O papel dos equipamentos de qualidade e EPI na indústria

O segmento industrial é composto por diversas áreas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Estas companhias trabalham diariamente para criar produtos que ajudam as pessoas nas suas rotinas dentro e fora da do ambiente laboral, proporcionando otimização de tempo e eficiência.

As mercadorias criadas na indústria têm como destino os comércios e outras companhias em um sistema de fornecedor. Com essas possibilidades, ambas as partes saem ganhando e ficam satisfeitas obtendo lucros, reconhecimento de mercado e sucesso com os clientes.

Um bom desempenho no ambiente industrial depende de alguns fatores como:

  • Espaço para trabalhar;
  • Funcionários experientes e qualificados;
  • Equipamentos e máquinas potentes;
  • Matéria-prima de qualidade.

Estes recursos são essenciais para executar uma produção em larga escala, economizando tempo e realizando um trabalho de excelência.

O modo de organizar todos os detalhes relacionados aos serviços é criando um planejamento, documento que permite colocar todos os objetivos e metas.

O papel dos equipamentos de segurança na indústria

Proteger a integridade física e mental dos colaboradores é uma missão fundamental nas empresas.

O uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) é algo obrigatório no ambiente de trabalho, já que é uma exigência que está na NR 6 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A lei exige que todas as empresas tenham por obrigação a distribuição de equipamentos e acessórios de segurança para que os colaboradores possam trabalhar.

A utilização dos EPI diminui o risco, número de acidentes de trabalho e processos trabalhistas nas empresas, além de impedir que multas pesadas ocorram.

Oferecer acessórios e itens de proteção são formas de mostrar para os funcionários o quanto a companhia se preocupa com o bem-estar e integridade da equipe.

Alguns exemplos de EPI usados na indústria são:

  • Botina de segurança;
  • Capacetes;
  • Protetores auriculares e abafadores;
  • Máscaras e respiradores;
  • Mangotes, aventais e roupas especiais;
  • Óculos e viseiras;
  • Luvas.

Contudo, existem outros equipamentos e objetos que são utilizados conforme o segmento de atuação. Analisar as opções e custos que as distribuidoras de EPI oferecem nas compras em atacado é uma forma das empresas conseguirem ter os equipamentos em grande quantidade.

Um item muito importante e que todos devem utilizar durante o período de trabalho é a bota de segurança, que proporciona conforto ao caminhar por diversas superfícies com desníveis, evitando machucados nos pés, além de criar um suporte durante a execução de atividades.

Os principais benefícios em utilizar botas se resume em proteção contra impactos, choques elétricos, umidade e contrato direto com produtos químicos.

Equipamentos e componentes usados na produção industrial

A maneira de ter uma atuação de qualidade é utilizando máquinas eficientes. Há muitas opções de equipamentos e ferramentas que ajudam a otimizar tempo e produzir as mercadorias com excelência.

Os rolamentos de esferas são itens utilizados para proporcionar uma operação com maior eficácia e suavidade em máquinas de movimento rotativo.

As esferas de rolamentos são muito usadas nos maquinários e em itens como os motores e turbinas, rodas de automóveis, equipamentos médicos, entre outros.

O rolamento de esfera é classificado pela sua quantidade de anéis rígidos e contato que pode ser angular ou axial. É possível encontrar esfera de rolamento em diversos tamanhos, fator que ajuda a suportar altas velocidades de rotação e cargas.

Este acessório é fundamental para que os equipamentos apresentem um bom desempenho, realizando movimentos de fricção e redução.

As esferas são fabricadas com aço e crômio, materiais que aumenta a resistência e durabilidade da peça.

Ao utilizar os rolamentos é possível diminuir o índice de atrito durante os deslizamentos nas superfícies de contato. Trata-se de um componente de transmissão mecânica muito usado na indústria, em diferentes segmentos.

Ferramenta versátil

No segmento da usinagem, a morsa de precisão é um equipamento muito robusto e avançado que proporciona um excelente posicionamento, fixando as peças com qualidade. Ao utilizar a morsa é possível fazer cortes e acabamentos em diversos tipos de materiais.

Os benefícios deste recurso são:

  • Estabilidade;
  • Maior abertura e menor necessidade de espaço;
  • Consegue suprir diversas matérias-primas;
  • Dispensa esforço físico;
  • Agilidade;
  • Rentabilidade para a empresa.

Isto posto, o uso de rolamento esfera, diversos EPI e máquinas de alta potência são o modo de conseguir produzir em larga escala, atender as demandas e obter lucros e sucesso no mercado empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *