas para aquecer fluidos industriais, em máquinas de solda, em estufas e aquecedores de ar, os usos são muitos.

Como apresentam um gasto de energia elétrica, algumas indústrias buscam alternativas para o aquecimento, como o uso de energia solar.

Para decidir se o melhor para a sua aplicação é uma resistência tubular ou uma do tipo cartucho, procure solicitar a orientação de especialista na área.

Da mesma forma, buscar saber se existe alguma forma alternativa que valha a pena para realizar aquele aquecimento é uma boa ideia.

Por fim, é importante lembrar da importância de trabalhar com fornecedores de confiança. Sempre estranhe preços baixos demais e procure não apenas por produtos de qualidade, mas também pelo serviço de instalação e manutenções.

Encontrar soluções inteligentes é a melhor forma de administrar a sua indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *