Mundo industrial: entenda tudo sobre usinagem

A criação de objetos de metal é estabelecida através da usinagem. Nesse processo, os trabalhadores realizam o corte de materiais para a elaboração da aparência do produto, de acordo com o solicitado pelo cliente. Também serve como uma alternativa a outros modos de produção, tal como a moldagem e a fundição.

Conhecida por possuir um método eficaz na produção de peças muito finas e objetos detalhados, o que não seria possível com as técnicas de fundição e moldagem.

Como funciona o processo de usinagem?

O estudo da usinagem é baseado em segmentos da mecânica como cinemática, deformação e atrito, termodinâmica e propriedades materiais.

A técnica de usinagem é dividida em quatro categorias, que também podem se unir para produzir um único produto.

  • Perfuração: é um dos tipos mais básicos de usinagem, pode ser usada para fazer furos, para parafusos em uma porta, por exemplo;
  • Moldar através do torno: é uma forma utilizada para dar formas a um determinado metal. O torno gira o metal, gerando uma nova forma, que pode ser moldada ou cortada com o uso de ferramentas específicas para tal;
  • Fresagem: é uma peça de equipamento, também conhecida como máquina de fresa ou fresadora. Esta máquina utiliza dispositivos de metal para cortar a peça metálica fora da superfície ou até mesmo na face de um objeto;
  • Moagem: é um processo consideravelmente simples, pois envolve o uso de uma roda de pedra de moagem para moldar uma determinada peça de metal.

Quais os tipos de torno para usinagem?

O Torno cnc é um torno de engenharia mecânica – ou seja, uma máquina operatriz utilizada para usinar peças de madeira, metal bruto ou materiais compostos – com controle numérico computadorizado utilizado na usinagem mecânica.

Seu objetivo inicial era a construção de peças usinadas cilíndricas ou de revolução, pois estas eram conhecidas por possuir duas bases, nas quais correm dois eixos.

O primeiro é o eixo X que determina o diâmetro da peça, enquanto o segundo, o eixo Z, determina o comprimento desta.

Com ele, é possível realizar a fixação da peça, graças às suas castanhas fixadas em uma placa acoplada ao eixo central, chamado eixo árvore.

É possível se trabalhar em Usinagem torno cnc com o plano cartesiano, fazendo com que os eixos X e Z realizem movimentos circulares e lineares, tornando possível determinar diversos tipos de perfis, mas também é possível se ter tornos dotados de outros eixos cartesianos, como Y e C, ao terem ferramentas adicionadas.

Com mais eixos, é possível realizar uma usinagem mais complexa, como faces planas e furos deslocados do eixo.

O torno CNC Romi se sobressai em relação aos demais no mercado, devido ao fato de trazer flexibilidade à usinagem de peças distintas, com vários níveis de potência, velocidade de movimentos e uma precisão acima da média.

Também podem ser equipados com torres porta-ferramentas, o que proporciona uma maior variedade de possibilidades de usinagem e redução significativa no tempo desta. Com as opções de linha, torna-se possível escolher a melhor opção para sua peça.

Já o Torno vertical cnc é utilizado para a usinagem de peças de grande altura e/ou diâmetro. Ele realiza um movimento de rotação no plano horizontal, desta forma, não é necessário sustentar peças de grandes proporções em uma posição mais difícil e desconfortável.

Dentre suas possibilidades de utilização, está a fabricação de turbinas de usinas hidrelétricas, e alguns apresentam capacidade para usinagem de peças de até onze metros de altura e cerca de cento e vinte toneladas.

Pode-se encontrar um Torno cnc vertical a venda em fábricas ou lojas especializadas em máquinas e equipamento industrial.

Como comprar torno para usinagem?

O mercado atual conta com uma variação enorme de tornos, cada qual com sua funcionalidade e especialidade. Também é possível buscar tamanhos – tornos normais e mini tornos também estão disponíveis –, diversos tipos de fabricantes e marcas, bem como funções que se adaptam à determinada tarefa e facilitam a usinagem de um tipo específico de peça.

Levando em conta o Torno cnc preço, é recomendável realizar uma cotação de preços, tendo em mente não somente os atributos citados acima, como também o fato do produto ser novo, seminovo ou usado.

A média para este tipo de produto varia entre quatro mil e onze mil reais. Contudo, é, sem sombra de dúvidas, um investimento capaz de reduzir não somente a mão de obra, como o tempo das usinagens com um resultado satisfatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *