Peças feitas em nylon extremamente utilizadas no ramo industrial

O nylon é um polímero muito resistente. É uma fibra têxtil sintetizada em laboratório e seu primeiro uso mais amplo foi em escovas de dente.

Em 1940 foi quando ele mais se popularizou, sendo usado para a confecção de pares de meia e conquistando o público com a sua durabilidade e resistência.

Essas propriedades se justificam na própria composição dessa substância, que possui uma cadeia de carbono muito longa – quanto maior for uma cadeia de carbono mais alta será a sua temperatura de ebulição.

Ao longo dos anos, o seu uso vem se tornado cada vez mais plural. As pessoas sabem que ele está presente nas escovas de dente e no vestuário, mas há muitos outros usos comuns.

Mesmo na medicina, usa-se o nylon para fazer suturas de ferimentos ou cortes. Ele é usado em utensílios de cozinha, carpetes, cordas de instrumentos musicais, muitas são os segmentos que se beneficiam de seu uso.

É possível usar nylon ao invés de metais

Uma abraçadeira é um dispositivo mecânico utilizado para fazer apertos em mangueiras, fixar mangueiras em determinadas posições, no caso do setor industrial, ou fixar cabos e fios, no caso do setor de iluminação.

Esse objeto pode ser feito de diversos materiais, como o alumínio ou o aço, que foram, por muito tempo, as únicas opções.

No entanto, o nylon se destaca na produção desses dispositivos, popularmente chamado de “enforca gato”.

Com uma grande capacidade de aperto e muita praticidade em seu uso, ela aparece nas cores branca e preta, o que está longe de ser apenas um detalhe estético.

As pretas são resistentes aos raios UV, podendo ser utilizadas no ambiente externo sem preocupações.

Esse é o material perfeito para essa peça, porque ela tem uma característica principal de ter um efeito “irreversível”.

Depois de apertar a abraçadeira (também chamada de braçadeira) não há como abrir novamente, o que é ótimo quando se deseja fixar um cabo, mangueira ou fio em algum lugar.

No uso para amarração, é preciso arrebentar o dispositivo quando se deseja abrir.

Uma abraçadeira de nylon tem muito mais qualidade do que se pode imaginar, dentre as suas vantagens estão: resistência a temperaturas altas ou baixas.

Chuva, ao vento, ao óleo (e outras substâncias similares, como a graxa), à água, à abrasão e a solventes; aplicação em materiais variados, possuindo diferentes especificações para cada utilização.

Assim, mesmo sendo um dispositivo simples, ela é essencial para diversos ramos, como o elétrico e o industrial.

A melhor opção para tarugos

O tarugo de nylon pode ser utilizado como componente nas áreas química, elétrica e mecânica.

Também chamado de Poliamida 6, ele pode ser usado em buchas, roldanas, roletes, em engrenagens de máquinas de grande, médio ou pequeno porte e muito mais.

A sua principal característica é a resistência mecânica, ele consegue ser colocado sob grandes impactos e permanecer intacto.

Mais uma vez, é uma opção para substituir dispositivos de metal (alumínio ou aço), mas há muitas outras possibilidades para essa peça: a borracha, o acrílico, o polietileno, o PVC etc.

Ainda assim, o nylon se mostra a melhor das opções, porque seu desempenho é muito satisfatório, muitas vezes sendo aditivado, o que pode somar outras propriedades a ele.

Ao pesquisar por tarugo de nylon preço fica claro que o custo-benefício é um dos principais atrativos para quem escolhe trabalhar com esse material. Mas há uma verdadeira lista de vantagens! Confira:

  • Material autolubrificante;
  • Versatilidade;
  • Fácil usinagem;
  • Material isolante térmico;
  • Resistente a muitas substâncias químicas;
  • Baixo ruído;
  • Possui ponto de fusão elevado;
  • Pode ser aditivado;
  • Resistente a temperaturas muito elevadas (como 110°C);
  • Resistente a temperaturas muito baixas (como -30°C).

Além disso, o tarugo é essencial para determinar a durabilidade de algumas máquinas ou sistemas. Por exemplo, uma engrenagem feita com tarugo de nylon precisa de menos manutenção, pois esse tipo de peça dura mais.

Assim, isso também se torna uma vantagem para o meio ambiente, visto que a necessidade de trocar as peças será bem menor, produzindo menos lixo.

Por fim, é muito popular no mercado industrial um procedimento chamado de injeção em nylon para a produção de peças.

Basicamente, é um processo de moldagens que consegue fabricar peças sob medida, nos mais variados formatos e tamanhos.

O uso mais comum dessa técnica é na indústria automotiva e as produções sempre acontecem em larga escala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *