O que é galvanização?

Você se lembra das aulas de química no Ensino Médio, onde o professor ensinava os processos de eletrólise ígnea ou aquosa e ninguém achava que aquilo seria útil no decorrer de sua vida? Pois bem, na verdade são processos muito úteis.

O processo de eletrólise é responsável por deixar um material galvanizado, ou seja, a eletrólise é responsável pelo processo de galvanização.

O que é a galvanização?

A galvanização consiste em revestir um determinado metal por outro metal, muitas vezes o Zinco. Isso tem diversas e importantes utilidades, tais como:

  • Aumentar a resistência à umidade;
  • Aumentar ou diminuir a condutividade elétrica;
  • Aumentar a resistência do material a temperaturas maiores;
  • Facilitar no processo de soldagem;
  • Diminuir o atrito;
  • Embelezar o material.

É um processo extremamente comum no mundo, pois serve para aumentar a vida útil de vários metais. O aço galvanizado com zinco pode demorar muito mais para ser corroído, mesmo em um ambiente de uma sala fechada, com uma piscina aquecida em seu interior, onde a umidade do ar é extremamente alta.

Exemplos de produtos galvanizados no cotidiano

Vamos mostrar aqui alguns exemplos de produtos galvanizados, para que fique mais clara a utilidade da galvanização em nosso cotidiano.

A começar pela chapa galvanizada, sua utilidade consiste em poder ser usada na indústria para produção de painéis e, principalmente, na produção de aparelhos de ar-condicionado ou outros aparelhos domésticos em geral. Na construção civil, pode ser utilizada na fabricação de telhados e diversos tipos de material de construção.

Também é amplamente utilizada no setor agrícola, na construção de silos. Além desses setores, sua boa capacidade térmica, possibilita que seja usada na construção de tanques para a criação de animais aquáticos. A chapa galvanizada possui outra grande utilidade, que é o isolamento acústico de ambientes.

Sua capacidade de embelezamento, também é reconhecida e, devido a esse fato, muitas pessoas a utilizam em fachadas de estabelecimentos comerciais.

Existem também outros produtos galvanizados, amplamente utilizados em nosso cotidiano. O tubo galvanizado é um deles. Sua maior utilização se dá na produção de barras, portões de todos os tipos (residenciais, comerciais, industriais), grades, alambrados e esquadrias, etc.

Por se tratarem de coisas que permanecem, geralmente, expostas a céu aberto, é vital que passe por um processo de galvanização para oferecer melhor resistência à corrosão, que pode ser forte conforme o nível de chuvas e de Sol que aquela região costuma receber.

Além desses exemplos citados, em que é utilizado o tubo galvanizado, este pode ser também visto em sistemas de transferência de líquidos, nas usinas de açúcar e álcool, pois ele resiste à corrosão mesmo durante a passagem agressiva de líquidos.

Outro setor industrial que se utiliza dele, é o das indústrias químicas e petroquímicas, pelo mesmo motivo das indústrias de açúcar e álcool.

Ele está presente até mesmo na construção civil, nas redes de esgoto e água de prédios e de indústrias.

O último produto que exibiremos aqui, se trata da tela de arame galvanizado. É amplamente utilizada no cotidiano, por conta de seu baixo preço e sua grande utilidade. Esse tipo, é popularmente conhecido como telas para cerca e faz

justamente a função de cercar um local ou evitar acesso ao mesmo. Como cerca, pode ser utilizada, por exemplo, como alambrado de quadras esportivas.

Nesse caso, em específico, não é utilizada necessariamente para restrição de pessoas à quadra, mas sim, para evitar que durante algum evento esportivo com bola, esta não seja jogada para longe e se mantenha no perímetro da quadra.

Mas, em muitos outros casos a tela de arame galvanizado, tem por utilidade a restrição do acesso a locais privados. Pode ser usada para barrar a entrada de pessoas em sítios, fazendas, locais que estão fechados ou não permitem acesso daqueles que não são funcionários.

Em alguns casos, há pessoas que compram essas telas para cobrir o portão de sua residência (caso este seja transponível), contra a entrada de gatos e cachorros de rua.

Novamente, a função da galvanização se dá para evitar a corrosão desses objetos que citamos, pois ficam expostos ao tempo e sujeitos à ação das chuvas e do Sol, além de outras intempéries.

Você agora já deve ter uma noção da importância, do processo de galvanização no dia a dia, sabendo de suas utilidades mais fundamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *