Produtos industriais: bombas e medidores de vazão

É sabido que a indústria atua na produção de variadas peças, que serão importantes tanto para procedimentos internos como para setores externos. É importante destacar que diversos produtos que estão dentro da indústria são confeccionados de modo a atender outros segmentos, como é o caso da indústria automotiva, de alimentos, têxtil, entre outras.

Um desses equipamentos que é produzido dentro da indústria, mas que pode ser fundamental em outros setores é a bomba centrífuga.

Esse tipo de bomba consegue realizar diversas ações dentro da indústria e, por isso, este artigo vai trazer mais detalhes sobre seu funcionamento, assim como de outros produtos que são importantes nesse processo.

Não deixe de conferir mais informações acerca de itens essenciais na indústria e serviços como um todo nos tópicos a seguir.

Utilização da bomba centrífuga e sua importância no processo industrial

A bomba centrífuga é um equipamento importante para a transferência de materiais líquidos, podendo ser utilizada dentro da indústria para bombear altas vazões, assim como ser aplicada em atividades domésticas.

Além disso, essa bomba consegue:

  • Transferir energia para os fluidos;
  • Gerar uma pressão que atua na sucção;
  • Bombear em diferentes velocidades;
  • Transferir fluidos limpos dentro do processo.

Além disso, no caso de precisar bombear alguns agentes que sejam químicos e agressivos, ou no caso de precisar bombear água, esse tipo de bomba consegue realizar sua ação de modo correto, separadamente e de forma correta.

Vale destacar que para cada tipo de ação necessária, existem diversos tipos de bombas que são especializadas e desenvolvidas para atender de modo específico cada tipo de segmento ou ação necessária.

Outro tipo de bomba bastante interessante, dentro desses modelos que podem ser citados, é a motobomba centrifuga.

Esse tipo de bomba é importante por atuar de modo elétrico na circulação de diversos fluidos que são de refrigeração. Esses fluidos circulam em objetos cilíndricos, tanto de motores como de máquinas.

Além do uso das bombas, existem outros materiais que são importantes dentro da linha de produção. Por conta disso, esse artigo vai trazer exemplos de materiais que são utilizados dentro desses processos. Confira!

Tipos de medidores de vazão dos processos industriais

Um dos materiais de extrema importância dentro dos processos industriais são os medidores de vazão. No entanto, existem vários tipos de medidores de vazão que tem como objetivo a obtenção de uma medida do fluxo ou, como o próprio nome já diz, da própria vazão.

Para atuar nessa medição, diversos elementos podem ser utilizados, desde a verificação do fluxo de elementos líquidos como no caso de gases, por exemplo.

Além disso, vários outros materiais podem ser medidos, como é o caso de combustíveis, além da verificação de temperatura e da pressão (tanto dos fluidos como dos gases), visando que os processos sejam mais acertados e produtivos.

Essa vazão pode ser alterada de acordo com a mudança de alguns deses fatores, como é o caso da pressão e da temperatura. Isso porque ter essa medição, assim como sensores, ajudam a detectar essas alterações para que os processos sejam mais produtivos e possam ser otimizados de acordo com as especificações do momento.

O medidor de vazão ainda pode funcionar por meio de processos físicos e químicos, como campo eletromagnéticos ou a passagem de corrente pelas bobinas. Assim, investir no uso e compra desses materiais é apostar em eficiência para os processos necessários.

O medidor de vazão de água, como citamos acima, é um dos mais comuns dentro dos processos industriais e, até mesmo, em outros segmentos no mercado, podendo estar presente até nas residências.

Com isso, esse medidor pode auxiliar em processos de construção, instalações hidráulicas ou até mesmo para detectar a presença de vazamentos.

Outro material bastante interessante nesse contexto é a torneira boia latão. As torneiras estão disponíveis no mercado em diversos modelos e segmentos, sendo integrante do sistema hidráulico para o despejo e controle da água.

A torneira boia latão possui alguns diferenciais e não é utilizada nas residências. Esse tipo de torneira é indicada para locais de baixa pressão, assim como para o uso com água fria.

Ou seja, cada tipo de material que citamos neste artigo conta com um segmento de atuação específico. Por isso, cabe a cada cliente ou indústria verificar qual é a demanda e as suas reais necessidades, com o objetivo de evitar a produção ou compra de materiais que não serão utilizados nos processos. Conhecendo os materiais, é possível apostar em mais eficiência e maior resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *