Os benefícios dos equipamentos 3d na indústria do plástico

O setor industrial é fundamental para as atividades nas cidades, pois, os serviços de produção ajudam as pessoas criando postos de trabalho e gera diversidade de produtos que são utilizados em várias situações, facilitando a realização de tarefas diárias importantes, seja no ambiente profissional ou fora dele.

A indústria de plástico é muito importante para a sociedade, pois, diversos utensílios, peças, embalagens e coisas são produzidas com essa matéria-prima.

Nas empresas que trabalham com esse material, o processo de injeção plástica é muito comum, já que facilita a criação de moldes que são usados para a fabricação de diversos itens.

Como são feitas as peças e produtos plásticos?

Existem diversas empresas de injeção plastica SP que executam esse processo com o plástico, pois, esse método é muito vantajoso para as firmas, devido a grande quantidade de moldes que podem ser feitos diversos produtos plásticos.

A injeção plástica é um processo que agrega flexibilidade aos itens produzidos. As peças produzidas nos procedimentos de injeção são usadas em:

  • Automóveis;
  • Brinquedos;
  • Eletrodomésticos;
  • Equipamentos médicos;
  • Eletrônicos;
  • Equipamentos para agricultura;
  • Utensílios domésticos.

Para realizar os serviços de injeção e atividades relacionadas aos plásticos, é muito importante executar a etapa de ferramentaria de moldes plasticos, que consiste em fazer o projeto e confecção dos moldes que são utilizados no processo de injeção.

Com a evolução tecnológica, os serviços de criação dos moldes, os projetos podem ser feitos com equipamentos 3D que agilizam o processo.

A produção só começa depois que os técnicos e especialistas em ferramentaria de moldes elaboram os desenhos e amostras com as especificações de tamanho e detalhes importantes para a produção.

Depois da criação de esboços, o processo de digitalização é executado. Para fazer esse essa tarefa, é necessário que a empresa tenha um scanner.

Nesse momento, algumas dúvidas podem surgir sobre esse equipamento e como ele funciona. A grande questão que é: o que é escanear?

Escanear é um procedimento que consiste em tirar uma cópia em uma máquina, um scanner, que possui um laser e faz a leitura de um papel ou documento.

Depois de escanear, a pessoa pode escolher entre criar mais cópias ou digitalizar o documento, imagem ou papel em questão. Quanto mais tecnológico o scanner, mais rápido e a digitalização dos moldes pode ser feita.

Investimentos nos serviços de scanner 3D é muito importante para garantir rapidez e precisão, pois, os equipamentos modernos e a tecnologia estruturada permite que a captura das imagens e dados seja ágil e eficiente.

Outro ponto vantajoso desse serviço é a precisão, ou seja, o tipo de equipamento usado varia de acordo com as necessidades da empresa.

Pesquisar informações e valores deste serviço é uma forma de conseguir fazer a digitalização dos moldes e assim investir na produção.

Os benefícios dos equipamentos 3D na produção de produtos plásticos

A prototipagem é muito importante antes de realizar a impressão dos moldes, pois, o protótipo consiste em realizar testes para verificar a funcionalidade do molde e peça, ajudando a reduzir custos de produção.

Com a tecnologia do scanner 3D o processo de digitalização dos projetos da empresa pode ser feito de forma simples, prática e consegue enviar para a nuvem o projeto, que fica bem guardado, para que o profissional consiga fazer possíveis alterações em um software que ajude no momento de executar a fabricação das peças.

A criação das peças em plástico em algumas empresas são realizadas com as impressoras tecnológicas. As impressoras usadas nas empresas são muito diferentes das que são usadas nas gráficas e nas residências.

Na indústria do plástico, as companhias para conseguirem produzir as peças e moldes a impressora 3D é o modelo mais indicado. As impressoras 3D criam objetos a partir de um modelo digital feito em um computador.

O projeto depois de pronto deve ser enviado ao software da impressora para que a criação da peça seja iniciada.

O funcionamento dessas impressoras acontece graças ao injetor de matéria, composto por filamentos de plástico, que emite luzes e molda o material. As aplicações mais utilizadas nas empresas são: fundição a vácuo, moldagem por injeção e fusão a laser.

Os modelos de impressoras disponíveis no mercado são de: extrusão, sintetização seletiva, por luz, sintetização a laser e estereolitografia.

Portanto, pesquisar o custo de todas as opções é essencial para conseguir escolher um modelo que ajude na produção, com qualidade, proporcionando excelentes resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *