Peças com alto uso na indústria

A indústria é muito ampla, sendo esta uma questão que se reflete nos recursos aplicados, inclusive em sua infraestrutura.

Há algumas peças que são mais comuns neste cenário, como as válvulas, que têm como principal funcionalidade o controle de fluxos de determinados fluidos.

Os fabricantes de válvulas industriais possuem produtos tanto para aplicações em tubulações, quanto em outros equipamentos, como caldeiras.

Há possibilidade de encontrar tipos variados de válvulas, com características realmente divergentes, por mais que a finalidade possa ser semelhante entre algumas opções.

Por exemplo, em sistemas direcionados para o tratamento de fluidos, principalmente que apresentam agentes corrosivos, as válvulas esferas são utilizadas.

Com operação semelhante a este tipo de válvula, existe a opção borboleta, porém, é comumente empregada para o isolamento total do fluxo ou para o controle dos fluidos.

Ainda mais, apresenta um desempenho notável em equipamentos com pressão, como os de combate a incêndio, em especial, por contar com um dispositivo de desligamento eficiente.

Existem aplicações ainda mais específicas, como a válvula injetora e a de pé. O primeiro caso é fundamental para sistemas eletrônicos onde ocorre a injeção de combustível, pois favorece o desempenho dos motores.

Já no segundo caso, a válvula é afixada perto de uma tubulação responsável pela sucção e comporta apenas a passagem de fluxo em um sentido. Por essa razão e por ser resistente, é muito aplicada para o controle de fluidos químicos.

Esses são apenas alguns exemplos, mas se pode observar que a demanda de válvulas industriais atende uma gama notável de aplicações. Diversos setores utilizam esses dispositivos, desde a indústria alimentícia, até siderúrgicas.

O que é filtro y?

Para compreender o funcionamento do filtro Y, interessante citar que no meio industrial comumente existem redes de condução de água, gases e vapor que apresentam sensibilidade a partículas sólidas.

Neste contexto, o filtro desempenha um importante papel de proteção, podendo contribuir até mesmo com a vida útil de equipamentos e válvulas.

Ainda mais, o filtro também pode ser empregado como uma alternativa para eliminação das impurezas no decorrer dos serviços. Para isso, é necessário que uma válvula de descarga seja implantada no dreno.

Por essa razão, se trata de um importante acessório para qualidade do fluido, em especial, ao considerar os limites do diâmetro e da quantidade dos sólidos em suspensão. O filtro pode ser encontrado nos seguintes materiais:

  • Ferro fundido;
  • Aço inoxidável fundido;
  • Bronze fundido;
  • Aço carbono fundido.

É importante citar que este filtro é constituído por meio de uma carcaça que acoplada elemento filtrante, que tem como principal funcionalidade exercer a proteção contra partículas indesejáveis, em especial, quando se tratam de tubulações.

Além das vantagens apresentadas, uso do filtro também pode amenizar paradas e manutenções na indústria.

Principais características do eixo sem fim

Antes de abordar o eixo sem fim, é interessante citar que não apenas esta peça, como muitas outras relacionadas a indústria, são  fabricadas por meio de usinagem, que é um processo ideal para a criação de itens de metal complexos.

No caso desse eixo, a etapa de maior destaque é a fresagem, onde dispositivos são aplicados para o corte de materiais metálicos na face de um objeto ou fora da superfície.

O eixo é ideal para estabelecer conexão em partes variadas de equipamentos mecânicos, viabilizando a articulação. Seu funcionamento consiste em basicamente no movimento criado que se reflete na engrenagem, que consequentemente mantém o impulso de outros elementos.

Por esse motivo, comumente sistemas que exigem maior precisão no que diz respeito a rotação das engrenagens contam com esses dispositivos.

Da mesma forma que outros itens, os eixos podem ser encontrados em tamanhos variados, principalmente em relação ao diâmetro que a rosca apresenta.

Naturalmente, de acordo com as aplicações, determinadas características podem variar, como a quantidade de filetes gerados, assim como a espessura. Por esse motivo, é fundamental que o cliente conte sempre com projetos minuciosos e claros.

Os eixos, assim como outras peças citadas no decorrer do texto, representam apenas uma parte da grande diversidade da indústria, o que apenas reforça a necessidade de que profissionais devidamente preparados sejam responsáveis pelos processos que envolvem a produção, instalação, inspeção e manutenção.

Afinal, processos realizados de maneira inadequada, inclusive com peças incorretas, podem causar não apenas prejuízos, como também acidentes graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *