O que é preciso para montar uma cozinha industrial?

Saiba qual o procedimento necessário para montar uma cozinha industrial eficiente e aumentar a produtividade do seu negócio!

Um dos fatores mais importantes para se montar uma cozinha industrial que atenda as demandas do seu negócio, é um bom planejamento.

Uma cozinha desse tipo, se bem disposta e equipada, não só faz com que os alimentos sejam preparados rapidamente e de forma higiênica, como também faz com que a produtividade da equipe que trabalha nela aumente significativamente. Ela é comumente instalada em bares, restaurantes, churrascarias, sorveterias, lanchonetes e outros estabelecimentos que exigem dinâmica na hora do preparo dos mais variados tipos de comida.

Como montar uma cozinha industrial?

Dito isso, vejamos agora quais os utensílios que você precisará para ter a sua cozinha industrial.
Para começar, uma boa ideia é digitar nas ferramentas de busca da internet “fritadeira industrial preço”. Como esse é um dos aparelhos principais da cozinha, vale a pena fazer uma pesquisa detalhada para ter um equipamento de qualidade e economizar na hora de adquiri-lo.

Outro fator primordial se refere aos setores da cozinha: é de extrema importância que ela contenha uma área acessível, onde os produtos possam ser recebidos e distribuídos rapidamente aos funcionários; um espaço dedicado ao cozimento de alimentos, onde se localizarão a fritadeira industrial, o fogão, o forno etc.; armários para guardar ferramentas, como panelas e talheres; área com freezer, geladeira e despensa, para armazenar de forma adequada os alimentos, de acordo com a necessidade de cada um deles; e, claro, um vestiário, um banheiro e uma copa, para garantir o conforto dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade do seu trabalho.

O sistema de exaustão para cozinhas industriais

Tenha em mente que você precisará de um sistema de exaustão industrial efetivo, para assegurar que gases de letalidade sejam removidos do ambiente em que os operários da cozinha trabalham. Além do mais, esse equipamento visa garantir que, na hora do preparo da comida, ela não seja contaminada por nenhum tipo de gás tóxico que possa não ter sido filtrado na cozinha.

O exaustor de cozinha industrial é uma ferramenta fundamental ao preparo de uma cozinha desse porte. O preço de exaustor é estabelecido de acordo com fatores, como: a durabilidade do aparelho; o ano de fabricação; sua marca, etc.

O tamanho da cozinha estilo industrial

É claro que as dimensões de uma cozinha, nesse estilo, dependem do tamanho do seu negócio, bem como seu horário de funcionamento. Sim, estamos nos referindo ao layout da cozinha. Além de ter em mente as áreas básicas listadas acima, é primordial, também, que você leve em conta:

  • O tamanho da sua equipe (quantos funcionários trabalham nela, e quantas horas por dia)
  • O espaço para locomoção (embora ambientes grandes sejam sinônimo de maior custo, é imprescindível que haja uma boa área para a locomoção dos colaboradores na cozinha, isso facilitará muito seu trabalho);
  • Um depósito para colocar produtos de higiene também é primordial . Ademais, um ambiente limpo é agradável e saudável para todos;
  • Qual seu plano de negócio? Se você tem certeza de crescimento a curto prazo, vale a pena investir em uma cozinha maior. Assim, você evita o exaustivo e caro processo de mudança de sua cozinha, de um lugar pequeno para um maior.

Exigências legais

E não se esqueça: para abrir qualquer tipo de negócio, é preciso seguir as leis e estar com a documentação em dia! São diversos registros que você precisará para tornar a sua empresa legal. O Registo na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria da Fazenda e no Sindicato Patronal são apenas alguns deles.

  1. Solicite, também, o Alvará da Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal da Saúde.
  2. Pesquise, ainda, se existe alguma lei específica para o tipo de negócio que você pretende abrir na região.
  3. Por último, trabalhe com um sócio: ter ajuda e suporte na hora de começar do zero pode fazer toda a diferença!

Pronto! Agora você já tem uma ideia de como montar uma cozinha do tipo industrial e de como começar a lucrar com o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *