O que é e qual a importância da usinagem?

Dentro de indústrias do mundo inteiro, a Usinagem de peças SP possui importantes funções, principalmente na elaboração de peças que são encaminhadas para finalidades distintas.

Isso porque, por meio da usinagem torna-se possível a transformação de uma matéria-prima em peças modernas e importantes, que são direcionadas a segmentos mercadológicos diversos.

Dessa forma, a usinagem têm transformado cada vez mais a eficiência de indústrias, que com influências atuais da tecnologia, têm feito inúmeras realizações.

Nos dias de hoje, a tecnologia se encontra aperfeiçoada, mas não acomodada, pois permanece em crescente evolução, o que possibilita às indústrias novos maquinários em curto período de tempo.

Com as novas atribuições, a usinagem foi altamente beneficiada, tornando-se moderna e eficaz, com uso dos inúmeros comandos que podem ser programados para a confecção de Peças Usinadas.

Como a usinagem é aplicada em indústrias

A usinagem atual é considerada a forma mais eficiente de fundição, ou seja, transformar peças em matérias líquidas que passam por moldes específicos para se formarem. Há ainda a extrusão, um processo que transforma as peças em formatos variados, a partir de projeções computadorizadas.

A usinagem, portanto, engloba esses dois processos, dividindo-os em várias etapas e ferramentas para usinagem. Entre eles estão:

  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Aplainamento;
  • Furação;
  • Mandrilamento;
  • Serramento;
  • Brochamento;
  • Roscamento.

O Torneamento é um processo que cria formas geométricas em peças com o uso de um torno mecânico, enquanto o fresamento insere engrenagens em peças.

Já o aplainamento realiza cortes com movimentos alternados na peça e a furação realiza furos diversos em peças.

O mandrilamento alarga os furos já realizados de acordo com o propósito da peça.

Com relação aos cortes, o serramento os faz de acordo com os objetivos demarcados, enquanto o brochamento realiza os cortes com brochas.

Por fim, o roscamento realiza a inserção de roscas que proporcionam firmeza na finalização das peças.

Ou seja, por meio de todos os processos que fazem parte da Usinagem de peças seriadas, torna-se possível a confecção de materiais em acabamentos variados, assim como formatos e aplicações que, nos dias de hoje, são muitos.

Vantagens dos processos de usinagem

Nas indústrias, a usinagem é utilizada com grande frequência e com interferência tecnológica, ela possibilita processos automatizados e programados por meio da computadorização.

Ou seja, a usinagem atual é tecnológica e moderna, fato que torna possível a projeção anterior das peças a serem formadas, que passam por todos os procedimentos de usinagem e maquinários sofisticados e úteis.

Assim, todas as peças submetidas aos processos de um centro de usinagem passam a ter formatos específicos, tamanhos variados e acabamentos resistentes, como é o caso do metal e do ferro.

Com a usinagem, a produção das indústrias que a utilizam são otimizados, pois as etapas de proporcionam peças devidamente tratadas, minimizando a necessidade de grandes finalizações posteriores.

Dessa forma, a usinagem consegue englobar todas as atividades fundamentais para o tratamento de uma peça, tornando-a apta para ser encaminhada aos segmentos finais e tudo isso mediante a inúmeras etapas eficientes.

Com o auxílio de máquinas sofisticadas e ferramentas especializadas, os profissionais que atuam em empresas de usinagem acompanham todos os processos, analisando-os e assegurando de que tudo está em perfeito funcionamento.

Assim, com os profissionais corretos e o local adequado, suas atribuições proporcionam muitas vantagens industriais como:

  • Longa resistência e materiais duráveis;
  • Descarte correto de resíduos dos materiais;
  • Alta qualidade e resistência de peças usinadas.

Formas de usinagem de indústrias

A usinagem pode ser realizada no ramo industrial de diferentes formas, por meio do modelo convencional, a partir de comandos numéricos computadorizados ou da eletrostática.

A usinagem convencional é a maneira mais antiga de trabalhar em peças, sem muitas opções de corte e sem o auxílio da tecnologia, o que a torna um processo mais lento.

Já o por comandos numéricos computadorizados é conhecida como usinagem CNC. Ela é, atualmente, a forma mais moderna de usinagem que existe. A partir dela, é possível programar todos os comandos e funcionalidades em uma fresadora cnc, tornando-as precisas e eficientes quando aplicadas nas peças.

A usinagem CNC é a forma mais utilizada de usinagem nos dias de hoje, aplicada em indústrias de todo o mundo, devido às influências tecnológicas que têm sido crescentes, principalmente em indústrias.

Por fim, a usinagem eletrostática, como o próprio nome permite associar, é um meio que funciona com a eletricidade (correntes elétricas).

Todas as peças são finalizadas com acabamentos resistentes, antes de serem encaminhadas aos setores responsáveis.

Assim, pode-se concluir que a usinagem possui um papel muito importante dentro das indústrias, que cada vez se encontram em um cenário mais moderno e aperfeiçoado, como é o caso das peças que atualmente possuem influências e tratamento de usinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *