O papel das peças nos processos industriais

O universo industrial é muito importante para o funcionamento das empresas e da sociedade, pois as companhias industriais realizam a fabricação de peças, produtos e serviços que ajudam na rotina diária das pessoas, facilitando as atividades de trabalho.

A presença de máquinas e ferramentas com boa capacidade produtiva é muito importante para conseguir produzir a demanda que a empresa recebe.

Assim, a produção de peças na indústria é extremamente importante para que os procedimentos e atividades sejam possíveis e, a partir daí, transformá-los em mercadorias que são comercializadas em estabelecimentos ou fornecidas para outras empresas.

Os aparelhos eletrônicos que são usados no cotidiano, por exemplo, só conseguem ter funcionalidade graças as peças e componentes que são feitos na linha de produção das companhias.

Como funciona a fabricação de peças na indústria?

Para que as peças tenham formas, os profissionais da área de ferramentaria realizam a produção dos moldes com o tamanho e composição necessária.

Esse processo é muito importante, pois, cada peça possui um tipo de aplicação diferente, por isso, a experiência de profissionais que desenvolvam uma ferramenta que gera otimização de tempo e consiga ajudar na elaboração da peça com qualidade.

As peças de plástico, por exemplo, precisam sempre de moldes diferentes para o processo de fabricação e a ferramenta mais utilizada nesse serviço é a injeção.

Esse tipo de peça e equipamento é muito usado nas indústrias de brinquedos, artigos de escritórios, decoração, aparelhos de plástico, entre outros setores.

A usinagem é outro tipo de procedimento que transforma a matéria-prima em peças por meio de máquinas-ferramentas e usando técnicas de fresamento, aplainamento, furação, entre outras.

Em alguns serviços são usadas, ainda, descargas elétricas para a produção de peças isoladas ou em séries. Esse método possui a vantagem de remover as micropartículas que são geradas durante o processo de usinagem.

Para conseguir a moldagem de peças, as empresas usam uma fresadora, tornos, CNC e outros tipos de máquinas.

Já as Peças de borracha são produzidas em larga escala, pois, os acessórios que possuem borracha ajudam vários setores da indústria. Elas podem ser feitas em diversos tamanhos e modelos para conseguir ajudar as empresas a protegerem as suas máquinas e equipamentos.

Alguns tipos de peças produzidas em borracha são:

  • Anéis;
  • Gaxetas;
  • Arruelas;
  • Buchas;
  • Acoplamentos;
  • Anéis de vedação;
  • Juntas;
  • Retentores;
  • Coxins;
  • Diafragmas;
  • Membranas;
  • Sanfonas.

O serviço de fabricação de componentes diferentes tem um papel muito importante na produção de outros produtos.

Peças para bicicletas atacado, por exemplo, podem ser compradas em estabelecimentos que tem como fornecedor uma empresa que atua na produção de peça.

Assim diversos elementos que são importantes para uma bicicleta, como selim, fita de guidão, roldanas de câmbio, alavancas e pastilhas de freios podem ser comprados em estabelecimentos que realizam a venda em atacado.

Essa é uma ótima opção para conseguir os itens para a produção do produto da sua empresa.

Equipamentos e ferramentas importantes para os processos industriais

O compressor é um equipamento muito importante nos serviços industriais para o aumento de pressão de um fluido em estado gasoso: água, ar, vapor, gás e hidrogênio.

O mercado possui compressores que tem o funcionamento estático (deslocamento positivo) e dinâmicos.

As duas opções de compressores fazem a captação do ar do ambiente e armazena esse ar sob alta pressão em um reservatório.

As peças para compressor de ar como bico de limpeza simples, rodo-ar, com conexão, bico de encher pneus ar direto, visor de nível e válvula de alívio, além de outros componentes que são importantes para o funcionamento dos compressores.

Os benefícios deste equipamento são a velocidade de rotação alta, funcionamento silencioso, arrefecimento que pode ser feito durante o momento da compressão por meio de óleo, rendimento volumétrico alto são alguns dos ganhos em utilizar um compressor.

O Bobcat é uma máquina muito importante para o ramo da construção civil, ajudando na execução de atividades. Ela é composta por uma pá na parte frontal, promovendo movimentação e carregamento de materiais e entulhos no canteiro de obras, deixando os espaços com restrições, com boas condições. A capacidade desta máquina varia de 300 kg até 1,5 T, dependendo do bobcat.

A presença de máquinas de qualidade e eficiência ajudam a obter qualidade de na produção de mercadorias. Dessa forma, pesquisar informações e valores de peças e equipamentos é o jeito de conseguir itens para a sua empresa e, assim, realizar serviços que conquistam os consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *