Peças de alta frequência na indústria

Existem algumas peças que são usadas frequentemente em todos os setores da indústria. Sem essas peças, diversos processos seriam impossíveis.

Você sabe o que elas são, como funcionam e quais as aplicações? Neste artigo, você vai saber mais sobre três itens fundamentais.

Você sabe o que é fuso trapezoidal?

É impossível falar de peças usadas frequentemente na indústria sem falar do  Fuso trapezoidalafinal essa peça é usada em quase tudo o que se faz na indústria.

Basicamente, é um parafuso com formato trapezoidal, cuja principal finalidade é converter em movimento linear um movimento que era circular.

Os trabalhos com esse parafuso geralmente incluem roscas e porcas, que devem ser feitas especificamente para ele.

Talvez o que faça essa peça se destacar tanto na indústria seja a sua capacidade de auto-travamento e de viabilizar a lubrificação das peças que está perfurando.

Ao se escolher um  fuso industrial, deve-se considerar a importância do material de fabricação. É comum que se encontre parafusos de chumbo, mas os mais resistentes são feitos de aço.

O aço inoxidável recebe um tratamento que o protege contra os danos da oxidação, blindando-o contra a corrosão.

Quanto ao tamanho, procure verificar as indicações do fabricante dos materiais ou peça a assessoria dos vendedores de peças industriais.

Saiba mais sobre atuadores

Um Atuador pneumático funciona por meio de ar comprimido.

Muitos são os equipamentos e peças da indústria que se valem de um compressor de ar para funcionar, pois o método é muito eficiente e vantajoso, por exemplo deixando as peças mais leves.

Basicamente, um atuador é responsável por dar a força necessária para que válvulas ou registros se movimentem, regulando algum processo industrial.

Por exemplo, a válvula pode estar servindo para regular a vazão de alguma substância. Alguns exemplos de válvula que podem ser usadas com um atuador pneumático são:

  • Dampers;
  • Borboleta;
  • Esfera;
  • Gavetas;
  • Cremalheira de dupla ação;
  • Cremalheira de retorno por mola.

Entretanto, esse não é o único tipo de atuador que existe.

Os atuadores hidráulicos de pistão também aparecem na indústria em alta frequência e suas funções são as mesmas do citado anteriormente, o que muda é o seu modo de funcionamento.

Ao invés de se valer de ar pressurizado, esse tipo de atuador utiliza uma bomba de água.

A vantagem de escolher um modelo com pistão é que ele possui maior potência e, por isso, pode regular válvulas em sistemas mais pesados.

As peças da tubulação

Quando pensamos em tubulações, devemos pensar em muitos elementos além dos tubos em si.

As conexões e flanges são essenciais para que o sistema tubular funcione e se enquadram em algumas das peças mais usadas nas indústrias.

Flange sobreposto é outra peça com uso ligado a válvulas.

Basicamente, sua principal função é a de evitar vazamentos no sistema tubular, fazendo a ligação da válvula com o tubo.

Essa ligação precisa ser firme e não deve deixar nenhum espaço sobrando e, por isso, escolhe-se a soldagem.

Entretanto, é importante tomar muito cuidado na escolha, porque os flanges sobrepostos não são resistentes o suficiente para sistemas de alta pressão.

Isto é, quanto à temperatura não há motivos para se preocupar, o material permanece intacto, mas a pressão excessiva pode acabar resultando em problemas.

Outra peça essencial em tubulações é a conexão. Como o próprio nome diz, a função da conexão é fazer a ligação de um tubo a outro no sistema.

É necessário ter muito cuidado na aplicação dessas peças, pois as conexões mal colocadas ou danificadas são os principais motivos para vazamentos em sistemas tubulares.

Por isso, além de se certificar de que a fixação é de qualidade, analise bem as suas necessidades antes de comprar o material.

Fatores como a pressão, a temperatura, o grau de corrosão e muitos outros influenciam diretamente no tipo certo de conexão para o seu sistema.

Por fim, vale sempre lembrar de que todas essas peças devem ser usadas por profissionais da área, sempre tomando as precauções necessárias para evitar acidentes.

O processo de soldagem envolve muitos riscos e deve ser feito apenas por profissionais experientes e credenciados, visto que envolve temperaturas altas.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual nunca é dispensável, esteja sempre atento às normas. Além desses cuidados, também se deve estar atento quanto aos fornecedores.

Sempre peça por documentos que comprovem a qualidade dessas peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *