O papel dos equipamentos e sistemas de segurança

O ramo industrial é essencial para o desenvolvimento dos produtos e serviços que são utilizados pelas pessoas todos os dias.

A criação das mercadorias é um acontecimento que ajuda muito no crescimento econômico, porque, o trabalho nas empresas demandam mão de obra especializada, ou seja, pessoas com experiência para a atividade industrial.

A formação de uma equipe com funcionários preparados, máquinas e equipamentos de boa procedência, as companhias podem desempenhar o seu papel e criar itens que facilitam a rotina das pessoas.

Os serviços da indústria são importantes para o desenvolvimento da economia, pois, graças a fabricação e vendas no comércio ajudam o PIB (Produto Interno Bruto) a crescer e melhorar a situação do país.

Os empresários para conseguir ótimos resultados para as suas empresas, necessitam se preparar para alguns investimentos financeiros importantes.

A compra de equipamentos, ferramentas e máquinas é essencial para executar a produção dos produtos e mercadorias que são destinadas ao comércio e consequentemente aos clientes.

A segurança nas empresas é uma questão muito delicada, pois, deixar de investir em equipamentos, sistemas e estruturas que ajudam na seguridade e bem-estar dos funcionários pode gerar prejuízos aos empresários.

Por isso, contratar pessoas especializadas no assunto é a melhor forma de preparar os ambientes.

A necessidade de sistemas de segurança na indústria

O sistema de eletricidade e das tubulações nas empresas são fundamentais para que a eletricidade e os gases e líquidos sejam usados nas atividades produtivas.

Seguir os padrões e exigências das normas regulamentadoras que o Ministério do Trabalho determina para as instalações podem ajudar na organização e a determinar um padrão nas instalações.

A NR 13, por exemplo, é uma norma que determina o regulamento de empresas que atuam com caldeiraria, tubulações e vasos de pressão.

As exigências dessa regra determinam um padrão de adequação que visa a proteção dos funcionários que executam essas atividades. As vantagens desta norma para as empresas são:

  • Diminui o número de acidentes;
  • Redução de danos ao patrimônio físico da empresa;
  • Protege os funcionários e gera maior motivação nos funcionários;
  • Ajuda no mapeamento de riscos que causam acidentes de trabalho;
  • Reduz os encargos previdenciários e trabalhistas.

Um curso NR 13 tem como objetivo o conhecimento e como aplicar as regras apropriadamente. Esse curso possui validade indeterminada, mas, a reciclagem com o tempo precisa ser feita para garantir o melhor para a empresa.

O curso é essencial, mas ter equipamentos que ajudam a evitar situações problemáticas é importante.

O detector de vazamento de gás, por exemplo, tem como objetivo alertar os funcionários e o proprietário da empresa a presença de gases que são prejudiciais a sua saúde e segurança.

Existem modelos manuais e digitais no mercado, por isso, uma análise criteriosa pode ajudar na escolha do melhor detector para a companhia.

Os detectores são usados para ajudar a detectar gases como:

  • Butano;
  • Gás natural;
  • Monóxido de carbono;
  • Metano;
  • Gás de carvão;
  • Propano;
  • Gás liquefeito de petróleo.

Nas empresas esse equipamento é instalado junto com uma válvula solenoide, que é fechada ao encontrar algo de errado ou pode ser conectado a uma central de alarme de incêndio que ao detectar o gás dispara o alarme.

O papel da segurança nos sistemas elétricos

Os sistemas elétricos precisam ser instalados corretamente e por pessoas especializadas para garantir a segurança.

Antes de iniciar o serviço de montagem, contratar um engenheiro elétrico experiente para a elaboração do projeto elétrico industrial.

Documento que consiste em detalhar por escrito todas as informações sobre o posicionamento de tomadas e interruptores, trajeto dos condutores, memoriais de cálculos, carga total e dividida, materiais que serão utilizados.

Esse projeto é fundamental para garantir a segurança, facilita as instalações, proporciona economia de recursos e um serviço personalizado para cada edificação, ajudando no rendimento da energia elétrica.

Na criação do projeto, o profissional pode cogitar a montagem de um sistema de aterramento elétrico, composto por uma viga que fica cravada na terra e é conectada aos fios que percorrem o local.

O principal objetivo do aterramento é diminuir a variação de tensão da rede elétrica, protege as pessoas que choques e problemas elétricos, além de eliminar a fuga de energia.

No momento das instalações, é essencial que todos os funcionários estejam usando EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para evitar acidentes.

Roupas especiais, sapato de segurança, óculos, capacete, luvas e outros itens completam a lista de produtos de segurança.

Portanto, pesquisar informações e ter ajuda de profissionais é o melhor jeito de conseguir proporcionar seguridade aos colaboradores e assim conseguir atingir a prosperidade nos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *