O que pode ser transportado em paletes?

No âmbito industrial, há inúmeras maneiras de transportar cargas, sejam gasosas, sólidas ou materiais e, até mesmo, maquinários industriais.

Os paletes entram neste quesito logístico, uma vez que são itens fundamentais para garantir a segurança de cargas que precisam ser transportadas de um ponto a outro, dentro ou fora do ambiente fabril.

Em suma, o palete é um equipamento amadeirado ou composto de plástico, que serve para apoiar produtos durante o transporte.

Numa empilhadeira, por exemplo, é usado o pallet de contenção para tambores, pois este auxilia na estabilidade do produto a ser transportado.

Por essa razão, separamos o que você precisa sobre o que pode ser transportado nos paletes. Acompanhe o restante do conteúdo a partir dos demais tópicos.

Cargas secas

Esse tipo de carga é relacionado aos produtos oriundos das indústrias, bem como não perecíveis. Neste contexto, o pallet de plástico pode ser usado sem nenhum problema, pois confere maior higiene frente à madeira, por exemplo.

Confira alguns exemplos de carga seca:

  • Encanamentos;
  • Madeira;
  • Ferragens;
  • Produtos alimentícios;
  • Materiais para construção;
  • Dentre outros.

Durante o transporte, usa-se, na maioria dos casos, a carroceria baú. Este tipo de veículo é útil para transportar caixas grandes, sacos, fardos e demais embalagens e cargas secas.

No caso dos alimentos, a caixa de transporte também é usada e, assim como o plástico, ela é feita de plástico, o que garante maior resistência em cada locomoção de produtos.

 

Cargas perigosas

Este tipo de carga é aquela que apresenta riscos à saúde das pessoas, à natureza, bem como à segurança pública. Além disso, a carga perigosa pode ser líquida, sólida ou, até mesmo, gasosa.

Por conta disso, ao invés do palete propriamente dito, algumas empresas usam a caixa de contenção, que fornece mais segurança para este tipo de carregamento.

Geralmente, esse tipo de transportador fornece:

  • Imunidade contra agentes químicos;
  • Facilidade de higienizar e transportar;
  • Podem ser movimentadas com paletes ou empilhadeira;
  • Possui grade interna removível;
  • Drenagem para escoamento.

Neste sentido, o equipamento de contenção também atua em conjunto com os paletes, oferecendo ainda mais segurança ante aos demais modelos de transporte.

Cargas frágeis

Existem inúmeros tipos de cargas frágeis que precisam de cuidado em cada transporte, especialmente quando são levadas para compradores. Confira alguns produtos que entram no contexto de cargas frágeis:

  • Vidros;
  • Cristais;
  • Louças;
  • Espelho.

Além disso, eletrônicos e eletrodomésticos também entram no quesito de produtos frágeis. O palete, por sua vez, é usado para garantir estabilidade dentro do veículo transportador.

Ou seja, manter um desses produtos em cima da placa de palete impede que este escorregue dentro do caminhão, por exemplo.

 

Cargas vivas

O transporte de cargas vivas envolve a locomoção de animais. Esse tipo de transporte é bastante minucioso, pois exige muita atenção do motorista.

Neste contexto, o palete também é usado para garantir aderência dentro da caçamba do veículo utilizado.

Além do mais, é importantíssimo que haja ventilação para os animais, para que nenhum problema ocorra durante a locomoção. Ainda assim, os bichos também podem ser transportados em containers, caixas ou carretas para cavalos.

 

Cargas indivisíveis e de grande porte

Em suma, as cargas indivisíveis e de grande porte são compostas por peças ou maquinários industriais pesados, que apresentam dimensões amplas e peso acima do estabelecido pelo código de trânsito brasileiro.

Entram nesse quesito: vagões, transformadores, máquina de uso industrial, guindastes e máquinas do setor agrícola. Em contrapartida, o palete é usado para evitar que essas cargas se movimentem durante a viagem.

Por isso, o equipamento é muito procurado e adquirido no setor industrial, embora seja pequeno e de baixo custo.

Além disso, é imprescindível ter cuidados especiais no carregamento, manuseio do produto e descarregamento no local de destino.

Cabe destacar que o transporte dessas cargas requer o uso de veículos especiais com capacidade de carga, dimensões, estrutura, suspensão e direção adequadas para o serviço.

 

Mudanças

Durante a mudança de uma residência para a outra, o palete pode ser de extrema importância. Isso porque a ferramenta é capaz de acoplar inúmeros mobiliários, equipamentos e caixas, especialmente quando o conteúdo é frágil.

Geralmente, o veículo usado é o caminhão baú, que possui grande espaço para transportar inúmeros produtos de uma só vez. Sendo assim, ter paletes por perto é garantir a segurança e integridade de todos os materiais da mudança.

Estes foram os itens que podem ser transportados por paletes em qualquer setor do mercado. Lembrando que o equipamento conta com ótimo custo benefício, podendo ser encontrado na forma plastificada ou amadeirada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *