Os equipamentos hidráulicos utilizados na indústria

Um projeto de automação industrial envolve a parte dos equipamentos da hidraulica, pois a condução de fluidos, principalmente água e gases fazem parte dos principais recursos usados na cadeia produtiva.

Por isso, é preciso otimizar e destinar esses recursos de forma correta.

A estrutura hidráulica em uma indústria é formada pelos projetos elaborados para obter, usar e destinar a água e outros fluidos.

Esses processos podem realizados por meio de diversos itens, como:

  • Tubos;
  • Mangueira;
  • Filtros;
  • Reservatórios;
  • Motores;
  • Cilindros;
  • Bomba hidraulica;
  • Válvulas hidráulicas.

O projeto hidráulico deve ser feito com base no projeto elétrico da indústria, planta, disposição dos equipamentos e máquinas, entre outros aspectos importantes.

O investimento nesse tipo de projeto é de suma importância, pois auxilia em fatores como: aumento da produtividade, mais agilidade, inovação da planta industrial, aumenta a competitividade, adapta a novas tecnologias, torna o processo produtivo mais preciso, além de se adequar às normas internacionais de qualidade.

 O projeto de hidráulica industrial, assim como outras questões que envolvem a automação, deve ser idealizado e executado por um engenheiro industrial, pois ele é o profissional capaz de entender as necessidades de cada cliente e adaptar o projeto à realidade daquela determinada indústria.

O motor é um dos principais elementos de uma indústria que pode ser de diversos modelos e ter diferentes objetivos.

Um deles é o Motor hidráulico que usa a energia da água em movimento para transformar em energia mecânica.

Este recurso ficou amplamente conhecido por oferecer elevado nível de resistência e excelentes resultados com relação a durabilidade.

Mas hoje, é possível também contar com outros recursos essenciais, dos quais são projetados para cenários específicos.

Já a Conexão hidráulica é um sistema formado por porcas e anilhas e que juntam os tubos de uma rede.

Nessa rede, normalmente se passa algum tipo de fluido industrial que é de necessidade extrema para utilizar alguns equipamentos que compõem a indústria.

Automação na indústria

Todas as indústrias, independente do segmento em que atua, necessita de diversos tipos de máquinas e equipamentos para garantir a produção satisfatória de seus produtos.

Os serviços de automação industrial são responsáveis por garantir uma produtividade maior, com mais eficácia e agilidade nas indústrias.

Cada equipamento de automação industrial é desenvolvido de forma a atender as necessidades específicas de cada cliente, principalmente em relação ao espaço que aquela indústria dispõe, qual a produtividade, quais são os tipos de maquinário necessários, ou seja, é um serviço totalmente personalizado.

Além disso, a automação industrial também contribui com a redução dos custos de uma industrial, pois, normalmente, o serviço que precisava ser desempenhado por vários operadores consegue ser suprido por meio da automatização.

Por meio dos equipamentos de automação, os processos são otimizados. Uma máquina consegue executar um determinado serviço para o qual ela foi programa e, ainda, efetuar correções necessárias durante o processo.

Dessa forma, há uma transmissão mais rápida de informações, e também há uma redução no número de erros e perdas da produção, garantindo, consequentemente, uma eficácia maior.

 Os produtos passam a ser produzidos de maneira simples, mais rápida e possuem mais qualidade. A automatização não influencia apenas na substituição do trabalho manual.

Como ela consegue aprimorar o processo produtivo dos produtos, ela acaba trazendo também mais segurança tanto para quem trabalha na indústria quanto para quem vai consumir o produto final.

A combinação da inteligência humana com o desempenho preciso de uma máquina faz com que o trabalho final seja muito melhor.

Os benefícios são para todos, seja para a própria empresa ou para o consumidor final. Os produtos ficam mais acessíveis em relação ao preço e acabam tendo uma qualidade superior.

Inspeção periódica nos vasos de pressão

A inspeção em vasos de pressão  é recomendada que seja realizada antes de começar a funcionar. As empresas devem tomar cuidado com essa inspeção, pois caso ela não tenha sido feita, isso pode acarretar em multas.

Um vaso de pressão é um equipamento que possui fluídos sob pressão interna ou externa, ou seja, são reservatórios que possuem capacidades, tipos e funções distintas, mas sendo todos fundamentais nos processos industriais que utilizam fluídos e gases.

Eles são feitos de forma resistente as pressões internas, que possuem valores diferentes da pressão normal do ambiente.

Por serem itens que podem causar acidentes, eles precisam ser projetados, fabricados e operados obedecendo a várias normas regulamentadoras.

A inspeção periódica dos vasos de pressão também é obrigatória, com base na Norma Regulamentadora NR-13, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *