O uso do compressor de ar na indústria

O compressor de ar é altamente útil. Ele está presente em uma dezena de setores e é aplicado numa diversidade grande de serviços que vão desde o âmbito residencial, até mesmo ao industrial.

Junto da água e da energia elétrica, o item mais utilizado em setores industriais, é justamente o ar comprimido, que nem sempre é lembrado e devidamente reconhecido, porém, é ele que realiza diversos serviços e movimenta as principais ferramentas e máquinas industriais.

Agora que você já sabe da importância do compressor ar, lhe convido a continuar a leitura para se aprofundar mais no assunto.

Neste texto, iremos abordar um pouco sobre como este equipamento se mostra útil na indústria e como ele é devidamente aplicado no serviços e na produção industrial.

O compressor e sua importância

Que ele é utilizado em larga escala em diversos setores, você já sabe, porém, é no setor farmacêutico e alimentício que sua importância se mostra vital e altamente indispensável.

Através dos compressores e sua geração de ar comprimido de real qualidade, que se consegue eliminar qualquer possível risco de contaminação na produção e manuseio dos alimentos.

É com ele, isento de óleo, que se evita também, o risco de contaminação em ambientes odontológicos, químicos ou mesmo em processos que se mostram de alto risco.

Para que você entenda bem, daremos-lhe uma breve contextualização histórica de seu uso.

A sua aplicação é destaque desde a Revolução Industrial, por companhias que eram dedicadas exclusivamente para a produção da Unidade compressora data da metade do século XIX, quando iniciou-se e fundou-se as primeiras compressora e seus itens.

Seu uso começou em processos de perfuração de rochas e pedras, por volta do ano de 1860.

Hoje, os compressores de ar e seu produto (o ar comprimido) continuam garantindo o lugar de destaque no desenvolvimento de tarefas comuns na indústria, sendo aplicado de forma fundamental na movimentação das máquinas da construção civil, no âmbito da navegação, aviação, exploração mineral, siderurgia, dentre muitas outras.

Trazendo um pouco mais para nosso cotidiano e atividades rotineiras, é com o uso desse equipamento que se dá o funcionamento de britadeiras, abertura e fechamento de portas de trens e metrôs ou mesmo em suas funções em consultórios odontológicos.

O ar comprimido exerce muitas vezes, a função de substituto da energia elétrica. Sua utilização também é comum em políticas energéticas daquelas empresas e companhias que têm como meta, a diminuição do consumo de eletricidade, principalmente em tempos de crise.

E esse consumo não tende a ser pouco, estima-se que o consumo de energia elétrica pelo setor industrial, chegue em até 40% de todo o consumo do país, ou seja, a utilização do ar comprimido para esses fins deve ser visto com bons olhos.

Em síntese, ele funciona para os seguintes objetivos:

  • Realização de pintura;

  • Limpeza de objetos e locais;

  • Funcionamento de equipamentos;

  • Calibragem de pneus e enchimento de balões.

O compressor e seus tipos

Ao se Comprar compressor de ar, o indivíduo ou empresa está optando por um produto portátil, versátil e realmente compacto, que está adequadamente pronto para desempenhar qualquer tipo de serviço, podendo ser encontrado em versões de baixa ou alta pressão.

Cuidados e manutenção

Por motivos de umidade relativa do ar, se dará a presença de água no sistema da máquina, o que por ocorrência pode vir a provocar, em médio ou longo prazo, a corrosão de suas mangueiras ou de suas ferramentas.

Por esse ou por outro motivo, é sempre aconselhável que se consulte uma assistencia tecnica, para evitar problemas relacionados e uma possível perda do equipamento, além de manter a eficiência do compressor e a qualidade do ar que ele produz.

Segurança

O ambiente industrial é um local onde a circulação de pessoas é alta e constante, dado a isso, é necessário que sempre se tenha os cuidados necessários para que se mantenha a segurança destas.

Dado isso, a Inspeção industrial é um item fundamental para que se acerque as devidas condições dos equipamentos e da estrutura em si.

No âmbito do compressor, deve estar claro que, independentemente da pressão que a mangueira esteja exercendo, o usuário da máquina deve fique atento às normas de segurança.

Por exemplo, utilizar o dispositivo anti chicoteamento é sempre uma prioridade. Isso impede que as mangueiras realizem bruscos açoites, chegando a lesionar alguém.

O compressor é altamente útil e necessário em diversas funções. E para quem busca um equipamento como esse, é bom lembrar que há opções do compressor usado e também do novo, cabendo à você decidir qual o ideal para sua casa ou empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *